Tudo sobre: Broncomalácia

Introdução

É uma enfermidade pouco conhecida que causa debilidade estrutural aos brônquios pulmonares tendo como consequência a flacidez bronquial. Geralmente está associada a uma condição de colapso crônico, como por exemplo colapso traqueal.

Em humanos, pode ocorrer de forma congênita ou adquirida, em cães a etiologia é desconhecida, porém pode estar relacionada a uma alteração congênita das cartilagens ou então adquirida secundariamente à bronquite crônica, cardiopatias ou obesidade.

As raças mais predispostas são as que apresentam síndrome braquicefálica e em cães com colapso de traqueia, como Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Pug, Poodle e Yorkshire.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

-Tosse

-Dispneia

-Intolerância ao exercício

-Ofegância

-Perda de peso

Diagnóstico

-História clínica e exame físico

-Reflexo de tosse positivo

-Radiografia cervical e torácica

-Broncoscopia

-Lavado broncoalveolar

-Biópsia alveolar

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário. 

Tratamento

Existem poucas informações sobre o manejo terapêutico da doença em questão, porém nos casos relatados o tratamento consiste em administração de glicocorticóides, broncodilatadores, antitussígenos e antibióticos em caso de infecção bacteriana. 

É necessário estar ciente de que mesmo após a terapêutica o animal provavelmente terá episódios de tosse esporádicas pela degeneração já instalada.

Prevenção

Diagnóstico precoce de colapso de traqueia em casos congênitos realizando a administração de condroprotetores indicados por um médico veterinário.

Referências Bibliográficas

Enfermidades do Sistema Respiratório. Veterinarian Docs, p. 18, 2015.

FERIAN, P. E; CARNEIRO, R. A. Broncomalácia em cães. Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia, vol.19 fascículo 108, p. 52-53, 2014.

SANTOS, T. S. C. et al. Diagnóstico de broncomalácia associado à infecção por Proteus mirabilis - relato de caso. Universidade Estácio de Sá, 2019.

ZOTELLI, E. O que é broncomalácia. Centro Veterinário Butantã, 2015.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso