Tudo sobre: Choque Cardiogênico
Introdução
O choque cardiogênico é a condição na qual a irrigação sanguínea do corpo se torna insuficiente para realizar o suprimento necessário de oxigênio e nutrientes para as células do organismo. O choque cardiogênico é uma situação de emergência geralmente provocada pelo agravamento súbito de uma doença cardíaca pré-existente. A emergência se dá pela incapacidade do coração de bombear sangue com eficiência e pode ser fatal se não tratada correta e imediatamente.
Para um adequado funcionamento do organismo, é necessário que exista o equilíbrio do sistema vascular, que pode ser verificado através de variáveis como a pressão arterial e o débito cardíaco (volume de sangue bombeado pelo coração). Quando o animal sofre de doenças cardíacas, como por exemplo a insuficiência cardíaca, o coração não é capaz de manter o débito cardíaco adequado e suas funções podem ficar alteradas também como uma forma do organismo de compensar o baixo volume de sangue bombeado.
O choque cardiogênico ocorre quando o desgaste do organismo é tamanho, que ele não consegue mais compensar a falta do funcionamento adequado do coração, nesse caso a pressão cai significativamente e sinais de falta de oxigenação no organismo podem ser observados, como extremidades do corpo frias e mucosas azuladas (cianóticas).
Além das doenças cardíacas primárias que podem ocasionar o choque, algumas complicações de outras doenças podem culminar no desarranjo do sistema circulatório como casos de sepse (infecção grave que atinge a corrente sanguínea), doenças pulmonares como a tromboembolia pulmonar, ou ainda quando o animal apresenta um quadro grave de distúrbio eletrolítico, quando os minerais presentes no organismo estão em quantidades desequilibradas.
Transmissão
-Não se aplica
Manifestações clínicas
- Mucosas pálidas
- Cianose
- Fraqueza
- Hipotensão
- Hipotermia
- Oligúria
- Tosse
- Letargia
- Dispneia
- Taquicardia
- Taquipneia
- Ataxia
- Apatia
- Óbito
- Alteração do estado mental
Diagnóstico
O diagnóstico da emergência é realizado pelo exame clínico do paciente.
Exames que o(a) médico(a) veterinário(a) pode solicitar:
- Hemograma completo
- Urinálise simples
- Gasometria
- Radiografia torácica
- Ecocardiografia
- Albumina
- Ureia
- AST – TGO
- ALT – TGP
- Fósforo
- Gama GT
- CPK (creatinofosfoquinase)
- Fosfatase Alcalina (F.A.)
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Tratamento
O choque cardiogênico é sempre uma emergência e deve ser tratado imediatamente com cuidados intensivos que incluem repouso e a redução do estresse causado pelo ambiente. Como a possibilidade de parada cardíaca é alta, o animal deve permanecer em observação e receber assistência respiratória se necessário. A causa exata do choque, ou seja, a doença cardíaca a qual ele está relacionado, deve ser estabelecida para que se realize o tratamento de forma adequada.
Prevenção
O correto tratamento de doenças cardíacas e acompanhamento veterinário do(a) paciente podem prevenir o agravamento do quadro até o estado de choque cardiogênico, porém em alguns casos a evolução da doença pode culminar em estado grave mesmo com o tratamento. Em ambos os casos, a assistência imediata em caso de choque cardiogênico é fator indispensável na expectativa de vida do animal.
Referências Bibliográficas
DUARTE, Marina Candido. Choque em gatos: dos sintomas ao tratamento. Graduação em Medicina Veterinária (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS. 2018.
MENDES, Fernanda Figueiredo et al. Isquemia cerebral em cães e gatos. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.9, N.16; p. 2013.
MODENA, Diego Ferreira Alves. Avaliação ultrassonográfica e radiográfica dos campos pulmonares em cães sadios e com edema pulmonar cardiogênico. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo-SP. 2017.
NAGBI, Martha Girardi. Choque cardiogênico em cães: revisão de literatura. 2017. xiii, 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
SOUZA, Suzany Maria de. Efusão pericárdica em cães e gatos: revisão de literatura. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.