Tudo sobre: Deficiência de Cobre

Introdução

O Cobre é um mineral que faz parte da classe dos microelementos ou micronutrientes, dos quais também fazem parte o Zinco, Selênio e Cobalto. Estes encontram-se presentes em pequenas quantidades no organismo e estão relacionados a importantes funções estruturais, biológicas e funcionais. O cobre, particularmente, participa de processos de ossificação, pigmentação de pele e pelos, sistema reprodutor, respostas imunes, equilíbrio do ferro, atividade antioxidante, metabolismo da dopamina, entre outras vias metabólicas.

Considerando-se as diversas contribuições do Cobre no organismo, sua deficiência gera alterações no metabolismo oxidativo, redução da resposta imune e da resistência frente a infecções, desencadeia quadros de anemia, além de distúrbios reprodutivos e nervosos. Em contrapartida, o excesso deste mineral gera distúrbios hepáticos graves e destruição de componentes do sangue, sendo de suma importância a correta avaliação da necessidade do Cobre de acordo com cada animal, sua fase de vida e condição fisiológica, para se estabelecer uma suplementação ou redução de sua disponibilidade na dieta. Em animais de produção como os ovinos, por exemplo, o excessivo e inadequado fornecimento de Cobre pode causar intoxicação, alavancando prejuízos econômicos consideráveis.

Seguida do Ferro, a deficiência mineral de Cobre é a mais importante e depende da concentração deste elemento na dieta fornecida aos animais e, não menos importante, de fatores que interfiram em sua absorção e utilização em processos metabólicos.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

-Anemia

-Diarreia

-Apatia

-Paresia

-Taquicardia

-Taquipneia

-Tetania

-Problemas reprodutivos

-Alterações ósseas

-Alterações cardíacas

-Alterações neurológicas

-Despigmentação pele

-Despigmentação pelos

-Distúrbios de crescimento

Diagnóstico

Associação de sinais clínicos, anamnese, exames físico e laboratorial.

-Hemograma completo

-Mielograma

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).

Tratamento

O tratamento indicado para a deficiência de cobre envolve primariamente a investigação da causa, seja ela de origem nutricional ou fisiológica do próprio animal. Em casos de deficiência nutricional, é recomendada a suplementação mineral adequada para correção do caso. O uso de minerais quelatados tem se mostrado efetivo na suplementação mineral, uma vez que os elementos apresentam maior absorção e biodisponibilidade no organismo.

Prevenção

É de suma importância o correto balanceamento e fornecimento dos alimentos aos animais. As rações encontradas no mercado atualmente apresentam, cada vez mais, uma nutrição completa e balanceada de acordo com a espécie e a idade do animal. Atentar-se a uma boa nutrição dos pets, desde o início de suas vidas, é a principal maneira de se evitar deficiências minerais e demais complicações e doenças que possam estar associadas.

Referências Bibliográficas

BANDINELLI, M. B.; PAVARINI, S. P.; GOMES, D. C.; BASSUINO, D. M.; WURSTER, F.; WOUTERS, F.; CRUZ, C. E. F.; DRIEMEIER, D. Intoxicação aguda por cobre em ovinos. Ciência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 10, p. 1862-1865, 2013. 

CASE, L. P.; HAYEK, M. G.; DARISTOTLE, L., RAASCH, M. F. Canine and feline nutrition: a resource for companion animal professionals. 3.ed. Missouri (USA): Mosby Inc., 2011, 576 p

CAPPELLI S.; MANICA E,; HASHIMOTO J.H. Importância dos aditivos na alimentação de cães e gatos: Revisão. 2016. Disponível em : www.pubvet.com.br. Acesso em: 27/01/2020.

FEDIAF – Nutritional guidelines for complete and complementary pet food for cats and dogs. Bruxelles; European Pet Food Industry Federation, 2011, 75 p.

PAL, A.; BADYAL, R.K.; VASISHTA, R.K.; ATTRI, S.V.; THAPA, B.R.; PRASAD, R. Biochemical, histological, and memory impairment effects of chronic copper toxicity: a model for non-Wilsonian brain copper toxicosis in Wistar rat. Biological Trace Element Research, Totowa, v. 153, n. 1-3, p. 257-268, 2013. 

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
Conheça o Serviço Veterinário em Domicílio - Agendar Agora