Tudo sobre: Hipocloremia

Introdução

O cloro é um dos elementos minerais presentes nos organismos animais assim como o cálcio, o zinco, o selênio entre outros. Apesar de não ganhar tanta atenção clínica, o cloro também apresenta importância para a correta fisiologia do corpo animal. Ele se apresenta ligado a outros elementos, auxiliando na regulação do organismo em relação à quantidade de água nas células e na regulação do pH dos fluidos corporais. O cloreto (a forma mais encontrada do cloro) é o ânion mais abundante nos líquidos extracelulares do organismo.

As concentrações de cloreto no corpo são controladas por fluxos entre as moléculas que envolvem o transporte de sódio. Elas variam e se relacionam com as concentrações de sódio e bicarbonato presentes nos fluidos. Para avaliação de normalidade de minerais no organismo são estabelecidos valores de referência para cada espécie e quando os valores de cloro circulante estão abaixo do esperado para o animal, chamamos essa condição de hipocloremia.

Apesar do cloreto não ser abundante na maioria dos alimentos utilizados nas dietas, ele está presente ligado ao sódio no sal que utilizamos comumente na alimentação, o cloreto de sódio. As rações são formuladas acrescentando minerais nas quantidades especificadas para cada espécie animal e fase de vida, portanto a falha na ingestão de cloro por parte dos animais não é observada. 

A hipocloremia geralmente ocorre nos animais domésticos em consequência de outros distúrbios presentes no organismo como alcalose metabólica, hipoadrenocorticismo, vômitos frequentes ou nefropatias, as doenças dos rins que podem ocasionar a perda de sais através da urina. A utilização de alguns medicamentos, principalmente os diuréticos, também podem provocar a ocorrência de hipocloremia.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

Assintomático

-Ataxia

-Fraqueza

-Emagrecimento

-Apatia

Diagnóstico

Associação de sinais clínicos e exames laboratoriais.

Exames que o médico veterinário pode solicitar:

-Cloro (Cloreto)

-Urinálise simples

-Cálcio Iônico

-Cálcio

-Albumina

-Imunoglobulina A (IgA)

-Imunoglobulina G (IgG)

-Imunoglobulina M (IgM)

-Ureia

-AST – TGO

-ALT – TGP

-Fósforo

-Gama GT

-CPK (creatinofosfoquinase)

-Fosfatase Alcalina (F.A.)

-Potássio

-Sódio

-Magnésio

-Ureia

-Zinco

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário. 

Tratamento

O tratamento da causa primária deve ser estabelecido como medida definitiva para o controle da hipocloremia. Nos casos em que a indicação de tratamento imediato requer fluidoterapia, pode ser utilizada solução de cloreto de sódio para a reposição de eletrólitos.

Prevenção

As medidas de controle para a disfunção de minerais no organismo sempre passa por uma nutrição adequada à espécie. Para evitar quadros de hipocloremia, o tutor deve estar atento ao controle e tratamento de doenças renais que possam causar perdas de sais, utilização correta de medicamentos, sempre com indicação veterinária, e observação de sintomatologia persistente como vômitos.

Referências Bibliográficas

CHIH, Annie et al. Incidence of hypochloremic metabolic alkalosis in dogs and cats with and without nasogastric tubes over a period of up to 36 hours in the intensive care unit. Journal of Veterinary Emergency and Critical Care, v. 28, n. 3, p. 244-251, 2018.

EMANUELLI, Mauren Picada et al. Hipoadrenocorticismo primário em um cão. Ciência Rural, v. 37, n. 5, p. 1484-1487, 2007.

FRIEDMAN, Stanford B. et al. Effect of hypochloremia on cerebrospinal fluid chloride concentration in a patient with anorexia nervosa and in dogs. Proceedings of the Society for Experimental Biology and Medicine, v. 114, n. 3, p. 801-805, 1963.

RIBEIRO FILHO, José Dantas et al. Hemogasometria em cães com desidratação experimental tratados com soluções eletrolíticas comerciais administradas por via intravenosa. 2008.

SANTALUCIA, Sérgio et al. Fisiologia dos líquidos corporais em cães e gatos. Revista da FZVA, v. 19, n. 1.

ZEUGSWETTER, Florian K.; PAGITZ, Maximilian; FRIEDRICH, Mona Sarah. Hypochloremia in cats–prevalence and associated diseases. Tierärztliche Praxis Ausgabe K: Kleintiere/Heimtiere, v. 44, n. 04, p. 237-244, 2016.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso