Tudo sobre: Hiposmolaridade

Introdução

O equilíbrio hidroeletrolítico é essencial para que ocorra homeostase (equilíbrio) entre o volume e osmolalidade dos compartimentos intra e extracelular do organismo. A hiposmolaridade caracteriza-se pela redução da osmolaridade sérica, isto é, redução da concentração dos solutos no sangue. 

Como o sódio é o soluto que tem papel fundamental no controle eletrolítico do fluido extracelular, sua queda aguda acarreta também na diminuição da osmolaridade sérica (hiposmolaridade). Várias são as causas para a perda de sódio como alterações gastrintestinais e renais, uso de diuréticos, dentre outras.

Acomete tanto cães quanto gatos, não havendo relação com gênero, idade e raça. 

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

- Depressão

- Irritabilidade

- Convulsão 

- Letargia

- Fraqueza

- Náuseas 

- Êmese

- Obnubilação

- Coma

Diagnóstico

Associação entre história clínica e exames físico e complementares.

Exames que o(a) Médico(a) Veterinário(a) pode solicitar/ realizar:
- Hemograma completo

- Dosagem sérica de sódio

- Dosagem sérica de potássio

- Hemogasometria

- Ureia 

- Creatinina

- Proteína total + frações
- Urinálise 

Observação: A realização e a definição da necessidade destes e de outros exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).

Tratamento

O tratamento recomendado é para aumentar a concentração do sódio sérico. Além disso, é necessário o diagnóstico e tratamento da causa subjacente que levou à queda do sódio sérico. 

Prevenção

-Não se aplica 

Referências Bibliográficas

CORNELIUS, H.; Terapia hidroeletrolítica e ácido-básica. In: LORENZ, M.D. Terapêutica clínica em pequenos animais. Rio de Janeiro: Interlivros, 1996. p. 6-22.

DIBARTOLA, S.P.; Distúrbios de sódio e água: hiper e hiponatremia. In: DIBARTOLA, S.P. Anormalidades de fluidos, eletrólitos e equilíbrio ácido-base na clínica de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2007. p. 45-76.

TILLEY, Larry P.; JUNIOR, F. W. K. S. Consulta Veterinária em cinco minutos: Espécies canina e felina. Ed. Manole, ed. 5, p. 656-657.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso