Tudo sobre: Lesão de Reabsorção Dentária dos Felinos

Introdução

A Lesão de reabsorção dentária dos felinos é uma patologia bastante comum entre os gatos domésticos e pode ser observada com mais frequência em gatos das raças Persa e Siamês. Mais da metade dos gatos que chegam à idade adulta terão ao menos um dente acometido pela lesão de reabsorção dentária durante sua vida. Não há predileção sexual.

A lesão de reabsorção se define como a perda do tecido duro do dente como resultado da ação dos odontoclastos, que são células cuja função é a de reabsorção da camada de revestimento do dente quando ocorrem alterações na membrana periodontal. A atuação dos odontoclastos geralmente se inicia na região cervical do dente, por isso a reabsorção dentária também pode ser chamada de Reabsorção cervical invasiva ou Reabsorção odontoclástica felina. Os motivos pelos quais ocorre a reabsorção dessa forma nos felinos ainda não é claro.

Apesar de ser uma condição bastante comum, a maioria dos gatos não exibe sintomas claros. Alguns animais podem apresentar salivação excessiva ou dificuldades no momento da alimentação, sendo observado pelo tutor que o animal pega o alimento, mas logo o abandona, principalmente a ração seca que tem a consistência mais dura. Alguma mudança de comportamento também pode ser comum, como agressividade ou isolamento. Com o passar do tempo, os gatos podem apresentar ainda mau hálito, gengivite, cálculo dentário, desidratação e perda de peso em decorrência da lesão dentária.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

Assintomático

-Anorexia

-Emagrecimento

-Letargia

-Dor

-Halitose

-Desidratação

-Sialorreia

-Agressividade

-Disfagia

-Ptialismo

Diagnóstico

Associação de sinais clínicos e exame bucal.

Exame que o médico veterinário pode solicitar para a confirmação do quadro:

-Radiografia bucal

 Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário. 

Tratamento

A dieta úmida deve ser estabelecida de imediato para minimizar as consequências da falta de ingestão de água e alimentos para o organismo. A escovação diária dos dentes previne a formação de placa e cálculo dentário, além de diminuir também a ocorrência de doença periodontal resultante da reabsorção dentária. 

O procedimento cirúrgico empregado depende do estágio das lesões encontradas e pode ser desde a limpeza e polimento dos dentes até a extração total dos dentes acometidos.

Prevenção

A prevenção não é estabelecida pela ausência de informações acerca das causas da lesão de reabsorção dentária nos gatos, porém alguns estudos sugerem que causas nutricionais podem estar envolvidas, portanto uma dieta balanceada pode auxiliar na prevenção desse tipo de condição dentária, além dos cuidados diários com a higiene bucal.

Referências Bibliográficas

AZEVEDO, Verónica Lúcia Nobre de. Lesões de reabsorção odontoclástica felina e a sua associação a gatos positivos aos vírus da leucemia (FeLV) e da imunodeficiência (FIV) felinas. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Medicina Veterinária. 2008.

CARVALHO, Vanessa GG et al. Doença periodontal em gatos e a associação com lesões de reabsorção dentária felina (relato de caso). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 2, p. 59-60, 2014.

CISLINSKI, Beatriz Maíra Schelbauer; DE ABREU, Natalia Garcia; CARON, Vinicius Ferreira. Reabsorção Odontoclástica Felina–Revisão de Literatura. REVISTA ELETRÔNICA BIOCIÊNCIAS, BIOTECNOLOGIA E SAÚDE, v. 6, n. 15, p. 146-148, 2016.

DE CARVALHO, ANA ESTELITA NASCIMENTO. LESÃO DE REABSORÇÃO DENTÁRIA FELINA. Monografia, Curso de especialização em Clínica Médica de Pequenos Animais. Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). BELÉM-PARÁ, 2009.

DE OLIVEIRA, Liliana Camargo. LESÃO REABSORTIVA DENTÁRIA EM GATOS: Revisão de Literatura. Monografia. Curso de Pós-Graduação, Especialização em Clínica Médica de Felinos, Equalis. São Paulo - SP 2013.

GIOSO, Marco Antonio.Lesão de reabsorção dentária dos felinos. MEDVEP. Rev. cient. Med. Vet. ; 5(14): 24-30, jan.-mar. 2007. 

WATANABE, Bruna Carvalho et al. Lesão de Reabsorção Dentária Felina–Relato de Caso. REVISTA ELETRÔNICA BIOCIÊNCIAS, BIOTECNOLOGIA E SAÚDE, v. 6, n. 15, p. 152-154, 2016.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso