Tudo sobre: Polimiosite Idiopática

Introdução

A Polimiosite Idiopática é uma doença inflamatória autoimune de patogenia desconhecida e que afeta primariamente a musculatura apendicular. Esta é uma doença idiopática, em que não há nenhuma causa identificável para a resposta autoimune, porém o lúpus eritematoso sistêmico, uso de fármacos com base na combinação de sulfa-trimetoprim e a presença de timomas parecem ter associação com o desenvolvimento dessa condição.

Pode acometer animais de qualquer idade ou raça canina, sendo mais comuns em raças de grande porte e de meia-idade, de ambos os sexos. Caninos das raças Terra Nova e Boxer são predominantes. Os Terra Nova tendem a desenvolver a doença em idade mais jovem que as demais raças. Um número substancial de cães da raça Boxer com polimiosite pode desenvolver o distúrbio como uma condição pré-neoplásica.

Os achados no exame físico são compatíveis com as queixas relatadas no histórico clínico e geralmente são consistentes com um distúrbio miopático generalizado. Alguns animais com esse distúrbio apresentarão miosite mastigatória concomitante.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

Os sinais podem ser agudos ou crônicos

-Fraqueza generalizada que piora com o exercício

-Postura rigida

-Atrofia muscular generalizada 

-Disfonia

-Mialgia

-Regurgitação (megaesôfago pode estar presente)

-Febre

-Inchaço muscular

Diagnóstico

-Radiografia torácica

-Ultrassonografia abdominal

-Creatina quinase

-Biópsia muscular

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário. 

Tratamento

O tratamento consiste em terapia com fármaco imunossupressor até que se obtenha a remissão clínica. Esse distúrbio não possui tratamento cirúrgico, mas é preciso realizar uma biópsia da musculatura para um diagnóstico definitivo.

Prevenção

-Não se aplica

Referências Bibliográficas 

Referências Bibliográficas

FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. 4° edição, p.1562-1563, 2014.

TIZARD, I.R. Imunologia Veterinária. São Paulo, 5 edição, p.545, 1998.

TRENTIN, T.C. Doenças Auto-imunes em cães. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, ano VI, n.11, julho 2008.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso