Tudo sobre: Prolapso Uretral

Introdução

O prolapso uretral é a protrusão (deslocamento) da mucosa da uretra pela glande peniana. É uma afecção rara, que ocorre geralmente após excitação excessiva, masturbação ou infecção genitourinária. O prolapso pode ser intermitente ou apenas quando o animal tem uma ereção. Com a cronicidade do prolapso, pode ocorrer necrose da uretra.

O aspecto é uma espécie de “pele” avermelhada na ponta do pênis do animal. Acomete principalmente pets jovens, machos e de raças braquicefálica, sendo que as mais acometidas são Bulldogue Inglês, Boston Terrier e Yorkshire Terrier, e é rara em animais de idade avançada.

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas

-Sangramento peniano

-Dor

-Inquietação

-Massa avermelhada na ponta do pênis

-Lambedura excessiva do pênis

-Necrose

-Multilação

Diagnóstico

Associação de sinais clínicos, exame físico e histórico do paciente

-Inspeção do prepúcio

-Hemograma

-Urinálise

-Cultura de urina

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário. 

Tratamento

Em casos de infecções, ela deve ser tratada com anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Se a mucosa da uretra ainda estiver viável, o médico veterinário pode realizar uma tentativa com redução manual cuidadosa com cateter lubrificado e uma sutura ao redor do orifício uretral, sendo removida após uma semana, em média. 

Como a redução manual na maioria das vezes é falha, o tratamento cirúrgico é indicado, com suturas pouco mais invasivas que permanecem em torno de três semanas. Em todos os casos, se indica a realização da castração no mesmo procedimento para que o animal não sofra ereção ou excitação sexual.

Prevenção

O único método que serve como tentativa de prevenção é a castração dos animais que não serão colocados para a reprodução, lembrando que mesmo com a esterilização o animal pode continuar com hábitos previamente adquiridos, como o da masturbação.

Referências Bibliográficas


FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. 4° edição, p.765-767, 2014. 

LOPES, M. C. T. et al. Prolapso da mucosa uretral em cães - Relato de caso. PUBVET, Londrina, vol. 6, n. 11, ed. 198, art. 1326, 2012.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso