Tudo sobre: Tricuríase

Introdução

A Tricuríase é uma doença parasitária que acomete cães e gatos. Os agentes etiológicos são Trichuris vulpis em canídeos e Trichuris felis em felinos. A incidência dessa doença em gatos é rara. A infecção pode se apresentar assintomática ou levar a uma diarreia sanguinolenta e inflamação do intestino grosso. 

A Tricuríase atinge animais de qualquer raça, sexo e idade. Essa infecção possui uma extensa distribuição geográfica, estando ligada principalmente aos países tropicais. Os animais se infectam através da ingestão de ovos de Trichuris.

Há ocorrência de Tricuríase em humano, tendo como agente etiológico o Trichuris tichiura, entretanto, há relatos de infecção humana por T. vulpis.

Transmissão

-Por via fecal-oral

Manifestações clínicas

- Diarreia 

- Fezes com muco

- Hematoquezia 

- Desidratação 

- Emagrecimento

- Anemia

- Fraqueza aguda ou crônica

Diagnóstico

Associação entre história clínica, exames físicos e laboratoriais 

Exames que o Médico Veterinário pode pedir:

- Hemograma

- Bioquímico

- Urinálise 

- Endoscopia 

- Coprológico 

Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário.

Tratamento

Terapêutica de suporte, além do uso de antiparasitário. 

Recomenda-se repetir o exame coprológico e/ ou o uso do antiparasitário três meses após o tratamento inicial para que os ovos remanescentes possam ser eliminados.

Prevenção

As medidas de prevenção e controle ajudam a diminuir a transmissão do parasita. Assim, recomenda-se eliminação das fezes dos animais rapidamente, para que não ocorra contaminação ambiental por ovos de Trichuris

Recomenda-se a higienização ambiental, pois animais (mesmo que tratados) ao entrarem em contato com ambiente contaminado pode vir a ter recidiva, haja visto que os ovos persistem por meses a anos.

Referências Bibliográficas

NELSON, Richard W. et al. Medicina Interna de Pequenos Animais. Ed. Elsevier, ed. 5, cap. 40, 2015. 

 OLIVEIRA, Thailini. Ocorrência de parasitos em amostras de fezes de cães e gatos nas praias do Campeche e Morro das Pedras do Município de Florianópolis, SC. Monografia (Graduação em Zootecnia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

 TILLEY, Larry P.; JUNIOR, F. W. K. S. Consulta Veterinária em cinco minutos: Espécies canina e felina. Ed. Manole, ed. 5, p. 656-657.

Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso