5 alimentos proibidos para cachorro!

Alimentos proibidos para cachorro – quais são eles?

Você está comendo um prato saboroso e super cheiroso e, de repente, chega seu cachorro com aquela cara de pidão que conhecemos muito bem. O que você faz? Se sua resposta foi “dar só um pedacinho…” saiba que essa pode não ser a atitude mais correta e que, na grande maioria das vezes, o ideal é resistir à carinha e negar esse alimento ao seu cão.

Existem diversos “alimentos proibidos” que não devem ser oferecidos aos nossos amigões. Hoje vamos listar 5 deles. Olha só:

Chocolate:

A teobromina, presente no chocolate, age como estimulante no organismo do animal e pode causar tremores, taquicardia, hiperatividade e até convulsões.

Leite:

Os filhotes, ao desenvolverem sua dentição, já podem trocar o leite canino por alimentos sólidos, como papinhas e, posteriormente, ração. Dessa forma, quando deixam de consumir leite, a lactase (enzima que digere a lactose) tem sua produção diminuída, o que causa intolerância à lactose nos cachorros, em diferentes graus. Portanto, oferecer leite ao seu cachorro pode causar uma grave diarreia.

Alho e cebola:

Esses alimentos contêm alicina que, nos pets, pode causar anemia hemolítica, destruindo as células vermelhas no sangue do animal. Além disso, se ingeridos em grandes quantidades, esses alimentos podem causar intoxicação acompanhada dos seguintes sintomas: fraqueza, apatia, vômitos, falta de ar e de apetite.

Cafeína:

Mesmo em quantidades pequenas, a cafeína acelera os batimentos cardíacos do animal e pode ser tóxica. A reação dessa substância no organismo do cachorro é similar ao envenenamento e pode causar agitação, tremores, convulsões e sangramento. É importante lembrar que a cafeína pode, até, levar o animal a óbito.

Abacate

O abacate é inofensivo para nós humanos. Já para os pets, essa fruta pode ser bastante perigosa por conter uma substância chamada Persin, altamente tóxica para nossos cães. Se ingerido em grandes quantidades, o abacate pode causar desarranjo intestinal grave e ser letal.

 

O ideal é sempre apostar na ração. No entanto, se seu cachorro ingerir algum desses alimentos proibidos, fique de olho nele pelos próximos dias e, se perceber alguma alteração em seu comportamento, fezes e/ou urina ou ocorrer vômito, leve-o imediatamente ao seu veterinário de confiança.

 

Sobre o autor

Luisa Russo

Luisa Russo

Jornalista, editora do Dicas Pet Love e mãe de 2 cachorros e 1 gato, é lembrada pelo seu amor declarado por brigadeiro e pets, não necessariamente nessa ordem.
Dizem que sua personalidade é muito parecida com a de seus cães e gato: é curiosa, adora experimentar receitas novas e, na lista de suas atividades preferidas quando tem algum tempo livre, comer e dormir ocupam as primeiras posições!

7 Comentários

  • Faltou a uva e a carambola que são altamente tóxicas.
    Em relação ao alho discordo, ele é usado como um dos suplementos da AN… uma lasquinha diaria, bem pequena, aumenta a imunidade, e é um excelente repelente natural para pulgas e carrapatos…
    E o leite possui opiniões contrárias, uma vez que uma colher de iogurte integral ou kefir, que é usado após as refeições com AN, possuem lactose tb, um pouco mas possuem, e melhoram a digestão dos pets, melhora a flora intestinal e além disso diminui a flatulência de alguns.
    Att

  • Meu cachorro não come ração não sei como fazer já troquei varias marcas estou dando arroz com carne vermelha ou frango e algumas verduras tudo sem sal gostaria de saber o que posso dar a ele….

    • Dá uma olhada em alguns blogs sobre o assunto. Tem bastante informação. Mas também consulte um veterinário antes de começar qualquer tipo de alimentação, pois ele poderá examinar seu cão e ver, entre outras coisas, se ele não tem intolerância certos tipos de alimentos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.