Acessórios para Hamsters

Hamsters são adoráveis animais de estimação ideais para as pessoas que não possuem um espaço muito amplo para a criação de um pet. Porém, como todo bichinho, eles também necessitam de certos cuidados específicos e o dono deve estar ciente de quais são elas para garantir sua saúde e seu bem estar. Estão disponíveis no mercado diversos produtos desenvolvidos especialmente para eles, como brinquedos, acessórios, comedouros, bebedouros e gaiolas.

Ao escolher uma gaiola para o pet, é importante observar os espaços entre as grades, porque os mesmos não podem ser muito grandes, que permitam a fuga, ou muito estreitos a ponto de deixar que o animal prenda o pé e se machuque. Outro ponto importante é a qualidade do produto e a segurança que ele fornece. A gaiola precisa permitir que a higienização seja fácil e que o comedouro e o bebedouro sejam acoplados em suas paredes.

O pet também precisa de uma casinha dentro da gaiola, que é um tipo de ninho para o hamster. Há casinhas de plástico, fáceis de serem lavadas e há as de madeira, podendo servir para o animal roer e desgastar os dentes. Caso se opte por uma de madeira, o dono deve se certificar de que o modelo é atóxico, evitando que o pet tenha uma intoxicação. O bebedouro deve ser bem escolhido, para que mantenha a água fresca e não molhe o bichinho. Uma ótima opção é o tipo mamadeira que, além de ter as vantagens citadas, é fácil de ser higienizado.

Os comedouros precisam ser bem pesados, para que possam ser colocados no canto da gaiola sem virar, ou poderem ser acoplados na grade da gaiola. É interessante que ele seja um pouco grande, de maneira que o hamster consiga entrar nele para se alimentar. Eles adoram fazer isso. Existem modelos de louça, metal, plástico ou outro material atóxico e fácil de limpar. Para colocar no fundo da gaiola, pode ser usada a maravalha, que é como se fosse uma serragem mais grossa. A serragem não deve ser usada porque pode irritar os olhos do bichinho. A maravalha é facilmente encontrada em casas que vendem produtos para roedores. Porém, já existem outros produtos desenvolvidos especificamente para os hamsters, atóxicos e com alto poder de absorção, como as caminhas para hamster. Devido à sua alta absorção elas não permitem que o pet fique em um ambiente úmido, ajudando a diminuir o cheiro forte da urina.

Rodinhas de plástico ou metal, acopladas à parede da gaiola são um bom estímulo para o seu pet se exercitar. Há também gangorras e outros brinquedos feitos em madeira atóxica que divertem o roedor e ainda permite que ele gaste os dentinhos, algo muito importante para essa espécie.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário