Animais exóticos em cativeiro

Animais exóticos em cativeiro - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Animais Exóticos em Cativeiro. Todos os direitos reservados a Richols (imagem)

Algumas pessoas preferem não ter cães e gatos, seja por não terem afinidade, falta de espaço adequado, ou por se sentirem atraídos por outro tipo de pet. Com isso, vem crescendo muito o número de casas que têm como animal de estimação um bichinho exótico.

pets exóticos para todos os gostos, desde pequenos mamíferos como chinchila, furão e o pequenino esquilo da Mongólia, a répteis como tartaruguinhas, iguanas e teiú, passando por alguns anfíbios, como os sapinhos. Graciosos, com um estilo de vida todo especial, podem tornar-se verdadeiramente ótimas companhias para toda a família.

Assim como ocorre com o cão e o gato, quem resolver ter um animal exótico em casa precisa pesquisar muito sobre o mesmo antes de adquiri-lo, para saber se terá condições de suprir todas as necessidades, tão peculiares, desses animais. Habitat e acessórios específicos, acessórios para alimentação especiais, ração, frutas, ratos vivos, enfim, tudo é bastante diferente em relação aos demais pets e conhecer essas particularidades antes da compra é essencial para que  se mantenha o pet sempre saudável por muitos anos.

Depois de escolhido o tipo de bichinho que a pessoa terá, chega a hora da busca por um criadouro autorizado pelo IBAMA. Pelas leis brasileiras, apenas os locais com licença desse órgão estão aptos a vender esse tipo de pet, que deve sair da loja com nota fiscal e microchip. Converse com um veterinário para que seja indicado um ponto de venda idôneo, com orientações sobre os primeiros cuidados que precisam ser tomados.

Após decidir e encontrar o vendedor regularizado, chega a hora de preparar o ambiente para receber o novo integrante da família. Répteis, por exemplo, precisam de terrário com aquecedor, termômetro, pedras, entre outros. Já as chinchilas necessitam de uma gaiola grande, com bebedouro especial, ração e pó para banho. Ou seja: há diversos itens que devem ser observados e providenciados antes de o bichinho chegar ao lar.

Tráfico de animais, além de ser uma enorme crueldade, é crime. É importante que, por maior que seja a vontade de se ter um bichinho exótico, as pessoas não colaborem com a venda ilegal e não acabem cometendo um crime. Para cada pet que está à venda irregularmente, dezenas morreram. Caso o comprador se depare com essa situação deve fazer uma denuncia para o IBAMA, ou para a polícia florestal, e continuar com a busca de um local legalizado.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário