Australian CattleDog

australian cattle dog

Australian CattleDog
imagem: site choosing-a-dog-made-easy.com

Este cão teria nascido do cruzamento entre o Smithfield, próximo do Bobtail, desaparecido, o Dingo, o Colley e o Bull-Terrier. Por volta de 1840, deve também terrecebido sangue de Dálmata e de Pastor australiano. Também lhe chamam de “Heeler” (que significa perseguir de perto) porsua habilidade que consiste em mordiscarsem magoar os calcanhares dos animais. A raça foi reconhecida por volta de 1890. Foi apenas a partir dos anos 70 que ele foi conhecido na Europa e nos Estados Unidos.

GRUPO CINOLÓGICO 1

BOIADEIROc
PAÍS DE ORIGEM Austrália
NOME DE ORIGEM Australian Cattle Dog
OUTROS NOMES Heeler, Boieiro da Austrália

Principais características anatômicas:

CABEÇA
Forte. Crânio largo, ligeiramente convexo. Stop leve. Bochechas musculadas. Focinho largo. Cana nasal de tamanho médio, poderoso.
Lábios ajustados.
OLHOS
Ovais, de tamanho médio, de cor marrom escuro.
ORELHAS
Bastante pequenas, largas na base, musculadas, eretas, moderadamente pontiagudas.
CORPO
Mais longo que alto, compacto, harmoniosamente construído. Pescoço forte sem barbelas. Dorso forte, horizontal. Peito bem
descido e musculoso. Costelas arqueadas. Ombros fortes, oblíquos e musculosos. Lombo largo, forte e musculoso. Garupa
inclinada. Flancos bem descidos
MEMBROS
Fortes. Patas arredondadas. Dígitos curtos,fortes, arqueados e bem juntos.
CAUDA
Em repouso, pende numa curva suave. É guarnecida de uma pelagem abundante (pincel).
PÊLO
Curto (de 2.5 a 4 cm), liso, duplo, cerrado, reto, duro e assentado, impermeável. Sob o corpo e na face posterior dos membros, o
pêlo é mais longo. Subpêlo curto e denso.
PELAGEM
Azul: cor azul, azul marmorizado ou azul mosqueado com ou sem manchas pretas, azuis ou fogo na cabeça. Ruivo salpicado: os salpicos vermelhos são uniformemente distribuídos por todo o corpo.

TAMANHO DO AUSTRALIAN CATTLEDOG

Macho: de 46 a 51 cm.
Fêmea: de 43 a 48 cm.

PESO DO AUSTRALIAN CATTLEDOG

De 15 a 20 kg.

Temperamento, aptidões, educação:
Muito dinâmico, sempre atento, vigilante, corajoso, este cão nasceu para guardar e conduzir os rebanhos de gados. De uma resistência extraordinária e de uma grande agilidade, praticamente silencioso no trabalho (seu latido é parecido com o grito da coruja), é um auxiliar indispensável dos fazendeiros australianos, com a imensidade dos espaços e o clima quente.
Companheiro fiel, é muito dedicado a seu dono e a sua família, e possui grandes aptidões para guardar as casas,porque é muito
desconfiado com estranhos.
Conselhos
Não é um cão da cidade. Em apartamento, provoca danos pela falta de espaço e de atividade. Precisa se despender muito e  Diariamente. Uma escovação regular é suficiente.
Utilizações
Pastoreio, guardião dos animais, condutor de rebanhos. Cão de guarda

Fonte enciclopédia canina royal canin

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário