Australian Shepherd

Australian Shepherd

Australian Shepherd

Australian Shepherd

Esta raça que conta nos seus ancestrais Cães de pastoreio australianos, nasceu na Califórnia, no século XX, onde foi utilizada como Cão de pastoreio para as fazendas e os ranchos.  É uma raça canina oriunda da Austrália. Levada à nação australiana, onde foi criada pelos pastores de rebanhos, foi desenvolvida e reconhecida enquanto raça primeiramente nos Estados Unidos. Chegou a mudar de nome por diversas vezes até o seu  nome atual ser adotado Australian Shepherd. Popularizada após a Segunda Guerra Mundial, é reconhecidamente uma raça polivalente, saindo-se bem sucedida em tarefas que vão de cão-guia a competidora de agility. É desta raça o cachorro que detém o recorde de cão com a maior longevidade: Bluey viveu entre 1910 e 1939, morrendo aos 29 anos de idade.

 

GRUPO 1 CÃES PASTORES

PAÍS DE ORIGEM Estados Unidos
NOME DE ORIGEM Australian Shepherd
OUTRO NOME Pastor australiano da América

TEMPO DE VIDA MÉDIA: 13 a 17 anos.

Características anatômicas:

CABEÇA
Nitidamente desenhada, forte, seca. Crânio largo e longo. Stop moderado bem definido. Trufa preta ou marrom segundo a pelagem.
OLHOS
Amendoados. Cor marrom, azul, âmbar ou qualquer variação ou combinação dessas cores.
ORELHAS
Inseridas, altas e triangulares. Conchas de dimensões moderadas. Dobradas para frente ou para o lado quando o cão está em alerta.As orelhas eretas ou pendentes constituem uma falta grave

CORPO
Pescoço forte. Linha superior reta, sólida. Peito alto. Costelas bem arqueadas. Garupa ligeiramente inclinada.
MEMBROS
Ossatura forte. Patas ovais, compactas.
CAUDA
Reta, naturalmente curta ou amputada (nunca deverá ter mais de 10 cm de comprimento).
PÊLO
De comprimento e de textura média. reto e ondulado. Juba, peitoral e culotes moderados.

PELAGEM
Azul-merle, preta, vermelha-merle. Todas essas cores com ou sem manchas brancas, com ou sem marcas fogo (tan, cor cobre). O
colar branco não se prolonga para além da cernelha. O branco é tolerado no pescoço, antepeito, membros, parte inferior do focinho, com lista na testa. Áreas coloridas devem contornar totalmente os olhos.
TAMANHO
Macho: de 51 a 58 cm
Fêmea: de 46 a 53 cm.
PESO
De 20 a 25 kg.

Temperamento, aptidões, educação:
Extremamente ativo, resistente, rápido, capaz de correr até 60 km por dia, inteligente, pode trabalhar com grandes rebanhos.Esse extraordinário pastor também é umcão de guarda nas fazendas. Afetuoso, manso, cheio de boa vontade, extremamente fiel, é um bom companheiro.

Conselhos:
Habituado aos grandes espaços, de uma energia incansável, não foi feito para viver fechado e não suporta a vida em apartamentos. Uma escovação regular é suficiente para os cuidados de seu pêlo.

Utilizações:
Cão de pastoreio, guarda e companhia

Fonte: Enciclopedia do cao royal canin e wikipedia

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário