Brinquedos para distração de pássaros domésticos

Brinquedos para distração de pássaros domésticos

Brinquedos para distração de pássaros domésticos

O estresse nos pássaros domésticos é comum e pode ser a causa de doenças, automutilação e arrancamento de penas. Essa situação acontece porque os animais não estão em seu ambiente natural, encontram-se privados do voo e dos meios naturais para obter comida. Sendo assim, é muito importante que se tomem algumas medidas para diminuir esse estresse, adotando medidas que mantenham os animais em atividade e facilitem sua adaptação a gaiolas e viveiros.

Poleiros, brinquedos e espelhos são uma excelente alternativa para animais que se sentem sozinhos ou entediados. Posicionar um espelho próximo à gaiola ou ao viveiro vai fazer seu pássaro agitar-se, pensando que não está sozinho. Penduricalhos com movimentos e cores também são uma alternativa válida para manter seu pássaro distraído.

É importante que se considerem as condições ambientais e as características próprias do seu pássaro de estimação. Os psitacídeos (calopsitas, periquitos, argaponis, araras, papagaios, entre outros), na natureza, alimentam-se de sementes e, por isso, possuem o bico curvado e afiado para abrir e picar sementes, além de utilizarem-no como auxílio para locomoverem-se entre os poleiros.

É possível encontrar no mercado vários modelos de poleiros e brinquedos que, além de servirem de decoração, garantem a diversão do seu pássaro. Playgrounds com túneis, poleiros móveis, argolas e casinhas vão garantir que seu animal gaste energia e evitarão o ganho de peso excessivo.

Animais habituados a atividades e brincadeiras podem apresentar grande melhora no comportamento com humanos, tornando-se mais tranquilos e até mesmo eliminando problemas mais sérios como o hábito de arrancar penas ou gritar.

Um ponto importante a ser ressaltado é a adequação da ave ao brinquedo oferecido. Brinquedos de plástico e materiais frágeis não devem ser oferecidos para araras e papagaios, uma vez que possuem o bico maior e mais forte e podem quebrá-los e ingerir os pedaços. Brinquedos grandes demais não devem ser oferecidos a pássaros pequenos, pois podem causar-lhes susto e medo, aumentando os comportamentos negativos. Também é importante escolher brinquedos que não tenham pontas que possam danificar o bico das Aves, e que não tenham peças pequenas que possam descolar e serem ingeridas por elas.

Uma sugestão interessante é comprar vários brinquedos e sempre trocá-los para que a ave não enjoe e perca o interesse por eles. Lembre-se que você é o responsável pela saúde e pelo bem-estar do seu pet, e que as atividades de sobrevivência que eles realizavam na natureza serão sempre necessárias para seu correto desenvolvimento..

Sobre o autor

Bruno Oliveira

Deixe um comentário