Cachorro resgatado descobre câncer em sua humana

Em meio a tantas notícias ruins que vivemos, a história da professora inglesa aposentada Joanne Lowen e seu cãozinho Menius é um sopro de esperança e poderia se valer daquela máxima de que “Quem faz o bem, colhe o bem”. 

O encontro dos dois aconteceu na Grécia, quando Lowen se deparou com Menius quase morto, com ferimentos graves e alguns ossos quebrados – provavelmente vítima de alguma tortura humana. A professora acolheu o cãozinho com o intuito de conseguir um novo lar para ele, mas foi questão de pouco tempo para que os dois dividissem, em definitivo, o mesmo teto.

Mas veja só, se por um lado Lowen foi a heroína de Menius, não é que o destino quis que no ano futuro pet utilizasse suas habilidades para se tornar também o herói de sua tutora? Isso mesmo, como você sabe, os cachorros têm um ótimo olfato e são capazes de identificar doenças como malária, Parkinson e até cães que estão sendo treinados para identificar a Covid-19! Mas em diversas partes do Mundo, não é tão incomum que encontremos pets treinados para sinalizar a presença de alguns tipos de câncer. 

E foi justamente o que aconteceu com Menius, o peludinho detectou a presença de células cancerígenas em uma das mamas de Lowen e “avisou” a aposentada por meio de diversas farejadas. Ressabiada por uma recente luta contra a doença, a mulher decidiu procurar ajuda médica.

“Já tinha ouvido falar de cães que farejavam doenças e sendo a ‘louca dos cães’ que sou, decidi fazer um check-up. Se não fosse por ele, eu teria esperado até a minha próxima mamografia que seria dentro de dois ou três anos, o que é muito tempo”, declarou Lowen em recente entrevista.

O exame físico não detectou a presença de nenhuma anomalia, mesmo assim Lowen foi encaminhada para para um hospital para fazer uma análise mais detalhada. E foi aí que os resultados diagnosticaram estados iniciais de carcinoma lobular invasivo, um tipo de câncer que começa nas glândulas produtoras de leite (lóbulos) das mamas.

Joanne fez o tratamento, passou por uma cirurgia e depois de 10 dias recebeu a grande notícia que nenhuma célula cancerígena restava em seu seio ou tinha se deslocado para algum outro órgão.

Atualmente Menius mora com Joanne e outros dois cãezinhos resgatados, Hector e Spiros. Uma família na qual o amor com certeza nunca está em falta ❤

Sobre o autor

Anderson Mafra

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

2 Comentários

  • minha pinscher tem 1 ano e 7 meses ela tem dois cio e não cruzou adotei uma gatinha e ela esta mamando na cachorra e vi que minha pinche esta produzindo leite isso e normal

    • Olá, Elizabeth

      Assim que possível, leve a sua cachorrinha para uma consulta com um médico veterinário para que ele possa fazer uma avaliação.

      abs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.