Cachorros podem entender melhor robôs do que humanos, diz estudo

Você reclama por aí que o seu cãozinho não te dá ouvidos? Que ele é bastante independente e não gosta muito receber ordens? Saiba que existe a possibilidade de ele obedecer melhor a um robô do que você mesmo. É o que diz uma pesquisa realizada por cientistas do Laboratório de Robótica Social da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

No estudo, 34 cães tiveram de responder a algumas ordens vindas de uma caixa de som ou pelo robô humanoide chamado Nao, da empresa SoftBank Robotics. O tutor e um pesquisador também ficaram no mesmo ambiente.

Uma parcela dos peludos teve de responder ao dispositivo e a outra parte à caixa de som. Logo após, o robô e a caixa também interagiram com o humano e, posteriormente, o cão ganhou um petisco e o comando de sentar.

Cachorros podem entender melhor robôs do que humanos, diz estudo

De acordo com a pesquisa, 60% dos pets prestaram mais atenção no Nao do que na caixa de som. O objetivo do estudo era apenas expor se os pets responderiam de alguma forma a androides. Entretanto, os cientistas não foram mais afundo sobre quais motivos influenciaram essa resposta.

Segundo Meiying Qin, a pesquisadora líder do estudo, os cachorros compreendem o robô como um ser vivo, pois tem um corpo e é apto para interagir visual e sonoramente. Ela acredita que o fato do robô ser um humanóide tenha auxiliado nesse contato com os peludos.

Ficou curioso para ver essa interação entre cães e robô? Confira o vídeo:

A próxima etapa da pesquisa é desvendar mais mistérios sobre essa relação entre pets e androides, no intuito de entender como esses dispositivos podem afetar o comportamento de seres humanos.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.