Estudo pode solucionar mistério sobre domesticação dos cães

Que os cachorros são nossos companheiros há um tempão já não é novidade para ninguém, afinal, a domesticação dos cães ocorreu há milhares de anos. Porém, muitos se perguntam: “como eles mudaram de predadores selvagens para seres tão carinhosos e fiéis?”

Uma pesquisa publicada recentemente na Revista Proceedings of the National Academy of Sciences pode, finalmente, acabar com esse mistério. O estudo revelou que alguns cães conduziram seres humanos do leste da Ásia para as Américas há mais de 15 mil anos.

cachorros-podem-ter-migrado-americas-com-humanos

Segundo Angela Perri, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Durham, no Reino Unido, apesar da domesticação dos lobos ter possivelmente acontecido há 23 mil anos, ainda não se sabe ao certo os motivos. Mas, agora, existe a probabilidade do clima extremamente frio durante esse período ter aproximado os lobos e os humanos na luta pela sobrevivência.

Além disso, de acordo com Perri, os cachorros também poderiam ter ajudado os humanos a carregar as bagagens e objetos mais rapidamente em meio à terra de Bering, uma região que conectava a Rússia moderna ao Alasca.

“Os lobos provavelmente aprenderam que caçar junto com os humanos poderia proporcionar uma refeição fácil e gratuita, enquanto os humanos permitiam que isso acontecesse desde que os lobos não fossem agressivos ou ameaçadores”, disse a pesquisadora.

Estudos como esse mostram o quanto os cachorros são fiéis a nós, seres humanos, desde o início. Mas, claro, ainda faltam evidências para descobrir mais sobre essa maravilhosa relação entre humano e cão, além dos mistérios sobre a domesticação dos cães.

Aguardemos cenas dos próximos episódios!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.