Como Saber Se a Minha Calopsita Está Doente?

 

Como saber se a minha Calopsita está doente? - PetLove

Como Saber Se a Minha Calopsita Está Doente?

Natural da Austrália, a Calopsita é a menor ave da família das Cacatuas. Tem o nome científico: Nynphicus hollandicus que significa ‘Deusa da Nova Holanda”, nome da Austrália até o início do século XIX. É um pássaro pequeno, leal e que consegue desenvolver uma íntima relação com o dono. Dentre as aves para se ter como bicho de estimação, essa é uma das opções ideais.

Para se criar com tranquilidade um pet, como uma ave em geral, não basta comprar brinquedos, suplementos e vitaminas. Deve-se conhecer o comportamento desses animais para entender suas necessidades, respeitar sua fisiologia e saber quando a saúde não está bem. Portanto, para saber se a ave está doente ou não, basta analisar o seu comportamento. Uma ave adoentada permanece quieta, com as penas ligeiramente eriçadas, os olhos fechados completa ou parcialmente. Também recosta a cabeça nas costas ou a esconde sob a asa. Nesse ponto, é importante encaminhá-la para uma consulta com um médico veterinário.

Outros aspectos importantes para observar quando se for verificar o estado de saúde desses animais, é analisar o estado e a quantidade das fezes. Calopsitas são extremamente propensas a ter diarreia e infecções intestinais. O aspecto normal das fezes é uma parte esverdeada (composto de origem intestinal) e uma parte esbranquiçada ou transparente (origem renal). Se as fezes se tornarem pretas, aquosas, ou com qualquer outra cor, sem que haja mudança brusca na alimentação, bem como se diminuírem de quantidade, deve-se suspeitar de algum problema de saúde, que é o mais provável.

A Calopsita, como as aves em geral, são extremamente sensíveis a infecções, principalmente coccidiose. Causada comumente pelos agentes Eimeria sp. e Isospora sp, que danificam a parede do trato intestinal e provocam diarreia e causam dificuldade de absorção de nutrientes.

Como o exame para identificar esses agentes depende da visualização deles no microscópio ótico, o melhor meio para se coletar as fezes dos animais é colocar folhas brancas e limpas no fundo da gaiola ou viveiro, durante dois a três dias, e encaminhar para o médico veterinário. Se for pegar material em um viveiro, pode-se fazer o pool das fezes das aves, ou seja uma coleta, e o diagnóstico será feito de todo o grupo, com o consequente  tratamento uma vez que essas doenças são extremamente infecciosas, pois assim, mesmo se algum animal ainda não estiver infectado, as chances de desenvolverem a doença por partilharem do mesmo ambiente, são enormes.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

53 Comentários

  • Lendo os comentários consegui me surpreender mais uma vez com a humanidade. Animais não são brinquedos. Calopsitas, como as aves em geral, são extremamente sensíveis. Requerem cuidado, atenção e carinho. Li acima que relataram uma ave sangrando, com comportamento triste há quatro dias e o que a pessoa faz é pesquisar na internet. Como se justifica isso? É muito fácil comprar um animal em qualquer petshop por 50, 100, 150 reais, sejam hamsters, peixes, calopsitas… Cada vez mais considero isso um absurdo. As pessoas não levam em consideração que são seres que estão sujeitos a fome, frio, sofrimento. Sofrimento tal que muitas vezes é causado pelo descuido do próprio dono. Quem tem o coração aberto para amar (e cuidar dignamente) de um animalzinho sabe o amor que tais criaturinhas são capazes de nos fazer sentir. Infelizmente ainda existem muitos ignorantes (ignoram, não entendem a vidinha que está sob seu suposto cuidado) que simplesmente não dão a devida atenção aos animais que muito tristemente, por sinal, estão sob sua tutela. Antes de comprar ou adotar um animalzinho, estude sobre ele e suas necessidades básicas, todas as criaturas requerem um mínimo cuidado. Parafraseando Leonardo da Vinci: “chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade”.

  • Achei muito útil sua explicação,gostei muito pois tenho um casal de calopicitas ,mas como o macho começou a bater nela separei os dois por um tempo,mas ainda pq ela aparenta estar doente ,pois ela tenta comer mas a comida cai e ela não consegue,a cabecinha dela fica tremendo e ela anda meia bambeando só fica no poleiro triste dormindo e com a cabecinha encostada nas costas,hj é domingo mas amanhã já vou levá-la no veterinário por isso estava pesquisando é muito bom achar pessoas experiente que dividam com outras pessoas . Só espero agora que minha calopicita fique boa fico muito triste por vê lá como esta.Se vc tiver mais alguma dica eu agradeço.

  • A minha calopsita parecia bem de saúde. Era agitada. Mas faleceu agora à noite. Eu não sei se ela morreu por alguma doença porque não parecia. Eu só sei que ela parecia estar estressada e emagrecendo muito. Mas o resto estava normal. Alguém sabe de alguma possiblidade.

  • A minha calopsita tem todos os sintomas que ele falou quieto fica encostado a cabeça nas asas bebendo bastante água e com diarréia senti uma pequena melhora mas ela não está comendo . Estou dando um remédio para flora intestinal para aves estou muito preocupada.

  • oi presiso de ajuda estou com meu passaro eu fiquei com ele faz 2 anos e hj el fico fraco perdeu equilibrio nao esta se mexendo muito vi todas as doenças sobre passaro mais nao teve nada aver sobre essa doença e provavel que nao esta doente o que serra que causo isso me ajuda por favor eu imploro =(

  • oi presiso de ajuda estou comm meu passaro eu fiquei com ele faz 2 anos e hj el fico fraco perdeu equilibrio nao esta se mexendo muito vi todas as doenças sobre passaro mais nao teve nada aver sobre essa doença e provavel que nao esta doente o que serra que causo isso me ajuda por favor eu imploro =(

  • Bom dia!!
    Eu comprei uma calopsita não faz muito tempo…. ela estava normal até pouco tempo atrás… só que ela começou a fazer as suas fezes com o paiço saindo inteiro… quando eu dou alpiste a ela volta a ficar alegre então eu não sei oque eu devo fazer!?
    Você pode me ajudar !?

  • Boa tarde tenho uma filha de 3 anos e ela colocou a minha calopsita embaixo de almofadas ela gritou muito a calopsita e agora está meio triste estava bem ativa e agora está triste o que devo fazer ela tem 2 meses e meio.

    • Calopsitas não são brinquedos. Elas sentem dor e devem ser bem cuidadas. Como você tem coragem de deixar sua filha de 3 anos fazer isso com um pássaro? Você gostaria que alguém fizesse isso com a sua filha? Não ne? Você é uma irresponsável e sem noção que não deveria nunca ter um animalzinho. Deixa a filha fazer o que quer e agora fica reclamando que a calopsita está triste. Quer um conselho? Doe o seu animalzinho para alguém que ame e o respeite de verdade.

  • Minha calopsita está um pouco amoada e escondendo a cabeça debaixo da asa durante o dia. Pode estar doente? Devo dar alguma vitamina pra ela? Aguardo resposta

  • Olá minha calopsita teve três filhotes o primeiro filhote com 17 dias eu percebi q ela tem dificuldade de andar parece q não consegue defecar pois embaixo dela parece estar muito inchado o q devo fazer

  • A calopcita da minha mãe estava bem molinha ontem a noite,e infelizmente ela faleceu ,mais oque era pra minha mãe ter feito quando ela estava molinha?

  • Minha agaporne era muito travess reparei q ela tava no puleiro quietinha olhei na gaiola tinha fezes de rato acho q ela comeu ela esta super estranha o q faço

    • Ola andreia, fica super dificil saber o que ela pode ter. Observe se ela tem lesões crostosas ou ferimentos, se tiver seria legal levar num veterinario especializado em aves para ele fazer o diagnostico final e instituir o tratamento ideal. Não trate sem a autorização do veterinario, calopsitas são super sensiveis…

      Boa sorte

    • Ola bianca, em breve teremos aqui no Portal de Conteudo do PetLove uma seção de veterinário onde vc conseguirá encontrar um especialista em aves e entrar em contato com ele. Me informe a sua cidade para eu tentar ver se consigo te ajudar com alguma indicação.

  • minha calopsita esta muito quieta ,ela é super agitada e hj ela esta parecendo q esta morrendo quase n se mexe e esta muito parada a cabeça fica encostada no corpo come se estivesse com sono oque posso fazer ?

  • minha calopsita esta muito quieta ,ela é super agitada e hj ela esta parecendo q esta morrendo quase n se mexe e esta muito parada a cabeça fica encostada no corpo come se estivesse com sono oque posso fazer ?

Deixe um comentário