Características físicas do Kuvasz

De origem húngara, o Kuvasz é um cão grande e branco que, desde sua criação, é o responsável por guardar rebanhos, além, claro, de ser um ótimo companheiro familiar. A raça é, provavelmente, a mais antiga da Hungria. Ela tem uma influência real e uma história – que inclui uma associação com o próprio Conde Drácula – tão complexa quanto seu temperamento.

Os olhos amendoados, nariz preto e pelagem completamente branca fazem do Kuvasz uma raça bem atraente. O mesmo acontece com o tamanho deles: os machos podem pesar mais de 52 kg, enquanto as fêmeas pesam em média 46 kg. São resistentes, bem musculosos e fortes, mas sem perder a elegância.

Características do Kuvasz

Às vezes, alguns cães da raça são confundidos com Goldens ou Labradores Retrievers, embora tenha uma aparência mais robusta e volumosa. Trata-se de uma linhagem de grande porte com uma musculatura bem desenvolvida, que expõe uma imensa força e resistência física. Eles possuem uma cabeça vigorosa, com formato de cunha e um focinho afilado e bem protuberante em relação à linha do crânio. Apesar de ter uma pelagem totalmente clara, o Kuvasz possui o nariz e o contorno dos olhos bem pigmentados de preto – uma das principais características da raça.

A pelagem é formada por duas camadas de pelo: a interna possui pelos curtos, grossos e felpudos, enquanto a externa exibe pelos longos, densos e levemente ondulados. Ela precisa ser escovada geralmente duas vezes por semana para evitar que os pelos fiquem emaranhados – será preciso uma atenção ainda mais especial nos períodos de primavera e outono, pois a raça tende a derramar muitos pelos nestas épocas.

Devido ao seu passado, a raça é ativa e precisa de muito exercício diário, e não é adequada para apartamentos ou casas sem acesso a um quintal grande e cercado. Mesmo no quintal, eles precisam de atividades diárias, como longas caminhadas ou corridas. Portanto, o Kuvasz não é indicado para pessoas sedentárias ou que não possuem tempo livre durante a semana.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.