Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Cinomose: o que é, sintomas, tratamento e cura

Você já ouviu falar em cinomose? É uma doença canina (veja outras doenças de cachorros aqui) viral e altamente contagiosa que pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos cachorros que se curam dela. No entanto, conseguimos prevenir a cinomose e, assim, evitar que nossos cachorros sofram e a transmitam para outros animais. Mas antes de falarmos sobre prevenção, sintomas, tratamento e cura, vamos entender direitinho o que é cinomose.

O que é cinomose?

A cinomose canina é uma doença infectocontagiosa que afeta cachorros causada por um vírus da família Paramyxovirus, do gênero Morbilivírus. Ela é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).

Cinomose em gatos

O nome “cinomose” já nos diz muito sobre a doença, já que o prefixo “cino” sempre é referente aos cachorros. Sendo assim, seu caráter infeccioso se restringe apenas aos cães, ou seja, a cinomose não afeta os gatos.

Sintomas da cinomose

Cinomose

O vírus se replica nas células sanguíneas e sistema nervoso central do animal. Nos estágios iniciais da doença, um sintoma bastante comum é a diarreia, uma vez que o sistema digestório é, geralmente, o primeiro a ser atingido. Em um estágio um pouco mais avançado da doença, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos.

Na fase mais tardia da doença, acontece o acometimento do sistema nervoso central, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.

Secreção ocular remela cinomose

Secreção ocular, um dos sintomas da cinomose.

Sintomas da cinomose

  • Apatia
  • Perda de apetite
  • Diarreia
  • Vômito
  • Febre
  • Secreções oculares (remela em grande quantidade)
  • Secreções nasais (pus)
  • Convulsões
  • Paralisias
  • Tiques nervosos
  • Falta de coordenação

No exame de sangue, é observada a diminuição da imunidade do animal devido à replicação do vírus no sistema linfático. Um cão infectado elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente.

Como a doença é transmitida?

O cachorro pode pegar cinomose, ou seja, ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção. Filhotes e idosos são mais susceptíveis às doenças infecto-contagiosas por terem o sistema imunológico um pouco menos ativo.

Vale lembrar que o contato não necessariamente precisa ser direto/ próximo. A infecção pode acontecer, por exemplo, quando passeamos com nosso pet em locais pelos quais passaram animais doentes que eliminaram o vírus na rua, em parques ou outros locais públicos.

Consultórios veterinários também requerem atenção. Se seu pet não possui o quadro de vacinas completo, não permita que ele tenha contato com outros cães, com o chão ou gaiolas que não foram higienizadas.

Qual o tratamento para a cinomose?

  • Não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos:
  • Antibiótico e anti-pirético para as infecções secundárias no sistema digestório e respiratório, além de aliar expectorantes, bronco dilatadores e antieméticos.
  • Soro (fluidoterapia), para corrigir a desidratação causada pela diarreia.
  • Anticonvulsivante para as crises convulsivas devido ao acometimento do sistema nervoso.
  • Suplementos nutricionais e terapias alternativas, como a acupuntura, para melhorar a resposta imunológica do animal para combater o vírus também são utilizadas.

Sequelas

O animal que teve a doença evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus.

Neste caso, o animal sequelado terá de ter auxílio de sessões de fisioterapia e acupuntura para melhorar o quadro, além de fazer uso de anticonvulsivante em alguns casos.

Como prevenir a cinomose?

Basta realizar a vacinação anual do seu cachorro. A vacina para cinomose está dentro do pacote oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11. No caso de filhotes, devem receber três a quatro doses da vacina a partir de 45 dias de vida, com intervalo de 21 a 30 dias entre as aplicações. Apenas depois da última dose seu sistema imunológico estará apto a combater o vírus caso haja contato com ele, sendo liberados os passeios na coleira.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

624 Comentários

  • Gostaria que alguém me ajudasse a descobrir a doença do minha Pet (Poodle Toy). Já procurei diversos veterinários e cada um, dá um diagnóstico, já não sei a quem recorrer. A minha Pet quando anda, fica cambaleando, as vezes chega cair de lado. Se alguém souber de algum veterinário em qualquer lugar do Brasil, por favor me passe o contato. Lembrando que minha Pet está com 07 anos e 10 meses de vida.

    • Boa noite
      Minha vovó teve esse mesmo problema nervoso,fiz um tratamento por 30 dias com citoneurim,LEGALON,vitamina b1 e outro q não me lembro,mas posso te passar a receita completa.,vai resolver isso.
      Pode me chamar pelo zap
      JAMES
      61 99606 0204

    • Bom dia Sérgio, também tive o mesmo problema com minha Pinche de 12 anos, e onde encontrei melhor atendimento foi no Hospital Veterinário da UVV, Universidade de Vila Velha – ES, acho que vc onsegue no site da universidade informações mais detalhadas, boa sorte, abç.

    • Não sou nenhuma profissional mas a minha cachorrinha está com o mesmo problema há 4 anos ela teve cinomose agora teve um AVC o problema do AVC deixou elas com os olhos meio remelentos e também com dificuldade de andar não consegue ficar em pé o veterinário passou para ela antibióticos que é cefalexina Durante 14 dias dar a metade de um comprimido não sei se é o mesmo caso da sua cachorrinha mas que você consiga salvar o seu Pet ?

      • Olá! Como a cinomose não é uma zoonose (doença transmissível de animais para o ser humano), a maioria dos centros de zoonose não trata a doença, sendo aconselhado passar por um médico veterinário da sua região para a correta avaliação e diagnóstico. Um abraço!

    • oi procure um neurologista veterinario…porem problemas urinarios oy dificuldade nos rins em filtrar podem causar aumento de ureia que pode levar a um quadro semelhante….tambem lesao otologica pode gerar perda do equilibrio similar a labirintite.

    • Eu confio muito na Dra Erica é veterinaria doseus cachorros a 15 anos. Ela fica em São Paulo. Tenta falar com ela de repente ela pode te ajudar 11 2910-8656 Dra Erica Alamino

    • Tem um ótimo veterinário em Criciúma, na Clínica Planeta Animal, veterinário Guilherme, ele é maravilhoso! Sempre levo meus cães nele. Veterinário responsável e Ama sua profissão.

    • Sergio, boa noite!

      Meu cachorro estava com cinomose. Já vacinado mas pegou da minha cachorrinha que recolhi da rua. Ele não tinha sintomas mas estava com a doença. Quem o curou foi o médico veterinário Homeopata. Isso mesmo, a homeopatia o curou. Se quiser mais informações, me mande um e-mail: margaretefagundes@terra.com.br

    • ola boa noite. minha cadela, uma rotweiller, de 1 ano e 8 meses, deu uma doença do carrapato, muito agressiva,tanto que ela anoiteceu boa,normal,e amanheceu caindo. dentro de 2 horas ela se deitou e nao levantou mais. o quadro e de paralisia em quase 100%. ficou internada 4 dias e quando houve uma timida melhora no quadro fisico, lembrando que os exames sao bastante animador e dentro dos parametros normais, o medico deu alta, e disse que ela em casa, no ambiente familiar, e mais eficiente que ela na clinica internada. portanto, entramos hoje com o tal suco de quiabo. começou hoje, e parece que ela ja da sinais de mexer, e ter algumas reações. emfim, doenca do carrapato pode atacar seu cão, de uma forma devastadora. neste caso da minha cadela, estamos usando de todo possivel, tanto medico quanto caseiro.
      Goiania….. Clinica Veterinaria Pluto.

    • Boa noite a minha está nessa mesma situação, só que agora parou de andar por completo e ninguém dá um diagnóstico, acha que pode ser hérnia de disco estou sem saber o que fazer.

    • O meu tbm estava assim; Dei o suco do quiabo pra ele, e a baba tbm, todas as noites eu cortava o quiabo em rodelas é colocava em um potinho com água, deixava a noite toda na geladeira; No dia seguinte dava ao meu cachorro com uma seringa. Ele já está andando.

    • Boa noite!! A minha cachorra deu cinomose e usei varias medicações indicada pelo vet q estava acompanhando ela!! Mas ela melhorava e depois piorava.. então fui atrás de outras medicações pesquisei tive contato com outros Vet de outras cidades, até q descobrir um remédio q a baixo de Deus curou minha cachorra..Mandei manipular o coquetel de Ribavirina com DMSO vitamina A entre outras, vc tem q pedir auxílio p sua Vet pq é p ser manipulado é necessário receita com a dose adequada para o peso do seu dog..

    • Bom dia, seu cachorrinho melhorou?
      Adotei um da rua e veio com cinomose. Já dei vários médicamentos caros que o vet passou mais agora ele caiu, não consegue se levantar nem para fazer as necessidades.
      Muito triste, estou fazendo tudo possível. A sorte é que ele ainda come!

  • Oi.
    Minha cachorrinha tem 56 dias.
    Domingo ela estava bem brincava.
    Ela comecou a vomitar na segunda de manha depois meus filhos foi pra escola….
    Terca ela estava um pouco melhor.ela estava brincando e comendo.ontem de noite ela comecou tudo de novo.vomitando e um pouco diarreia.
    Eu estou dando soro caseiro pra ela avontade.

  • Boa Noite, ontem minha cachorra de 6 anos de manhã estava otima e a noite ela começou a ter dificuldade pra andar, a veterinaria passou um antiflamatorio e um analgesico, mas hj ela esta totalmente se arrastando. sem força nas patas traseiras. Não sabemos o que fazer, ou se esses remedios vão surgir efeito.? Mto triste.

    • oie! bom dia querida!!! meu cachorrinho morreu hj de cinomose!!!! é triste demais perder um amigo melhor que um ser humano né!!! tem gente que fala que tem cura, gente que fala que não tem! ao meu ver de estar pensativo!!!! esses remédios que se falam!!! é apenas pra manter por mais tempo! mais sempre ela vai voltar!! o problema não é gastar e ter dinheiro! o problema é que é tão ruim ver o cachorrinho sofrer dói demais!!!! do fundo do coração porque a gente se apega muito sabe!! não tem coisa melhor desse mundo do que seu próprio cachorrinho!!! não mandei sacrificar! isso jamais Deus levou ele hj!!! quiser conversar comigo me chama no zap 61 995640314 abraços!

    • Meu cachorro pegou e está vivo …ja fez 6 anos…compre na farmacia Araujo o Antibiótico Rebetol (Ribavirina)..Dissolva cada cápsula em 4ml e de 2ml a cada 12h…duvida lligue 31 992920408

      • Oi boa noite,me chamo Viviane, estou respondendo do cell do meu esposo, porque estou aqui fazendo algumas pesquisas saber, meu cachorrinho está com esta duenca, não sei mais o que fazer, porque meu cachorrinho está com a duenca muito avançada, às crise que ele está dando, às vezes,dois ou três vezes quase mesmo estante.
        Ele está tomando algum remédio, mais até agora não vai NELE melhora,.

      • Meu cachorrinho de 2 meses está com ciminose posso dar esse antibiótico rebetol para ela levei no veterinário é está tomando alguns medicamentos mas não quer comer

  • Meu tio têm um America Bully, ele têm menos de 1 anos de vida, ele deu vacina contra raiva, mas a da cinomose não têm por aqui. A vacina contra raiva têm o mesmo oferecido pelas vacinas V8 , V10 e V11???

    • Olá Bruno, as vacinas V8 e V10 previnem contra varias doenças graves e degenerativas, tais como: Cinomose. Causada por um vírus, a cinomose é altamente contagiosa, e transmitida por meio do contato direto de um animal sadio com um contaminado. …
      Parvovirose. …
      Coronavirose. …
      Hepatite infecciosa canina. …
      Adenovirose. …
      Parainfluenza canina. …
      Leptospirose Canina.

      • Olá Bruno, as vacinas V8 e V10 previnem contra varias doenças graves e degenerativas, tais como: Cinomose. Causada por um vírus, a cinomose é altamente contagiosa, e transmitida por meio do contato direto de um animal sadio com um contaminado. …
        Parvovirose. …
        Coronavirose. …
        Hepatite infecciosa canina. …
        Adenovirose. …
        Parainfluenza canina. …
        Leptospirose Canina.

    • Oi, tenho 3 filhotes de 7 semanas, ficaram sem a mãe quando tinham 2 semanas de nascido. E daí começou a minha luta peguei os filhotes da rua pra cuidar eram no total 8 e infelizmente perdi 5 pra doença e daí comecei a procurar ajuda ao um vet, pois bem, hoje faz 30 dias de tratamento contrcontra a cino, uso promun dog, vitamina C, Hemolitan e fiz uso de tobradex colírio por 15 dias, tudo parecia bem, daí semana passada começou os tiques apenas em um, adquiriu uma pneumonia e usei amoxilina por 7 dias nele, e não vou mentir q acabei usando nos outras pra prevenir, ainda com muito catarro e dificuldade pra respirar, um ponto que conta muito a nosso favor é q nao tiveram falta de apetite e daí uso uma ração Premium junto com patê de fígado, uso água de coco e muito Viu, muita hidratação, e ontem comecei a usar o gardenal 2x ao dia pra prevenir as convulsões. Não sei se é correto, mas tá com forte indício de que comeccomeçará as convulsões logo. Gostaria de saber quanto tempo demorará esse tratamento. Já q faz 30 dias q estou fazendo.

    • Meu cachorro está cambaleando e caindo de lado eu não sei se ele tomou as vacinas pois eu peguei ele na rua o que devo fazer já dei amoxilina agora tô dando tetraciclina

    • Boa Noite, como está a sua cadelinha melhorou? a minha está doente dese o inicio de novembro com cinomose, estou fazendo o tratamento com dicas do youtube, com gatorade, citoneurim, vitaminas próprias para pets e vitamina C em gotas, dipirona pq sentem muitas dores, tudo isso para que ela não baixe mais ainda a imunidade e combata o vírus. O gatorade está abrindo o apetite dela. tenho sentido melhoras nela, mesmo que no momento ela não esteja andando, mas está mais espertinha, pois ela sofreu muito esses últimos dia. Portanto tem que ter muita paciência e demonstrar muito carinho para que se sintam protegidos e amados

  • Oi,boa noite,meu nome é Márcia, tenho uma cachorrinha de nove meses, contraiu a sinomose aos seis meses, hoje o veterinário de alta,porém ficou com sequela, tremedeira,o tratamento dela foi com enax , citoneurim, vitaminas,e por último revimax, porém gostaria de saber se tem algum outro tipo de remédio que poderia estar dando para diminuir as tremedeiras

      • Benzeracil NÃO é indicado para tratamento de cinomose !!! Quem te disso isso?
        O indicado é:
        Ribavirina + DMSO
        Promum DOG
        boa alimentação
        lugar aquecido
        agua fresca
        Gardenal no caso de convulsões
        E muito carinho
        Isso tudo junto com a ajuda de um VETERINÁRIO !!!

  • boa noite..minha cachorrinha tambem foi diagnoticada con cinomoses, mais ela so grita , grita ja ha 2 dias con tratamento cpn antibioticos , e vitaminas , mais nao vejo mudança nihuma, so grita, e muito desesperador e triste …..nao sei o que fazer

    • Boa tarde! Tem que tratar também com soro globulin, Ribavirina, vitamina b12 pura, soro e alimentação muito boa e se ela já estiver na fase neorologica tem que tratar com anticonvulsivante que se chama episol.

      • Olá meu cachorrinho está com essa duença, eu gostaria de ajudar, qual o remédio que é melhor?? meu cachorrinho está com convulsão meu Deus, ficou com muita dor, estou dando remédio para convulsão mais não está resolvendo,
        Oq é Episol??

    • Tratei minha cachorrinha com ( Tetraciclina) 1 comprimido dissolvido num pouquinho de água e colocava na seringa de 12/12 horas, durante 15 dias. Com três dias ela estava bem melhor. Dava a vitamina q a veterinária passou e o charope. Cinomose tem cura.

    • OI anonimo, se ela tiver comendo é otimo,suco de quiabo ,dá com a seringa
      pesquise sobre a ribavirina,é o que estou dando pra um peludinho da rua,ele foi abandonado aqui na minha rua,o humano parou o carro, largou ele ,e foi embora, o bicho ficou desesperarado,entao eu mais duas vizinhas ficamos cuidando dele ,fizemos uma casinha,ele ficou com depressão,imunidade baixou e ele contraiu a cinomose e doença do carrapato!

  • Olá eu tenho uma cachorrinha da raça poodle foi levada ela no veterinário com sintomas digestivo ela deu duas vacinas que foi dado por 5 dias,mais remédio para o estomago,só que envez de melhorar parece que ela piorou,a cabeça dela ficou trimilica,as pernas bambas trambaliando pesquisei e falei que poderia ser cinomose ela já é vovó ela tem 9 anos o que vocês podem me dizer.

    • Troque o antibiótico pela tetraciclina. Da 1 comprimido de 12/12 hrs divolvido num pouco de água, da com a seringa. Fiz isso e minha cachorrinha ficou boa. Continue dando citoneurin e nootron.

      • Boa noite me chamo Gerusa e estou passando por esta tristeza e estou utilizando no meu cachorro com tretaciclina. Mas ela ajuda na cura, evitando a morte do cachorro?

  • Oi Boa noite ,eu tenho uma cachorrinha que está com suspeita de cinomose , corri para o veterinário e la foi constatado que era a doença do carrapato ou parvirose
    Sendo que levei em uma senhorinha que cuida de cães a 40 anos e ela disse que so de olhar constatou Cinomose , dificuldade em andar, se alimentando pouco , escorrimento nos olhos , respiração bastante ofegante. .Não sei o que fazer ..Ela tem 5 meses e ja tomou as primeiras vacinas .. A senhora passou Nootropil e Citoneurin , sendo que a Vet. Passou predinisona , complexo b e Clavulin ..não sei qual remédio administrar , ou continuar dando quiabo com frango desfiado pra ela .

      • Boa noite pessoal, infelizmente o meu filho de 4 patas não resistiu à doença. Estava tratando com soruglobulin e antibioticos. Quando conseguir a fórmula de ribavirina +vit a +dmso já foi tarde demais. Ele não resistiu. Gostaria de vender o medicamento para pagar algumas despesas que fiz. Se alguém tiver interesse entra em.contato comigo. 71 991970466 Salvador -Ba

    • Troque o antibiótico pela tetraciclina. Da 1 comprimido de 12/12 hrs divolvido num pouco de água, da com a seringa. Fiz isso e minha cachorrinha ficou boa. Continue dando citoneurin e nootron.

    • O complexo b é uma vitamina pode dar junto com a medicação que a veterinária passou, tente alimentar ela, fígado de boi também tem muita vitaminas, cozinhe com beterraba e cenoura e ser junto com o arroz

    • Meu basse ficou doente levei no veterinário fez exame de sangue e deu doença do carrapato…..comecei o tratamento…..depois de 2 semanas ele piorou….levei em outro veterinário e era cinomose……..infelizmente ñ deu tempo…..ele faleceu no outro dia…..provavelmente se tivesse diagnosticado no dia q levei a primeira vez ele estaria vivo …..

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.