Coceira em cães: seu cão se coça mais do que o normal?

Comer, beber água, dormir, brincar e se coçar: essas são algumas das atividades que nossos cães costumam fazer todos os dias. No entanto, se seu cachorro está se coçando mais do que o normal, esse pode ser um sinal de que algo está errado. Por isso, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre coceira em cães, como causas e como identificar se seu cachorro está se coçando mais do que deveria.

Coceira em cães

Será que meu cachorro está se coçando mais do que o normal?

Algumas coçadinhas rápidas durante o dia são normais. Assim como nós nos coçamos às vezes, nossos cães também sentem essa necessidade. Agora, se seu cachorro anda se coçando com mais frequência e por um período de tempo mais longo, aí algo pode estar errado. Se ele apresenta lesões, queda de pelo em alguma região (em especial naquela em que coça), ou usa a boca para se coçar, não restam dúvidas: ele precisa fazer uma visita ao seu médico veterinário de confiança.

cachorro se coçando

O que pode causar coceira excessiva em cães?

As causas podem ser diversas. Abaixo, listamos e explicamos as mais comuns:

Pulgas e carrapatos

Apesar de não ser novidade para os pais de pets, achamos importante colocar as pulgas e os carrapatos nessa lista. Se a coceira é provocada por esses parasitas, basta tratar com antipulgas e pronto, certo? Mais ou menos. Na verdade, muita gente acaba aplicando o antipulgas e carrapatos apenas quando o cachorro está passando por uma infestação, mas o ideal é fazer a manutenção desse medicamento conforme a embalagem. Ou seja: se a dose do antipulgas está atualizada, nosso cachorro não corre risco de infestação, e o melhor é sempre prevenir!

Além disso, a picada desses parasitas pode, ainda, transmitir doenças mais sérias, como a doença do carrapato, por exemplo.

Coceira em cães

Alergias

As alergias são grandes responsáveis por coceira em cães. Confira as causas mais comuns de alergia em cães:

  • Alimentos (alguns alimentos e mudanças na ração podem causar alergias);
  • Pulgas (a saliva das pulgas pode desencadear uma reação alérgica em alguns cães. Prevenir o aparecimento desse parasita é a melhor solução!);
  • Plantas (algumas plantas podem ser responsáveis por provocar alergias no nosso cachorro. Veja aqui uma lista de plantas tóxicas que não devemos ter em casa);
  • Dermatite de contato (componentes de produtos, em especial os químicos, podem causar alergias);

Sarna

A sarna é uma doença de pele causada por um ácaro. Não existe uma vacina que previna a sarna, mas medidas curativas como shampoos específicos, pomadas e medicação podem ser adotadas pelo médico veterinário. Se seu cachorro está apresentando uma queda de pelo nas regiões dos olhos, boca ou patas, pode ser sarna.

Outros fatores

Infecções na pele do cachorro e seborreia (tanto seca quanto oleosa) também podem causar coceira.

Coceira em cães: qual a solução?

Se você está notando que seu cachorro anda se coçando muito, a primeira medida deve ser levá-lo ao veterinário. Esse profissional irá examinar seu melhor amigo e passar um diagnóstico. Para aliviar a coceira, no entanto, um medicamento extremamente eficaz é o Apoquel. Ele pode ser utilizado em cães com mais de 1 ano de idade e começa a fazer efeito após apenas 4 horas. Ah, e ele não é um corticóide e nem um anti-histamínico.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de escrever aqui nos comentários!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Luisa Russo

Jornalista, editora do Dicas Pet Love e mãe de 2 cachorros e 1 gato, é lembrada pelo seu amor declarado por brigadeiro e pets, não necessariamente nessa ordem.
Dizem que sua personalidade é muito parecida com a de seus cães e gato: é curiosa, adora experimentar receitas novas e, na lista de suas atividades preferidas quando tem algum tempo livre, comer e dormir ocupam as primeiras posições!

244 Comentários

  • Olá pessoal,vou indicar algo que resolveu totalmente o problema em 1 dia e não causou alergia em meu cão. Usei (talco Granado) tradicional. Boa sorte!!

  • Meu cachorro não para de coçar, já levei a vários Veterinários, já tomou vários remédios e nada.
    Impressionante a falta de conhecimento desses profissionais.

    • vinagre de maçã : preparo 1 parte de vinagre de maçã para 3 de água filtrada, borrifar e massagear de leve as partes afetadas, deixe secar, borrifar 2 vezes ao dia.

      • aguá com aveia e bicarbonato de soja ajuda também meu cadela parece que ta com sarna já passei várias pomadas remédios com encheção nada poderia me ajuda

    • Cícero o seu melhorou ? E se sim, o que você fez? A minha está nesta situação, já levei no veterinário, passou medicamentos, mudei a ração pra ver se influência em algo, mas de nada adiantou, o que me recomenda?

    • Cícero, vc tem que ir por exclusão: qual ração vc dá pra ele? O que usa contra pulgas e carrapatos? E shampoo? Vc hidrata a pele dele? Quais produtos usa pra limpar a casa e alvar roupas?

    • Não sei se se já melhorou seu cãozinho, ,más passa alco número 70 Mata qualquer coceira passei na minha e dentro de um dia parou tenta isso..só despejar um pouco em cima

    • Olá pessoal,vou indicar algo que resolveu totalmente o problema em 1 dia e não causou alergia em meu cão. Usei (talco Granado) tradicional. Boa sorte!!

    • Minha cachorra está a meses cheia de alergia. Tenho gasto horrores, com shampoo anti alérgico, remédios em spray para passar… também foi feito exame de raspagem e nada de descobrir de onde vem a alergia. Enquanto isso a barriga dela está ficando necrosada de tanto coçar e lamber o dia todo. Está velhinha, tem 16 anos, cega, surda, e passou boa parte da vida com problemas alergicos, e nenhum veterinário de jeito. O que oercebo é uma falta de preparo de certos profissionais. Não sei mais o que fazer por ela ?

      • Verdade e são vários comentários aqui. Pensei que era só na minha cidade. Ja gastei com ela fiz 3x tratamento e volta .. o que me resta e tentar remédio caseiro espero que melhore.

      • Meu cachorro também está há anos com alergia…já foi em vários veterinários..fez exames…atualmente está tomando apoquel e está usando o shampoo Hexadene…mas não surtiu muito efeito…vou tentar usar a violeta genciana 20 gotas em shampoo neutro pra ver se melhora…meu caozinho tem 11 anos e a barriga dele está sem pêlos e escuro…soltando tipo uma areinha…

      • Olá! O ideal é seguir as instruções do seu médico veterinário, pois “misturar” outros produtos pode ser prejudicial para o pet. Um abraço!

  • Tenho uma York que coça muito, já usei vários medicamentos mais o resultado positivo foi pouco. Estou amenizando usando Violeta Genciana adicionada ao Shampoo em pequena quantidade ou enxaguando após o banho com água adicionada da Violeta. Não percebi qualquer contra indicação. O pelo fica com uma cor um pouco diferente mais nos próximos banhos sai.

  • DEi Ivomec via oral que a veterinária calculou a dose e disse que desse de 78 em 78 hs, a cachorra só vomitava, parei de dar no mesmo instante.
    Isso é muito forte e ´[e para ovelha.
    Mesmo diminuindo a dose não deve dar pq a fórmula é injetavel e não para uso oral.
    Cada veterinário diz uma coisa, está difícil de saber o que é certo.

    • Gente por favor me ajudem estou desisperada minha cachorra esta com a orelha inchada com aspecto de almofada.Dei MELOXIVET pra ela por 10 dias mais nal adiantou continua inchada.Estou desempregada nao twnho condicao de leva_la ao veterinario.

      • Olá! A orelha está inchada e com feridas? Pq comprei uma shitzu com 46 dias com a orelha inchada tipo com uma sarna e estou passando TIURAN SOLUÇÃO UMA TAMPONHA DA SOLUÇÃO DILUÍDA EM UMA TAMPINHA DE ÁGUA E BANHANDO A ORELHA. 3 dias q passei já está melhor, porém o tratamento deve demorar 10 dias ou mais é de 12 em 12 horas.

      • otohematoma.. so cirurgia resolve..coisa simples talvez causado por uma otite. fungos no ouvido.so tratar da causa para não dar de novo e operar urgente .

      • Oi. Já conseguiu melhorar a orelha do seu cão? Pode ter sido picada de animal, provavelmente de morcego! Nesse caso tem que ser drenado e depois usar talco secante… muitas vezes depois do dreno pode ter otite. Qualquer dúvida me chama no wats 33.988017416

  • Olá…tenho uma lhasa que tem o hábito de comer as próprias fezes e ainda ingere a urina…o espaço onde ela vive é bem espaçoso e tenho mais 2 cadelas mestiças…ela veio com 45 dias e hoje ela já tem 1 e 3meses…já levei ao veterinário e só escuto dizer que é da raça…será que não existe um tratamento para esse pessimo hábito…ainda tenho esperança que ela pare…

    • TEM QUE DAR A QUANTIDADE CERTA DE RAÇAO… CONFORME ESTA NO PACOTE, MUITA RAÇAO FAZ C QUE FIQUE PROTEINA NAS FEZES AI ELE COME, FIZ ISSO COM MINHA CACHORRINHA E ELA PAROU DE COMER AS FEZES…

      • Vc usa floral p as coceiras do pet?? Resolve as coceiras..?;passa. No corpo tido .Estou c probleminhas c meu shit Tzu,,anda se coçando bastante e já encontrei umas três vezes um bichinho parecido c carrapato. Tenho medo desse bichos ficarem Ela vai p banho toda semana qd levo no pet d.ou em casa, O q c podem me indicar p tIrar esses carrapatos q aparecem ou até mesmo pulha obgda

  • Preciso de ajuda tenho um Chihuahua macho de 3,5 kg que não para de se coçar….o apoquel não faz mais efeito estou usando deflazacort e a coceira não para o veterinário não acha o motivo…o pelo dele está mais seco que o normal e está caindo…estou desesperada preciso de ajuda…

    • Tenho uma York com este problema estou usando vinagre com sal água e cravo burrico no lacal das coceiras até que está ajudando você pode tentar

      • Como vc faz??? Pode dar dica? Minha York está se coçando demais e a Veterinaria não descobri o que e ! ;(

    • A minha cachorrinha está com sarna demodécisa que dizem que não dá coceira, mas ela se coça tanto que está cheia de feridas abertas. A veterinárioa disse que pode ser alergia a pulgas que desencadeia alergia e coça.
      Dei de tudo, dei NEXGard não adiantou, Simparic, oléo de oliva no corpo todo, banhos semanais de amitraz por meses e nada.
      A única coisa que passou a coceira foi o BRAVECTO, mas este dizia que durava 3 meses até a próxima dose, porém com dois meses começou as coceiras novamente.
      Acho que investe em BRAVECTO, gostei apesar de não ter curado ela porque o caso dela é misturado a sarna demodécica.

      • Nem Bravecto nem NexGard vai resolver eles são um paleativo e caros use se for coceira alérgica use Tratderm sabonete tb tem o shampoo, não use condicionadores jamais prejudica a derme dos cãozinhos para evitar pulgas e carrapatos use coleira como: Pulvex, Atéia ou Previn são ótimas e preços ótimos. Vc tb pode usar para coceira sabonete liquido pulgoff exelente de banho 02 vezes por semana seque com toalha depois secador temperatura morna ou fria.ana

  • Bom dia…levei a vet…ela tomou a vacina v10…tomou comprimido para pulgas e carrapatos e o de vermes…embora tenha 5 meses tomou também o antialérgico (dicloritrado de hidroxizina) 25mg…toma banho 1 vez por semana mas a coceira não parou…falei com a vet mas ela disse qye era assim mesmo…não é e não tenho dinheiro para outra consulta com outros vet.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.