Coceira em cães: seu cão se coça mais do que o normal?

Comer, beber água, dormir, brincar e se coçar: essas são algumas das atividades que nossos cães costumam fazer todos os dias. No entanto, se seu cachorro está se coçando mais do que o normal, esse pode ser um sinal de que algo está errado. Por isso, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre coceira em cães, como causas e como identificar se seu cachorro está se coçando mais do que deveria.

Coceira em cães

Será que meu cachorro está se coçando mais do que o normal?

Algumas coçadinhas rápidas durante o dia são normais. Assim como nós nos coçamos às vezes, nossos cães também sentem essa necessidade. Agora, se seu cachorro anda se coçando com mais frequência e por um período de tempo mais longo, aí algo pode estar errado. Se ele apresenta lesões, queda de pelo em alguma região (em especial naquela em que coça), ou usa a boca para se coçar, não restam dúvidas: ele precisa fazer uma visita ao seu médico veterinário de confiança.

cachorro se coçando

O que pode causar coceira excessiva em cães?

As causas podem ser diversas. Abaixo, listamos e explicamos as mais comuns:

Pulgas e carrapatos

Apesar de não ser novidade para os pais de pets, achamos importante colocar as pulgas e os carrapatos nessa lista. Se a coceira é provocada por esses parasitas, basta tratar com antipulgas e pronto, certo? Mais ou menos. Na verdade, muita gente acaba aplicando o antipulgas e carrapatos apenas quando o cachorro está passando por uma infestação, mas o ideal é fazer a manutenção desse medicamento conforme a embalagem. Ou seja: se a dose do antipulgas está atualizada, nosso cachorro não corre risco de infestação, e o melhor é sempre prevenir!

Além disso, a picada desses parasitas pode, ainda, transmitir doenças mais sérias, como a doença do carrapato, por exemplo.

Coceira em cães

Alergias

As alergias são grandes responsáveis por coceira em cães. Confira as causas mais comuns de alergia em cães:

  • Alimentos (alguns alimentos e mudanças na ração podem causar alergias);
  • Pulgas (a saliva das pulgas pode desencadear uma reação alérgica em alguns cães. Prevenir o aparecimento desse parasita é a melhor solução!);
  • Plantas (algumas plantas podem ser responsáveis por provocar alergias no nosso cachorro. Veja aqui uma lista de plantas tóxicas que não devemos ter em casa);
  • Dermatite de contato (componentes de produtos, em especial os químicos, podem causar alergias);

Sarna

A sarna é uma doença de pele causada por um ácaro. Não existe uma vacina que previna a sarna, mas medidas curativas como shampoos específicos, pomadas e medicação podem ser adotadas pelo médico veterinário. Se seu cachorro está apresentando uma queda de pelo nas regiões dos olhos, boca ou patas, pode ser sarna.

Outros fatores

Infecções na pele do cachorro e seborreia (tanto seca quanto oleosa) também podem causar coceira.

Coceira em cães: qual a solução?

Se você está notando que seu cachorro anda se coçando muito, a primeira medida deve ser levá-lo ao veterinário. Esse profissional irá examinar seu melhor amigo e passar um diagnóstico. Para aliviar a coceira, no entanto, um medicamento extremamente eficaz é o Apoquel. Ele pode ser utilizado em cães com mais de 1 ano de idade e começa a fazer efeito após apenas 4 horas. Ah, e ele não é um corticóide e nem um anti-histamínico.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de escrever aqui nos comentários!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Luisa Russo

Jornalista, editora do Dicas Pet Love e mãe de 2 cachorros e 1 gato, é lembrada pelo seu amor declarado por brigadeiro e pets, não necessariamente nessa ordem.
Dizem que sua personalidade é muito parecida com a de seus cães e gato: é curiosa, adora experimentar receitas novas e, na lista de suas atividades preferidas quando tem algum tempo livre, comer e dormir ocupam as primeiras posições!

244 Comentários

  • Oii preciso de ajuda meu filhote se coça mais nao tem carapato e pulga tem um pouco mais sempre to dando banho anti pulga mais as vezes acho q ele se coça muito que ate forma lesoes fica vermelho de machucado mais logo some…percebi q pelo dele meio ralo nas costa que pode ser

  • Boa noite, tenho uma cachorra powdlee já tem 10 anos ela comi a a ração de carne e a veterinária pediu pra mudar, hoje ela come. A de cordeiro mas ela se coça muito não tem carrapato nem pulga. O que faço ao de ela coça cai o pêlo

  • Olá, pessoal! Eu tenho um lhasa de cinco anos de idade, de uns meses pra cá ele vem com uma coceira incontrolável e acompanhada de mau cheiro, toma banho hoje e no dia seguinte ja começa o fedor…Parece aquele mau cheiro de cachorro de rua quando esta sujo ( popularmente dito de
    ” rabujo” ) O levei ao médico que prescreveu antialérgicos e disse que poderia ser alergias…porém não fechou diagnóstico . Mas ele continua e eu não sei o que fazer… Alguém aqui já teve esse problema com seu cão?

    • Sim meu cachorro também esta se coçando já passei no veterinário e ele passou o meticortem mas não adiantou continua se coçando e fica todo fedido dou banho toda semana mas não adianta não sei mais o que fazer.

  • Oi boa noite tenho uma cachorrinha de 5 meses ela está se coçando muito na orelha e está tendo perca de pelô gostaria de saber o que eu faço e se voceis saberia me dizer o que é

    • Eu já levei no veterinário disse q está bem meu cachorro Mans ele se se cosa e demais eu ganhei ele é um chitos e davam comida de sal pra ele tinha um cascao nas costas agora já tá limpo demorou só q tem viseira eu n sei pq fazer um outro veterinário mando eu dá um comprimido q custa 50 cosa e 3se n resolver.

    • Acho que pode ser por conta dos carrapatos e pulgas
      Porque um dos meus tava com bastante carrapato que eu tava desesperada
      Dai levei ele ao veterinário e ele falou que meu. Achorro estava com sarna
      Mais dai falei para meu filho que eu não achava q foce sarna poderia ser por conta dos carrapatos
      Resumindo
      O pelo começou a cair de mais
      Dai então quando vejo todos os meus cachorros e cachorras estão com carrapato
      Principalmente esses q chamo de piolho
      Mais cuidei e agora todos estão se casando muito mais muito mesmo
      O veterinário passou um shampoo e eu to banhando elas
      Lavo primeiro com sabão amarelo e depois coloco o shampoo e em seguida quando todos já estão seco
      Vou e coloco em cima onte elas e eles cosam olho de coco
      Vou ficar observando se elas vão secossar mais
      Uma boa noite a todos

  • Boa noite. Tenho uma cachorra Dogue Alemã com 3 anos e há quase um ano tem uma coceira irritante , que fica se lambendo desesperada na base da cauda, uns 10 cm. até a inserção e na ponta dos isqueos. Já tomou Drontal, Endogard, Dexagard, Sinparic e fez um tratamento com três injeções de Triavec ( triassinolox) , um produto argentino que parece não ser mais fabricado no Brasil. Não tem pulgas nem carrapatos e vivem isoladas ( são duas irmãs) de outros cães, em uma fazenda. Não sei mais o que fazer. Qual sugestão ? Aguardo um retorno, obrigado

    • Boa tarde, José!
      Tudo bem?

      Estava lendo seu comentário e assim a minha cachorra estava com a mesma coceira e pela região que você esta falando e era a mesma região da minha cachorra, no caso a cauda, descobrimos que ela estava com problemas na glândula anal, e isso estava provocando muita coceira principalmente na região, de repente esse seja o problema das sua Dogue. Para saber é fácil o veterinário faz um exame de toque e observa se as glandulas estão inflamadas e cheias se estiverem é batata que a coceira seja disso.

    • Com certeza Apoguel. Meu cachorro melhorou 90%. Só que antes de começar o animal precisará fazer vários exames. Gostei muito do Apoguel. Shirley

      • Olá Shirley! Tenho um Shi Tzu de 1 ano e 7 meses, ele se coça demais, levei ao veterinário, disse que era genética da mãe dele. Fez os exames de sangue nele e passou um antialergico. Comprei remedios pra pulgas pois encontrei algumas nele que nem sai de casa. Comprei Bravecto e não achei mais nemhuma pulga. A coceira continua e estáme incomodando pois fico com muita dó dele. Não sei o que faço, até Apoquel já dei pra ele não reslveu. Alguém me oriente, por favor!

  • Boa tarde, eu tenho um york com 3 anos e 5 meses, duas semanas atrás ele estava com pulgas, dei um remédio pra ele, comprimido, só que ele estava se coçando muito e machucou a boca. Ele não está mais com pulgas, mas ainda está coçando a boca até machucar, alguém sabe o que posso fazer, se tem algum remédio para passar na boca? ???

  • O meu cachorrinho tem. 1 mês e se coça tanto que chega da dó, ele chora de tanto que se coça . O pelinho dele tá caindo na região da coceira. E o dia inteiro e a madrugada também .

  • Tenho um cachorro com esses mesmo problemas,coça demais,o veterinário indicou Prednisona,dou um comprimido de 20 mg por dia logo pela manhã.a coceira sumiu,mas tem que da todos os dias,ou voces podem da um dia sim um dia não,porque ele contem corticosteroides,
    É o único remedio que resolve o problema de coceira do meu cão.

  • Gente,tô com o mesmo problema,minha cadela é grande e vira lata, peguei da rua com 2 dias,tá com 7 anos e a coceira só tem dado dor de cabeça,coceira no ânus também, me pergunto,que estão colocando nas rações,tentei cortar a comida,demos remédios ,exames todos,deu giardia,mais Nei dando giardicida tem resolvido,o único que alivia,enxague com vinagre misturado com água morna,e também passo o pente fino com água misturado com umas gotas de violeta gensiana dar barato na farmácia,e mistura algumas gotas no shampoo,e no enxague também, é bom porque é antibacteriano, shampoo comecei a usar ipê transparente que é neutro e não é alérgico,as pulgas não resistem , é bom,o ruim que está frio e não dá para banhar todo dia ,mais é o único que dá para aliviar o coitado,os remédios não adianta,pensei duas vezes ao dia para tirar as pulgas também,só assim sozegada um pouco,agora vou passar o talco Granado,para ver se ayuda

    • MariaCarmem,tô com problema igual ao seu,nossa cadela é porte médio vira lata,pelos meio longos e pretos(parece uma cole) pegamos da adoção com 3 meses,tá com 2 anos agora…e à pouco tempo começou com uma coceira de dar dó,já levamos ao veterinario…ele passou uma pomada pra passar onde ela mais coçava,e um remédio anti alergico,ñ deu resultado,voltamos e ele passou um injetavel,q por sinal achamos muito forte,ela começou a comer e beber muita água….e ele disse q era normal devido ao remédio…isso depois de 2 semanas q tinha aplicado…e a coceira continua,fico triste por tanta falta de conhecimento destes pofissionais,em quem depositamos confiança…agora já esta até com um pouco de falha na parte de cima do rabo, procuramos sempre tosar,principalmente no calor…vou tentar algumas dicas daqui,tipo o vinagre de maça,o talco da Granado e a violeta e observar a ração..quem sabe,dai volto pra contar oq deu mais certo.. bjss obrg pelas dicas

      • Tb ja fiz tratamento 3x e minha cachorra volta a se cocar depois de 1 semana que para de tomar o remédio. Não tem paz. Fico triste tb porque a pessoa nao sabe a quem recorer. Ela sofre com isso… por isso agora vou tentar remédio caseiro.!!

    • Tenho uma labradora e descobri que ela tem coceira nessa época da primavera qdo acontece a troca do pêlo pois cai demais e tbm qdo realizo obras com pedreiro em casa se coca muito tbm meu esposo usa um spray nela 3 vzs ao dia melhora

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.