Como limpar a gaiola dos pássaros

Como limpar a gaiola dos pássaros - Petlove - O Maior Petshop Online do Brasil

Como Limpar a Gaiola dos Pássaros.

Aves são animais bastante sensíveis e delicados, que exigem cuidados especiais, sendo dependentes da dedicação do dono. A limpeza das gaiolas é um dos pontos importantes na rotina desses pets. As fezes do animal, depositadas no fundo da gaiola, dão boas condições para a multiplicação de alguns microrganismos, dentre os quais, as bactérias patogênicas. O pet pode adoecer e como nem sempre os sinais clínicos são facilmente notados, o quadro pode ser agravar muito e o tratamento acaba por se tornar inviável. Gaiolas e acessórios limpos rotineiramente previnem esse tipo de problema.

A primeira coisa a ser feita é comprar os acessórios corretos para a gaiola. O comedouro externo deve ser usado apenas para comida seca e precisa ter tampa móvel para facilitar a higienização. Já o bebedouro tem que ser de material atóxico, assim como os demais itens, e de fácil fixação. As banheiras não podem ser muito fundas, mas precisam permitir que o bichinho se banhe com tranquilidade e segurança.

A limpeza completa semanal é necessária. Para isso, retira-se a ave do local e, de preferência, é colocada em outra gaiola, ou em um lugar no qual não se machuque e não fuja. É importante utilizar os materiais corretos para a higienização, como espátulas, esponjas, escovas, sabão, desinfetantes, detergentes e luvas, de forma que o dono, além de realizar uma completa correta, esteja protegido do contato com a sujeira. A gaiola e todos os acessórios devem ser bem lavados, como o bebedouro, o comedouro e a banheira. Tudo deve ser muito bem enxaguado para não deixar resíduos químicos e, em seguida, ser bem seco antes de colocar o animal novamente na gaiola.

Diariamente, o fundo da gaiola deve ser limpo. É interessante colocar um papel absorvente nesse local para que  o procedimento seja mais fácil. O bebedouro precisa ser verificado, a água trocada, a comida seca reposta e as frutas oferecidas e substituídas duas vezes ao dia, para que estejam sempre fresquinhas. Mensalmente, é necessário passar um produto de limpeza para gaiolas que seja mais forte, para desinfetar, muito bem, toda a gaiola.

Há um tipo de saia que pode ser usada por baixo da gaiola para aparar as sujeiras e restos de ração que possam cair no chão. São acessórios bastante úteis e se forem usados, precisam ser retiradas diariamente, para descartar o que ali estiver. O local no qual ficam as gaiolas também precisam ser limpos diariamente, evitando acumulo de sujeira e de fezes no chão, para evitar transmissão de doenças e mau cheiro. Assim, a ave ficará saudável e em local adequado para uma vida saudável.

Sobre o autor

Bruno Oliveira

1 Comentário

Deixe um comentário