Doenças Comuns em Calopsitas

As calopsitas já são animais de estimação populares e muitas vezes seus donos desconhecem as principais doenças que podem acometer esses bichinhos. Esses pássaros são bem sensíveis, portanto necessitam de cuidados básicos para garantir sua saúde com uma boa alimentação e higiene. Essa não é uma tarefa difícil, mas exige comprometimento de seu dono, que deve manter sua gaiola sempre limpa com água trocada diariamente, além de servir uma ração para suplementação adequada.

Alguns direitos reservados por al_fonso12

Esses pássaros são bem sensíveis, portanto necessitam de cuidados básicos para garantir sua saúde com uma boa alimentação e higiene.

Dentre as principais doenças que uma calopsita pode ter encontram-se a conjuntivite, muitas vezes causadas por bactérias que levam ao aparecimento de secreção e avermelhamento do olho, além das diversas parasitoses, que podem ser externas e/ou internas. As parasitoses externas são causadas por falta de higiene da gaiola e seus sintomas são: queda da plumagem, emagrecimento, aparência anêmica, patas brancas e olhos comprimidos. As internas são causadas por parasitas transmitidos por fezes contaminadas que se alojam no trato gastrointestinal do bichinho, causando emagrecimento e mortalidade elevada, como é o caso da giardíase.

Existem outras doenças que também acometem as calopsitas, como a clamidiose que é provocada por bactérias por meio do contato do animal com secreções contaminadas, levando a sintomas como conjuntivite, desidratação, letargia entre outros. Por sua vez, a aspergilose é causada por um fungo que ocasiona graves infecções respiratórias, fezes anormais, regurgitação, perda de apetite, aumento da sede, definhamento, diarreia, anorexia, secreção nasal, podendo ser fatal em aves imunodeprimidas. Por fim as infecções respiratórias, muito comuns em aves que pegam corrente de vento ou ficam em locais muito frios, normalmente são causadas por bactérias. Nessas aves, é possível observar espirros frequentes, eliminação de secreção nasal, dificuldade respiratória e emagrecimento.

Para o diagnóstico e tratamento adequado de todas essas doenças se faz necessário levar o animal a um veterinário especializado em aves, pois dependendo do agente causador e da gravidade do estado clínico da ave é que se prescrevem as medicações. As doenças causadas por bactérias são tratadas com antibióticos, as por fungos com antifúngicos, as parasitoses externas com antiparasitários externos e as internas com vermífugos. Porém, outras doenças necessitam de cuidados diferentes, como as causadas por deficiência nutricional, onde uma suplementação alimentar com vitaminas é realizada, além das doenças respiratórias que necessitam de nebulização. A maior parte da medicação para as aves é colocada em sua água, mas de nada adianta realizar o tratamento corretamente se a higiene do ambiente em que o pássaro vive não é adequada.

Sobre o autor

Avatar

Bruno Oliveira

10 Comentários

  • A minha calopsita está com o pescoço e uma azinha ferida e srm as peninhas de tanto corça. Será que o motivo seja, ele só dorme se eu colocar uma franelinha pra consegui dormir. Ele adora dormir cheirando um paninho, é igual criança, se pode prejudicar a saúde do meu bebê que eu amo tanto.
    Antônia.

  • Meu filho a um mês comprou uma calopcita, que morreu se causa aparente de um dia para o outro. Passado um mês ele comprou outra e colocou na mesma gaiola que tem todos os cuidados de alimentação e higiene, só que essa também morreu de um dia para outro. Ele tem mais uma que também estávai na gaiola junto com a outra. Agora tirei ela da gaiola
    Quero saber se a morte das outras calopsitas pode ter algo relacionado com a gaiola e o que fazer

  • Ola tenho circo calopsitas,mais essa semana umas começou a por ovos,no quartos ovo ela sagrou muito e não voltou mais ao normal,quero dizer que fico pendurado para o lado de fora uma pele vermelha,e parece que os entestinos dela está para foram acho que foi o esforço que ela fez para por os ovinhos,alguém sabe como me ajuda?

  • olá tenho três calopsitas das quais uma é da subespecie cara amarela, a outra da subespecie cinza e a terceira albina,sem contar aalbina, as outras estão apresentando tremedeira e , “diarreia”, pode me ajudar? obg 😀

  • eu tenho 3 calopsitas, uma delas é da especie cara amarela, a outra é cinza e a terceira albina, tirando a albina as outras estão tremendo muito e suas fezes estão maiores e mais liquidas, pode me ajudar, que tipo de doença é? obg 😀

  • Tenho uma calopycita que esta com um inchaço no bumbum perto do anus , alguem sabe o que pode ser ? por favor me digam acho q ela sente dor

  • na verdade e informação sobre calopsita se possivel , desde ja grato.
    essas aves tem piolho.
    Meu passaro esta com as penas da crista feia parece esporão, no rosto proximo ao nariz muito feia.
    pode me ajudar , conhece algum remedio para esses problemas ?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.