Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Encontrei pulgas/ carrapatos no meu pet. E agora?

Já dá uma coceira só de imaginar um parasita grudado na nossa pele, né? Infelizmente, todos os cachorros e gatos, sem exceção, estão sujeitos a infestações de pulgas e carrapatos, ainda mais no verão. Se o seu pet tem contato com outros animais, frequenta praças, parques ou até mesmo pet shops saiba que a chance de você lidar com esses visitantes indigestos é ainda maior.

E pra completar, ainda trazemos mais uma notícia: por mais que seu pet não saia de casa, não é raro que nós acabemos trazendo alguns parasitas para casa em nossos sapatos e roupas, por exemplo. 

Mas, afinal, o que fazer em caso encontre pulgas e/ ou carrapatos no pet? Posso retirá-los com as próprias mãos? Qual é o procedimento mais adequado para garantir que o peludo não sofra ainda mais com o problema? Calma que nós vamos te ajudar!

cachorro beagle com pulgas se coçando

Encontrei carrapatos no meu pet, e agora?

Retirar o carrapato com as próprias mãos é a primeira reação de muita gente ao encontrar o parasita grudado na pele do pet. Essa atitude até parece ser a mais correta possível, afinal, não podemos deixar o carrapato ali sugando o sangue do pet, certo?

Na verdade, não! Você não deve retirar os carrapatos diretamente da pele do seu cachorro ou gato! Sabemos o quanto é difícil encontrar um parasita no seu pet, mas não entre em desespero. Arrancar o carrapato de qualquer jeito pode causar inflamações na pele do seu pet, gerando, assim, mais problemas além da infestação.

Além disso, é bem provável que, ao tentar remover o carrapato, fiquem as pequenas “garras” presas à pele do pet, prolongando a irritação, causando ainda mais coceira e até feridas, dependendo da gravidade.

O ideal é buscar ajuda de um médico-veterinário de confiança. Assim, o profissional poderá fazer uma busca detalhada no pet e iniciar o tratamento mais eficaz de acordo com o quadro apresentado. Além disso, como o parasita pode trazer outras doenças, fazer um check-up é bastante importante.

E no caso das pulgas?

No caso das pulgas, a mesma recomendação… também não é indicado que você as tire da pele do pet com as próprias mãos. O único método eficaz para eliminar esses parasitas insuportáveis é utilizando os antipulgas – com recomendação de um médico-veterinário, é claro!

E vale lembrar que apenas 5% das pulgas costumam ficar nos pets. O restante, em diferentes fases, fica no ambiente, ou seja, na sua casa, no quintal, em frestas, rodapés, camas etc. 

Apesar de atribuirmos as doenças em pets normalmente aos carrapatos, aqui vai mais uma notícia: as pulgas também podem transmitir ou colaborar com doenças em cães e gatos, incluindo verminoses e alguns tipos de anemia.

cachorro buldogue se coçando

Como tratar infestação de pulgas e carrapatos

Como a gente disse no começo desse post, todos os pets podem pegar pulgas e/ ou carrapatos em algum momento da vida. Mas, por sorte, existem alguns excelentes produtos para a prevenção desses hóspedes antipáticos.

Basicamente, não basta aplicar o produto para pulgas e carrapatos no pet, também é necessário tratar o ambiente onde o peludo passa a maior parte do tempo. Dessa maneira, são exterminados os ovos, larvas, pupas e as pulgas adultas, assim, garantindo que o pet fique livre desses visitantes indigestos.

A seguir, separamos alguns dos principais antipulgas e carrapatos disponíveis no pet shop online da Petlove. Mas, lembre-se: consulte um profissional antes de comprar!

Antipulgas e Carrapatos MSD Bravecto para Cães

Um dos antipulgas e carrapatos mais procurados – e eficientes – do mercado pet, o Bravecto para cães é um comprimido mastigável com gostinho de petisco que protege o seu cãozinho por até 12 semanas com ação rápida e persistente. Além disso, ele é o único que pode eliminar carrapatos e pulgas da sua casa e do seu pet com uma única dose.

Imagem do produto

Antipulgas MSD Bravecto Transdermal para Gatos

O Bravecto para gatos, por sua vez, praticamente possui as mesmas características da opção feita para o uso canino: elimina pulgas da sua casa e do seu gato com uma única dose, durante 12 semanas e é capaz de eliminar todas as pulgas em até 12 horas.

Imagem do produto

Antipulgas e Carrapatos NexGard para Cães

O Nexgard também está entre os antipulgas e carrapatos mais procurados no pet shop online da Petlove! Ele é vendido em embalagens com um ou três tabletes mastigáveis sabor carne e atinge 100% de eficácia em apenas oito horas após a ingestão, segundo o fabricante.

Imagem do produto

Coleira Antipulgas Seresto para Cães e Gatos

A coleira antipulgas Seresto, que pode ser usada por cães e gatos, é uma forte aliada não só na proteção contra pulgas e carrapatos, mas também contra moscas e mosquitos.

De acordo com o fabricante, a coleira antipulgas atinge acima de 99,8% de eficácia na eliminação das pulgas em 24 horas e  97% de eficácia na eliminação de carrapatos em 48 horas. Isso sem contar que ela oferece proteção contínua por até oito meses.

Imagem do produto

Antipulgas e Carrapatos Elanco Credeli para cães

Medicamento efetivo no combate e prevenção a infestação de pulgas, o Credeli conta com três comprimidos e começa a eliminar carrapatos em quatro horas e pulgas em duas horas, com eliminação completa em oito horas, segundo o fabricante. Uma caixinha do produto (com três comprimidos) é suficiente para proteger o seu pet por três meses.

Imagem do produto

Antipulgas e Carrapatos Ceva Vectra 3D para Cães

Com uma pipeta que facilita a aplicação, o Vectra conta com uma secagem rápida e precisa de poucos minutos para já começar a proteger ou eliminar os parasitas. Ele age contra pulgas a partir de cinco minutos, contra carrapatos a partir de oito horas e contra mosquitos a partir de uma hora.

Imagem do produto

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.