Pastor Alemão

Pastor Alemão

História

Pastor Alemão

Pastor Alemão

No final do século XIX, foi realizada uma seleção metódica, nomeada pelo capitão Von Stephanitz, a partir das variedades dos Cães pastores alemães do Centro e do Sul da Alemanha, com o objetivo de criar um cão de utilidade altamente qualificado. Um cruzamento com o Pastor escocês também foi praticado. O Pastor alemão apareceu pela primeira vez na Exposição de “Hanôver” de 1892. O Clube alemão criado em 1899 se tornou o clube de raça mais importante do mundo. Durante a Primeira Guerra Mundial, o Pastor alemão mostrou logo seus talentos: detecção dos gases de combate,sentinela, auxílio na prestação de socorro. O Pastor alemão se tornou o arquetipo do cão de utilidade, e também graças a sua estética e a sua adaptabilidade, o número 1 da cinofilia mundial.

País de origem: Alemanha

TAMANHO DO PASTOR ALEMÃO
Macho: de 60 a 65 cm
Fêmea: de 55 a 60 cm.

PESO DO PASTOR ALEMÃO
Macho: de 30 a 40 kg
Fêmea: de 22 a 32 kg

Características anatômicas:

CABEÇA
Cuneiforme, bem proporcionada ao porte, sem ser pesada nem alongada, seca. O comprimento do crânio equivale ao do chanfro nasal. O stop não é muito pronunciado. Focinho coniforme. Chanfro nasal retilíneo. Dentadura robusta. Lábios secos.
OLHOS
Amendoados, levemente oblíquos, não proeminentes. A cor é a mais escura possível, de expressão viva
ORELHAS
Firmes, de tamanho médio, portadas e retas, simétricas, as conchas voltadas para frente, com as extremidades pontiagudas.

CORPO
De tamanho médio, levemente mais comprido que alto, de construção sólida, bem musculoso. Ossatura seca. Pescoço robusto, bem musculoso sem barbelas. Peito profundo. Dorso musculoso, ligeiramente inclinado para trás, lombo largo, fortemente desenvolvido.
Garupa longa ligeiramente oblíqua.
MEMBROS
Membros anteriores retos, paralelos e secos. Membros posteriores ligeiramente inclinados para trás. Patas com dígitos bem juntos.
CAUDA
Tufosa atinge pelo menos o jarrete, portada caída, descrevendo uma ligeira curva.
PÊLO
Pêlo duplo com subpêlo. Pêlo de cobertura denso, reto, áspero, bem assentado. Curto na cabeça, na face anterior dos membros e nas patas. Um pouco mais longo e farto no pescoço. Alonga-se na face posterior dos membros,formando culotes. O pêlo longo é uma falta eliminatória.

PELAGEM
Preta com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, sendo o cinza encarvoado
(sombreado). Manto e máscara pretos. Pequenas e discretas marcas brancas no antepeito são toleradas. O subpêlo é cinza suave.

Temperamento:
Deve ser ponderado, bem equilibrado, autoconfiante, vigilante, dócil, corajoso, ter um caráter bem equilibrado e possuir instinto de luta. É obediente, perfeitamente fiel, possui um dos melhores faros. Vivo, alegre, leal, possui uma real capacidade de aprendizagem por gostar muito de obedecer.

Fonte enciclopedia do cão royal canin

 

 

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

Deixe um comentário