Samoieda

samoieda

Samoieda
Imagem: wikipedia

O Samoieda ou Spitz do Ártico descende diretamente daquele que outrora acompanhava as tribos Samoiedas em suas migrações. Pertence a uma das mais antigas raças da Sibéria. Eles guardavam os rebanhos, caçavam o urso e a morsa. Os primeiros Samoiedas chegaram na Grã-Bretanha por volta de 1890. O explorador, R. Scott tornou conhecida esta raça, capaz de puxar grandes pesos ao longo de grandes distâncias e que em seguida foi difundida em todo o mundo.

A criação se iniciou na França nos anos 20.

CÃES NÓRDICOS DE TRENÓ
PAÍS DE ORIGEM Países Nórdicos
NOME DE ORIGEM Samoiedskaïa Sabaka

Temperamento, aptidões, educação: 
Rústico, robusto, enérgico, ativo, de temperamento independente,seguro, calmo. Afetuoso e dócil é um companheiro excelente. Sabe ser um guarda atento. Muito ladrador. Exige uma educação firme, mas afetuosa e paciente.
Conselhos
Não poderá ficar confinado a um apartamento. Necessita de espaço e exercício. Escovação diária da pelagem. Na mudança de pêlo, trimming regularmente.
Utilização
Caça (morsa…),tração (trenó), guarda, companhia.

Características anatômicas:

CABEÇA
Forte. Crânio em forma de cunha. Stop bem marcado. Cana nasal retilínea. Focinho forte e alto, que vai afilando até à trufa. Lábios bem
apertados e pretos.A boca é ligeiramente levantada nos cantos de modo a formar “o sorriso de Samoieda”.
OLHOS
Amendoados, ligeiramente oblíquos, bem afastados, marrom escuro. O contorno dos olhos é negro.
ORELHAS
Inseridas alto, relativamente pequenas,triangulares, eretas, boa mobilidade.
CORPO
Robusto, compacto musculado. Pescoço forte mantido direito. Peito largo, bem descido. Dorso musculado e direito. Garupa forte, musculada, ligeiramente inclinada.Ventre moderadamente retraído.
MEMBROS
Musculosos, esqueleto forte. Patas ovais. Dedos ligeiramente afastados e arqueados.
CAUDA
Mantida enrolada para a frente sobre o dorso ou de lado. Pode ser pendente. Pêlo abundante.
PÊLO
Abundante, pesado,flexível, denso. Pêlo longo, direito, duro. Subpelo curto, denso, macio e serrado. Juba em volta do pescoço e ombros, sobretudo no macho. O pêlo é curto na cabeça e parte da frente dos membros .
PELAGEM
Branco, creme ou branco e biscoito (o fundo é branco com ligeiras marcas biscoito).
TAMANHO
Macho : cerca de 57 cm
Fêmea: cerca de 53 cm
PESO
Macho : 20 a 30 kg
Fêmea: de 17 a 25 kg

Fonte enciclopédia canina ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

1 Comentário

  • Meu samoieda está produzindo muita secreção em apenas um dos olhos, estou limpando diariamente duas vezes e colocando o colírio que a veterinária passou mas sem exito ainda…oqe fazer?

Deixe um comentário