Schnauzer

Schnauzer

schnauzer
imagem: site not1.xpg.com.br

Seu nome vem de Schnauzer (focinho), devido a seu focinho hirsuto característico. Até o século XIX, os Schnauzers eram “Pinschers de pêlo duro”. Existem três variedades de Schnauzer. O Schnauzer médio, cujas origens muito antigassão pouco conhecidas. Será que ele provém de raças desaparecidas como o Biberhund e um rateiro de pêlo duro, ou de raças de cães de pastor? Ele era principalmente utilizado como caçador de animais nocivos.
O gigante descenderia do cruzamento com o Schnauzer médio, o Dogue alemão e o Boiadeiro de Flandres, ou poderia ser mais simplesmente a réplica em tamanho grande da variedade média. É provável que tenha nascido no Wurtenberg. A. Dürer o representou numa de suas obras. Acompanhava os cavalos e as carruagens e caçava os roedores nas cavalariças. Por isso, era chamado de “Grifo de cavalariça”.
O anão foi obtido por volta de 1880 por seleção dos indivíduos de porte pequeno. O gigante é o mais difundido na
Europa, enquanto que nos países anglo-saxões é o Schnauzer.

Grupo cinologico 2

TIPO SCHNAUZER
PAÍS DE ORIGEM Alemanha
OUTROS NOMES Schnauzer gigante (Riesenschnauzer), Schnauzer médio (Mittelschnauzer), Schnauzer anão (Zwergschnauzer)

CABEÇA
Robusta, alongada. Stop claramente indicado. Cana nasal retilínea. Focinho hirsuto que termina em forma de cunha. Lábios pretos.
OLHOS
Ovais, escuros.
ORELHAS
Cortadas: portadas eretas, verticalmente. Íntegras: em forma de V, dobradas ou pequenas e eretas.
CORPO
Inscritível num quadrado. Pescoço arqueado. Dorso curto,formando uma ligeira curva para a garupa. Peito moderadamente largo.
Costelas bastante chatas. Ventre moderadamente esgalgado.
MEMBROS
Fortemente musculosos. Patas curtas, redondas. Dígitos bem fechados, arqueados. Unhas escuras.
CAUDA
De inserção alta e portada erguida.Amputada de três vértebras.

PÊLO
Duro, áspero como arame, cerrado. Subpêlo cerrado. Barba dura no focinho e sobrancelhas eriçadas que escondem ligeiramente os
olhos.
PELAGEM
Preto puro ou “sal e pimenta”. Máscara escura. As manchas brancas não são desejáveis. No Schnauzer anão: preto, sal e pimenta,
preto e prata, branco.

TAMANHO DO SCHNAUZER

gigante: de 60 a 70 cm.
médio: de 45 a 50 cm.
anão: de 30 a 35 cm.

PESO DO SCHNAUZER

gigante: de 30 a 40 kg.
médio: Aproximadamente 15 kg.
anão: de 4 a 7 kg.

Temperamento, aptidões, educação
Vivo, animado, impetuoso mas equilibrado,resistente, orgulhoso e dominador. O Gigante é mais calmo enquanto o Anão é mais excêntrico. Dedicado, afetuoso, é um cão de família agradável que gosta das crianças. Sempre vigilante, incor-ruptível, desconfiado com estranhos, o Gigante e o Médio são excelentes guardiões. Estes cães precisam de muita firmeza e de muita atenção. É um cão de estatura média, constituição quadrada, e os machos parecem um pouco mais curtos que as fêmeas. Seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. É afetuoso com a família, mas desconfiado com estranhos e não faz amizade com facilidade. Na ausência do dono é incorruptível.
Conselhos
Eles não devem ficar fechados num apartamento. São esportivos que necessitam de espaço e de exercício para manter sua forma e seu equilíbrio. Escovação diária e “toi-lettage” todos os trimestres.
Utilizações
Em função do tamanho: guarda, defesa, auxiliar militar, companhia

fonte: ENCICLOPEDIA CANINA ROYAL CANIN

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

2 Comentários

  • Olá, tenho um casal de schnauzer. O macho é mais velho e pesa 11kg, ele é branco e tem 12 anos, compramos uma fêmea para fazer companhia a ele, só que ela é bem menor, e pesa 6kg e tem 2 anos. Será que é possível cruzar nessas condições? Essa raça pode viver em apartamento?
    Estou procurando uma forma de alimenta-los que não use produtos transgênicos, o que você me indica?
    Obrigada

    • Ola Laiany…. sim os schnauzers se adaptam muito bem em apartamento. Com relação ao cruzamento e a alimentação seria melhor vc conversar com o seu veterinário de confiança, ele lhe orientará sobre a parte reprodutiva e sobre a questão alimentar. Lembrando que se vc vier a trocar de ração, fazer a troca com bastante cuidado e lentidão, diminuindo a quantidade da ração antiga na mesma velocidade que vc adiciona a nova ração, alguns sintomas digestivos podem ocorrer em qualquer mudança de ração independente do cuidado que temos com a mudança.

Deixe um comentário