Tudo sobre o seu:

Spitz Finlandês

Como o próprio nome já entrega, o Spitz Finlandês foi originalmente desenvolvido na Finlândia para caçar animais de pequeno e grande porte. A sua ascendência é incerta, mas muitos acreditam que a raça foi criada na Rússia Central por tribos do povo fino-ugriano, que migraram para a Finlândia há milhares de anos. Apesar de ainda ser usado para caçar uma grande variedade de animais em seu País de origem, hoje o Spitz Finlandês é conhecido mundo afora como ótimo companheiro de família.

Características do seu Spitz Finlandês

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do Spitz Finlandês é dupla, curta, macia e densa. A cauda e as parte externa das pernas têm pelos mais longos e mais espessos. Ela pode ser encontrada em tons de vermelho dourado, variando de mel pálido a castanho, sendo sempre clara e brilhante, com possíveis manchas brancas nas patas e no peito. Uma escovação semanal é o bastante para manter os pelos limpos e saudáveis. Todavia, a frequência deve ser aumentada durante a primavera e outono, que é quando o Spitz Finlandês costuma perder muito pelo.
O Spitz Finlandês é um cão relativamente saudável, mas, assim como a grande maioria das raças, é predisposto a algumas complicações, como displasia coxofemoral, luxação patelar, epilepsia, catarata e diabetes.
Ativo, animado e afetuoso, o Spitz Finlandês é um cachorro extremamente leal à família e até pode ser utilizado como cão de guarda, pois é alerta e tem bastante tendência a latir por natureza. Ele pode ser um pouco acanhado na presença de pessoas desconhecidas, mas dificilmente se mostra agressivo. Esse cão adora crianças e se dá muito bem com outros animais, desde que seja criado com eles. Como todos os cachorros, o Spitz Finlandês precisa de socialização precoce, isto é, ser exposto a pessoas, ambientes, sons e experiências diferentes ainda quando filhote, para que se torne um cachorro firme, íntegro e sem receios.
O Spitz Finlandês é um cão engenhoso e inteligente. Inclusive, ele ocupa a 43° colocação do ranking das raças mais inteligentes do mundo, do livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren. Entretanto, é preciso ter paciência durante os treinamentos, pois a raça costuma ser determinada, independente e cheia de vontade própria, o que pode dificultar a educação.
A expectativa de vida do Spitz Finlandês é entre 12 e 15 anos.
Esses cães são altamente enérgicos e demandam de uma rotina intensa de exercícios físicos. Por essa razão, além de serem “falastrões”, eles não são recomendados para viverem dentro de apartamentos. Fora isso, o protocolo de cuidados específicos com os Spitz Finlandeses é o mesmo de todos os cães: estar sempre atento à higiene, alimentação completa e balanceada e check ups regulares em um médico veterinário de confiança.
O Spitz Finlandês se desenvolveu com pouca influência de outras raças, mas isso mudou no século XIX, quando muitas pessoas começaram a habitar as terras nativas onde o Spitz morava e começaram a cruzar seus cachorros com os Spitz Finlandeses. Por essa razão, a raça quase foi extinta nesta época, mas foi salva por dois moradores de Helsinque, na Rússia, que avistaram exemplares durante uma viagem à Finlândia e se apaixonaram. Eles perceberam a relevância da raça e decidiram salvá-la.