Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Quatro curiosidades sobre o gato preto

Olá, Petlovers!

Felizmente, para muita gente já não é mais novidade que ter um gato preto na família traz muita sorte e amor! Por isso, se você é um dos apaixonados por gatinhos pretos, hoje eu trouxe quatro curiosidades sobre esses eles. 

Gato preto deitado na cama

1 – Bombaim: o gato que parece uma pantera

Se você fica encantado com a beleza de uma pantera, saiba que você pode ter uma versão miniatura. O Bombaim, conhecido também como Bombay, é uma raça de gato criada justamente para parecer comuma pantera. Apesar disso, sua origem híbrida vem do cruzamento de duas raças: American Shorthair e Birmês. Ou seja, não há nada de selvagem nesses bichanos pretos.

2 – Raças de gato preto

Você sabia que além do Bombaim, existem várias raças de bichanos que possuem padrões de cores que incluem o preto? No total são 22 raças de gato preto. Entre as mais populares estão:

3 – O gato preto pode “mudar de cor”

Da mesma forma como gatos de outras cores, os bichanos pretos mudam de cor ao longo da vida. Assim como nos humanos, os gatinhos ganham o tom grisalho ao envelhecer. Nos gatos pretos é bem mais fácil de se notar, já que os fios pretos dividem espaço com os brancos.

Os pelos do gato preto também podem ficar com tom avermelhado, e isso é devido a dois possíveis motivos. O primeiro é por conta do tempo exposto no sol. Porém, essa condição pode reverter conforme o nível de melanina do felino volta ao normal. 

O segundo motivo que pode levar seu gato preto a ficar avermelhado é devido à falta de um aminoácido chamado tirosina. Quando falta esse elemento na dieta do bichano, a produção do pigmento responsável pela cor preta fica enfraquecida e ele acaba ficando com o tom de ferrugem. 

4 – Quase sempre tem os olhos amarelos ou verdes

Já percebeu que a maioria dos gatos pretos têm os olhos amarelos ou verdes? É bem raro de se encontrar um gato preto com olhos azuis. A coloração azul nos felinos pretos é, na verdade, uma anomalia genética.

Então você me diz: “Mas, Gata Sensata, eu já vi vários filhotes de gato preto de olhos azuis, como pode?” Sim, eu e todos os gatinhos nascemos com olhos bem azuis, já que leva um tempo até que os melanócitos (células responsáveis pela cor) sejam ativados e produzam a melanina, que é a proteína que dá cor ao olho – cor essa que será ditada pela nossa genética.

Ou seja, nosso olho azul de filhotinho é somente falta de melanina, mas isso muda por volta do um mês e meio de vida. 

Gato preto deitado no colo de uma pessoa

Você já viu um gato preto dos olhos azuis? Me conta aqui nos comentários! Aproveita e me diz qual é o nome do seu gatinho preto, se você tiver. 😍

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gata Sensata

Sou uma gatinha millenial super ligada em redes sociais e sempre antenada sobre as últimas tendências do meio pet. Aqui no blog da Petlove, vou te dar dicas incríveis sobre como cuidar bem do seu pet e contar várias curiosidades sobre diferentes espécies.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.