Cachorro pode comer cenoura?

Quem gosta de dar bons alimentos para seu pet, já pode pensar na cenoura. O cachorro pode comer cenoura, pois ela é um ótimo vegetal para os peludos, possuindo diversos benefícios em sua composição, mas é importante não se exceder nas porções. 

Cachorro segurando cenoura

Benefícios da cenoura para cachorro

Com o tempo, os cachorros foram se adaptando e, apesar de serem “carnívoros em transição”, são capazes de ter em suas dietas alimentos como frutas, legumes e verduras, além da proteína animal. No caso da cenoura, ela é saudável para os cachorrinhos e tem uma série de benefícios, dentre eles:

  • Vitamina A: auxilia na melhora da visão e na saúde dos pelos e pele;
  • Vitamina E: possui função antioxidante e retarda o envelhecimento celular;
  • Vitamina K: auxilia na coagulação sanguínea;
  • Fósforo: mineral importante na formação dos ossos;
  • Cálcio: outro mineral importante para os ossos e age na contração muscular;
  • Potássio: age na função cardíaca;
  • Fibras: ajudam a manter o sistema gastrointestinal regulado.

Filhote de cachorro segurando cenoura

Cuidados ao dar cenoura para cachorro

Segundo a médica veterinária de PX (Pet Experience) da Petlove Marina Rodrigues, apesar da cenoura ser um ótimo alimento para os cachorros, devemos ter cuidado com excessos. “Por possuir fibras na composição, quando ingerida em excesso, a cenoura pode levar a alterações intestinais como diarreia ou até mesmo constipação”, diz Marina. 

Além disso, quando consumida em grande quantidade pelos cachorros, a cenoura pode levar a hipervitaminose A, que é o excesso de vitamina A no organismo, caracterizada por efeitos como dermatites, alterações ósseas e articulares.

Marina Rodrigues explica que ao dar a cenoura como petisco ou agrado, deve-se respeitar a quantidade equivalente a apenas 10% das calorias diárias que o cão ingere. O vegetal também pode ser incluído na dieta caseira do seu pet, desde que seja elaborada por um médico veterinário ou zootecnista, levando em conta as necessidades e peso do cão, e que não seja o único legume da dieta.

Cachorro comendo cenoura no chão

Todo cachorro pode comer cenoura?

Apesar de conter pouca caloria, a cenoura é rica em açúcares, por isso, é aconselhado evitar oferecer esse vegetal para cachorros diabéticos. Já para pets obesos, a médica veterinária diz que está liberado: “cães obesos podem comer cenoura tanto como petisco, quanto na alimentação caseira, desde que as quantidades estejam corretas e balanceadas e que não seja o único legume da dieta”.

Como dar cenoura para cachorro

A cenoura pode ser fornecida de maneira crua ou cozida, mas se optar pela crua, a melhor opção é oferecê-la ralada para que ela não perca as propriedades nutritivas. A cenoura crua e inteira servirá apenas para recreação/ diversão e auxílio na limpeza dos dentes do cachorro. Também evite cozinhá-la demais. 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.