Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Cachorro pode comer jaca?

Com um tamanho que se destaca entre as outras frutas, a Jaca é o maior fruto comestível que existe no Mundo. Isto é, sabemos que ela é comestível para nós, humanos, mas e para os pets? Cachorro pode comer jaca? 

A fruta de, normalmente, 15kg, está no Brasil desde o século XVIII, e é recheada de nutrientes para o organismo humano. Há benefícios em dar jaca para cachorro? A resposta é: sim! 

Filhotinho de cachorro mordendo jaca

Cachorro pode comer jaca?

Cachorro pode comer jaca, porém, assim como com todas as outras frutas que os pets podem comer, podemos oferecer com cautela, principalmente porque a jaca é rica em açúcar.

 “Em sua composição, há a presença de açúcares como a frutose e sacarose, fazendo com que nos atentemos à quantidade e frequência a ser fornecida para que o cão não se torne obeso e diabético”, explica a médica veterinária do time de Pet Experience (PX) da Petlove, Marina Rodrigues. “Para os cães já diabéticos a fruta deve ser evitada”, acrescenta.

Entre os benefícios da Jaca para cachorro, você encontra: 

  • Vitamina C: combate a formação de radicais livres, sendo um ótimo antioxidante;
  • Vitamina A e E: mantêm o bom funcionamento da visão e saúde dos pelos; 
  • Potássio e magnésio: ajudam na fisiologia cardíaca.

Além disso, a fruta conta com a presença de fibras, que mantêm o trato digestivo equilibrado.

Labrador preto

Quantidade e cuidados ao oferecer jaca para cachorro

A fruta é pouco estudada na alimentação dos pets, por isso, a médica veterinária recomenda não abusar da quantidade. Além disso, como citamos, a fruta tem açúcares na composição. 

“Devemos oferecê-la apenas para saciar a vontade do pet como um agrado, mas não tornar esse fornecimento frequente. Quando for oferecer, não exceda os 10% das calorias diárias ingeridas pelo cachorro, prescritas pelo médico veterinário”, recomenda Marina.

Além dos cuidados na quantidade, ao servir a jaca, é preciso que ela esteja sem casca, pois há o perigo de o pet se engasgar por ela ser dura e áspera. Por conta de seu tamanho, as sementes também devem ser retiradas para evitar obstrução intestinal e engasgo.

Agora que você já sabe se cachorro pode comer jaca, que tal saber sobre quais outras frutas os pets podem também se alimentar? É só acessar nosso blog e conferir!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.