Cão idoso pode ser castrado?

Uma dúvida extremamente comum, principalmente entre os tutores que acabaram de adotar um cachorro abandonado, é: “cão idoso pode ser castrado?”

Por mais que seja comum, a castração ainda é um tema que gera muita dúvida, principalmente quando se trata de cães mais velhos. Afinal, será que vale a pena castrar um cachorro idoso? Quais benefícios pode trazer? Existe algum risco de saúde? É o que vamos te explicar!

cão idoso castrado com um cone no pescoço

Cão idoso pode ser castrado?

Sim, um cão idoso pode ser castrado. Conforme explica o médico veterinário do time de PX da Petlove João Andrade, não há nada que impeça que um cachorro com mais de sete anos de vida seja castrado.

“Assim como os cães mais jovens, os cães idosos podem ser castrados e serem atingidos pelos benefícios da castração”, destacou o médico veterinário.

Quais os benefícios de castrar um cão idoso?

Independentemente da idade, segundo João Andrade, a castração promove uma série de benefícios ao cachorro idoso, entre eles:

  • Previne doenças do sistema reprodutivo, como HPB (hiperplasia de próstata) e neoplasias testiculares
  • Diminui a demarcação de território
  • Diminui comportamentos sexuais
  • Pode deixar o cão mais calmo
  • Diminui a ocorrência de brigas por fêmeas

Agora, em relação às cadelas, os principais benefícios estão relacionados à prevenção de problemas como:

  • Câncer de ovário e útero
  • Infecção uterina
  • Neoplasias mamárias
  • Pseudociese (mais conhecida como “gravidez psicológica”)

Além disso, de acordo com João, a castração, mesmo em uma faixa etária mais avançada, pode aumentar a expectativa de vida e inibir a manifestação do cio, evitando gestações indesejadas.

Existe alguma contra indicação ou risco em castrar um cão idoso?

O que muitos tutores se perguntam é se existe algum risco de castrar um cão idoso. Conforme explica o médico veterinário, existe risco, sim, e está diretamente relacionado à anestesia.

“A anestesia em cães idosos envolve maiores riscos, pois o fármaco atua diretamente no sistema nervoso e também pode influenciar o sistema cardíaco, sendo assim, se o animal tem alguma restrição podemos observar complicações quando submetidos”, explicou.

Porém, isso não é motivo para evitar castrar o seu cachorro, já que, segundo João, “com o avanço da medicina veterinária, existem protocolos modernos e muito seguros que diminuem os riscos da cirurgia”.

Cachorro em uma consulta no médico veterinário

Portanto, aos que se perguntam se é necessário castrar o cachorro idoso, a castração, mesmo que tardia, traz uma série de benefícios à saúde. Em outras palavras, o procedimento pode fazer com que o pet tenha uma vida mais longa e saudável!

 Se está pensando em castrar seu cachorro idoso, converse com o médico veterinário de sua confiança, realize os exames que ele solicitar e, estando tudo certo, é só marcar o procedimento e dar muito carinho pro seu pet para que ele se recupere logo!

Agora que você já sabe que cão idoso pode ser castrado, visite o Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.