Cinco atividades para fazer com seu cachorro

Nós, aqui no Dicas Petlove, sempre batemos na tecla que os pais devem promover uma bela rotina de exercícios físicos para os cachorros, independentemente da raça, pois são essenciais para manter a saúde deles em dia. Porém, é importante fugir daqueles passeios rotineiros, afinal, fazer sempre a mesma coisa é entediante tanto para nós quanto para eles. Separamos cinco dicas de atividades para fazer com o seu cachorro, confira:

Cinco atividades para fazer com seu cachorro

Rastreamento

Embora o rastreamento seja uma habilidade especial de algumas raças como o Beagle, por exemplo, todos os cães têm maestria nessa atividade e, por isso, os pais podem promover brincadeiras onde o pet possa usar e abusar do seu poderosíssimo nariz.

Nessa atividade, o cachorro é desafiado a encontrar algum alimento por meio de algumas pistas. Por exemplo: pegue uma comida úmida ou um petisco com forte odor, esfregue em alguns brinquedos e espalhe-os pela casa em forma de instruções para que o pet consiga rastrear o local exato onde a guloseima se encontra. No caso das comidas úmidas, é possível pingar algumas gotinhas do líquido no chão para que o pet siga apenas o cheiro – depois que a brincadeira terminar, lembre-se de premiar o pet, afinal, todo trabalho não pode ser em vão. 

Dock Diving

Com certeza você já deve ter visto na internet vídeos de cães dando pulos altíssimos em piscinas tentando abocanhar algum objeto ou brinquedo. Esse é um esporte de verão muito famoso para cães chamado “Dock Diving” que, inclusive, é transmitido em alguns canais de TV sobre animais. Nessa atividade, os pets competem à distância ou altura, saltando de uma doca ou plataforma para água. Uma alternativa excelente para cães que adoram atividades na água, como o Labrador, por exemplo.

Cinco atividades para fazer com seu cachorro

Agilidade

Essa é provavelmente a mais conhecida no mundo pet: a Agilidade, ou Agility, é um circuito canino que consiste em uma série de obstáculos como, gangorras, túneis e rampas que o pet precisa percorrer no menor tempo possível. Gostou? Então monte a sua prova e intime o seu pet a “suar a camisa” – se ele quiser, é claro. Algumas raças se destacam – e muito – no agility. Border Collie, Pastor de Shetland e o Boiadeiro Australiano são feras no circuito! 

Estilo livre

Essa atividade mais se parece com uma dança: o cachorro faz truques como pular, girar e rolar, mas de uma forma ensaiada – como se fosse uma coreografia. O estilo livre é uma das mais novas competições caninas e vem ganhando popularidade a cada ano. Veja o vídeo de uma competição:

Busca

Por último, o jogo de busca é muitos simples e amado pela grande maioria deles. Escolha o local, pode ser um parque ou o próprio quintal onde o pet fica, pegue um brinquedo – o Graveto da Buddy Toys está entre os preferidos para essa atividade -, e arremesse-o para que o peludo busque e lhe traga o objeto de volta.

Sobre o autor

Gabriel Arruda

Gabriel Arruda

É estudante de Jornalismo, apaixonado por animais e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.