Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Comida para cachorro idoso

Quando temos um cachorro idoso em casa, sabemos que eles precisam de alguns cuidados especiais, e um deles é a alimentação, portanto hoje vamos conferir opções de comida para cachorro idoso. Cães mais velhos possuem necessidades nutricionais diferentes que os mais jovens, por isso, quando seu peludo atinge seus anos dourados, você deve ficar de olho em suas necessidades nutricionais. Confira aqui 8 dicas para deixar seu cão idoso mais feliz.

Muitas podem ser as perguntas que rodeiam os pais dos cachorros idosos, como: Com que idade meu cachorro é idoso? É necessário “comida de cachorro para idosos” para meu filho de quatro patas? Qual é a melhor ração para cães idosos do mercado? Existe ração natural para cães mais velhos? Vamos tentar responder cada uma delas e ajudar você a escolher a melhor opção para seu cão.

Comida para cachorro idoso, cachorro idoso deitado na grama

Como saber se meu cachorro já deve comer ração de idoso?

Não há uma definição clinicamente aceita para saber quando um cão é considerado idoso, a idade irá variar principalmente de acordo com o porte do seu pet, por isso, o acompanhamento regular com o médico veterinário é tão importante. Existe no mercado uma padronização, geralmente, acima de sete anos já são considerados idosos e existem inúmeras rações disponíveis para os nossos velhotes. Você pode encontrar todas as opções no site da Petlove.

É necessário “comida de cachorro para idosos” para meu filho de quatro patas?

Cachorros idosos podem ter alguns sinais clínicos que podem ser melhorados com um ajuste na alimentação, claro, sempre com o aval do médico veterinário. Perdas de massa muscular podem ser bastante comuns, por isso, uma alimentação mais proteica pode ser um caminho adequado, problemas no trato digestório podem indicar falta de fibras na dieta, problemas relacionados à pele e visão podem ser melhorados com alguma suplementação, mas lembre-se, cada caso é um caso.

Qual é a melhor ração para cães idosos?

Existem no mercado diversas opções de rações para cachorros idosos, cada uma com uma formulação diferente da outra, mas nem sempre elas são a melhor opção para o seu cão. Se estiver em dúvida, leia atentamente os rótulos e confirme com seu médico veterinário se esta alimentação é a melhor para ele.

Geralmente as rações para idosos diferem das rações para adultos em alguns pontos, como:

  • Ajustes em nutrientes
  • Digestibilidade superior (mais fibras)
  • Textura menos densa e/ ou formulada para combater doenças dentárias
  • Suplementos para articulações 
  • Ômega-3 e antioxidantes

Dentre as opções de alimentação para os cães seniores podemos encontrar rações secas, rações úmidas e comida natural. Todas elas podem ser encontradas no site da Petlove.

Rações secas para cachorros idosos

As rações secas são as mais comuns e conhecidas na alimentação dos nossos pets, elas são práticas e possuem inúmeras opções para ficarmos eternamente em dúvida, por isso, antes de escolher a nova comida do seu filho de quatro patas, o ideal é pedir ajuda a um zootecnista ou ao médico veterinário que o acompanha. 

Para aumentar a chance de acerto, é legal procurar pelas rações do tipo Super Premium, elas possuem formulações com ingredientes melhor selecionados e processos de fabricação que melhoram a qualidade do produto final.

Para te ajudar, listamos as cinco melhores rações secas super premium para cães idosos disponíveis no site da Petlove.

Rações úmidas para cães seniores

Outra opção muito legal para os velhinhos são as rações úmidas. Quando optamos por alimentos de qualidade, com marcas conhecidas e conceituadas, com certeza achamos sachês e/ ou patês com formulações e ingredientes perfeitos para nossos pets. Vale lembrar que nem todos os alimentos úmidos são considerados completos, então é bom ficar de olho na hora da escolha.

Além disso, a comida úmida possui muitos benefícios, como o maior teor de umidade, o que pode ajudar seu peludo a se manter hidratado e evitar problemas no trato urinário. Também possuem menor quantidade de carboidrato, quando comparada às rações secas, o que pode ser bem legal para cães com excesso de peso ou com sensibilidade alimentar. E por fim, alimentos úmidos costumam ser mais “gostosos”, atendendo até os paladares mais exigentes.

Ração natural para cães mais velhos

Para os pais que optam por uma “pegada” mais natural, existem opções de rações naturais, isso mesmo, mas cuidado, se você ainda se confunde com esses termos, dê uma olhadinha em nosso texto sobre o que torna uma ração natural.

Pensando nisso, a  All Love traz opções de comidinhas orgânicas e uma delas é ideal para os cães idosos. A  Comidinha Orgânica All Love Frango, Chia, Abóbora, Linhaça, Cenoura & Cúrcuma para Cães Velhotes é formulada com ingredientes saudáveis, orgânicos e super fresquinhos para seu pet. Além de ser uma alimento 100% natural e completo, não possui subprodutos, transgênicos, corantes ou qualquer conservante químico. Com certeza seu pet vai se deliciar com essa gostosura.

Agora você já conhece algumas ótimas opções de comida para seu velhote, mas lembre-se antes de mudar radicalmente a dieta dele, consulte um médico veterinário para ter certeza de que seu cãozinho está bem de saúde e não precisa de nenhum cuidado especial e aproveite com ele todos os bons momentos da vida!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriela Teixeira Degiovani

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.