Cadastre-se e ganhe 20% OFF na primeira assinatura!

Como escolher a melhor cama para seu cachorro?

O cachorro precisa de uma nova caminha. Você entra no pet shop da Petlove e se depara com uma infinidade de modelos, formas e valores. Qual é a melhor para o meu cachorro?

Caminha é mais do que um local fofinho para o cachorro descansar. A cama deve ser um local confortável, mas, acima de tudo, de segurança. E isso é pouco respeitado por parte do tutor.

Não existe a caminha perfeita. Ela deve ser escolhida de acordo com o temperamento e preferências do cachorro. Se é um animal calorento, dê preferência por tapete gelados ou camas com tecido mais frios. Se é um cachorro friorento, podemos escolher aquela caminhas cheias de pelos e bem fofas. Os cães de pequeno porte normalmente preferem caminhas fechadas, no estilo iglu. Se é de ursinho, de cupcake, de unicórnio, nada disso importa para ele.

Mesmo que ele durma na cama com você, ele deve ter uma cama no chão só para ele.

cachorro dormindo em uma cama para cachorro

O que toda cama para cachorro deve ter?

O que é imprescindível para todas as caminhas é a facilidade de lavagem. Por mais que o cachorro tome banho, que passe lenço umedecido, sempre ficará um resíduo ou uma baba na caminha. Por isso, ela deve ser lavada a cada 15 ou 20 dias. 

Dê preferência por aquelas com zíper e que retire totalmente o enchimento, para lavar somente a capa. Isso fará toda diferença no bem-estar do cão, já que irá acumular menos ácaro na caminha e ele correrá menos risco de ter alergias.

Cama ou casinha?

Para cães que dormem na parte externa da casa, eu sugiro colocar uma caminha dentro da casinha. Outra opção é usar a caminha dentro da caixa de transporte do animal. Assim, quando precisar fazer algum exercício ou viajar, ele já está habituado. 

Ter somente a casinha pode ser desconfortável para o cão, a depender da sua idade e possíveis dores. Por isso, o ideal é, mesmo tendo uma casinha, oferecer uma caminha para o cachorro.

Respeite a caminha!

É muito comum que, quando estamos carentes, querermos ter nosso peludo mais pertinho. Se ele quer ficar na sua caminha, vamos lá e pegamos no colo. Esse é o pior erro que cometemos, pois não respeitamos o espaço do animal. Sem poder ter seu espaço respeitado, o cão passa a não ficar mais na caminha e buscar locais mais fechados, de difícil acesso, para se esconder, dormir, roer algo ou tirar aquele cochilo no meio do dia.

A caminha é um local sagrado para o cão. Onde ele jamais deve ser perturbado. Se precisar tirá-lo de lá, basta chamá-lo de forma bem festiva e oferecer algo que ele goste muito.  Jamais colocar a mão e tirá-lo a força.

E se meu cachorro não gostar da caminha que eu comprei?

Nem sempre o que achamos mais bonito é o que o peludo mais vai gostar. Muito pelo contrário, ele pode simplesmente ignorar a caminha e dormir no chão. Não se sinta mal. Se o cachorro não gostar da caminha nova, você tem duas opções: fazer um treino para associar a caminha a coisas boas ou já desapegar e doar a caminha.

Se a sua escolha foi fazer o treino, comece oferecendo tudo que o pet mais gosta naquela caminha. Brinquedos, mordedores, petiscos e até a alimentação deve ser oferecida quando ele estiver na caminha. Assim, ele começará a associar o local a coisas positivas. Mas se a cama for desconfortável por algum motivo, mesmo com o treino, o cachorro evitará ficar nela.

A escolha da caminha é muito mais do que beleza ou moda. É preciso entender o cão e olhar para o que é melhor para ele, não para a decoração da casa. O bem-estar dos cães é nossa responsabilidade!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Luiza Cervenka

Luiza Cervenka é bióloga, com mestrado em Psicobiologia (comportamento animal), Pós-graduação em Jornalismo e doutoranda em Medicina Veterinária. Assina o blog Comportamento Animal do Estadão e tem quadro pet no Programa Revista da Manhã na TV Gazeta. Atende cães e gatos como Terapeuta Comportamental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.