Curiosidades sobre o Sheepdog

O Old English Sheepdog, ou apenas Sheepdog, é uma raça de cachorro muito ativa, energética e gentil. Com uma personalidade bem humorada, os peludos dessa raça são muito amorosos com sua família, principalmente com crianças. Veja aqui curiosidades sobre o Sheepdog!

Old English Sheepdog deitado

A raça tem origem na Inglaterra e foi reconhecida pelo American Kennel Club (famoso clube de registro de cachorros de raças puras) em 1905. Os sheepdogs foram criados a partir de cruzamento entre raças, porém, não se sabe exatamente quais. Sua criação foi feita com o objetivo de pastorear gados e ovelhas, e também proteger os animais de lobos. 

A pelagem do Sheepdog é bem longa e grossa, por isso requer bastante cuidado, como banhos frequentes e escovação diária. Dentre suas cores, a raça possui tons cinzas ou azuis sobre uma marcação branca.

Se não devidamente socializado desde filhote, o sheepdog pode ser um pouco hostil com outros animais e pessoas que não são do seu convívio. 

Curiosidades sobre o Sheepdog

Levam anos para atingir a fase adulta: diferente de muitas raças, os sheepdogs demoram para atingir a fase adulta. Geralmente, aos dois anos de idade é que deixam de ser considerados filhotes.

Raça da Priscila, da TV Colosso: sucesso gigantesco na TV brasileira, a TV colosso era um programa infantil da década de 1990. A protagonista era uma cachorra chamada Priscila, que era da raça Sheepdog. O comportamento da personagem no programa condizia muito bem com a personalidade da raça: brincalhona, dócil e com ótimo senso de humor. 

Cachorro “Max”, de “A Pequena Sereia”: no desenho da Disney a raça também marcou presença. Chamado de “Max”, o sheepdog era o pet de estimação do príncipe Eric. 

Também chamado de Bobtail: em alguns países o Sheepdog também é chamado de Bobtail, por possuir a cauda cortada bem curtinha. Felizmente, no Brasil, hoje a prática de cortar o rabo de cachorros é proibida. 

De cão de pastoreio para membro da família: inicialmente, o Sheepdog foi criado para pastorear, porém, com o passar dos anos, seu jeito brincalhão, carinhoso e atencioso encantou os humanos, fazendo com que ele se tornasse membro da família. 

Old English Sheepdog correndo na grama

Perigo de extinção: segundo o American Kennel Club (AKC), o Old English Sheepdog corre risco de extinção. O clube teve apenas 98 pedidos de registro de pedrigrees da raça em 2019, 67% menos do que em comparação a 1999. 

Popularidade: a raça chegou aos Estados Unidos no século XIX, porém não ficou popular logo na chegada. A fama só veio na década de 1970, quando o cachorro ficou famoso, principalmente na mídia. Já no Brasil, os sheepdogs não são facilmente encontrados.

Aparições em pinturas: por mais que o Sheepdog tenha sido reconhecido pelo AKC somente em 1905, já existia uma aparição da raça em uma antiga pintura de Gainsborough, do ano de 1771. O Bobtail foi apresentado pela primeira vez em uma exposição mais de 100 anos depois, em 1873, na cidade de Birmingham, Inglaterra.

Sheepdog no campo

O que achou das curiosidades sobre o Sheepdog? Mais informações sobre essa raça e outras você pode encontrar em nosso blog ou página de raças!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.