Dachshund

Dachshund

dachshund

dachshund

O dachshund é um cão de caça que ocupa sozinho o 4º grupo na nomenclatura da F.C.I.. Existem três variedades: Standard, Anão e Kaninchen. Cada variedade inclui três tipos de pêlo: pêlo curto (Kurzhaar), pêlo longo (Langhaar), pêlo duro (Rauhhaar).
A origem do Dachshund é misteriosa. A variedade de pêlo curto, a mais antiga,resulta do cruzamento de uma variedade baixa do Bruno du Jura com um Pinscher. Este Dachshund de pêlo curto deu origem às outras duas variedades. O de pêlo longo foi estabelecido no século XVII. O Dachshund de pêlo duro, criado no fim do século XIX, terá a sua origem no cruzamento do Dachshund de pêlo curto, o Schnauzer, o Dandie Dinmont Terrier e talvez o Terrier Escocês.
O primeiro padrão foiredigido em 1879. O Deutscher Dachshund Club foi criado em 1888. O padrão foi estabelecido em 1925. A variedade standard, especialmente a de pêlo duro, é utilizada na procura de pista de sangue de peças grandes, na caça à lebre e ao coelho, e também
para desentocar presas(raposa, tego). A variedade Kaninchen foi criada especialmente para a caça ao coelho. No início do século XX, a variedade de pêlo curto era a preferida pelos amadores, antes de darlugar à variedade de pêlo duro que atualmente é a mais procurada.

Grupo 1A
PAÍS DE ORIGEM Alemanha
NOME DE ORIGEM Dachshund (= cão para caça ao texugo)
OUTROS NOMES Teckel padrão (Talhe Normal – Dachshund),Teckel anão (Zwerg, Zwerg – Dachshund),Teckel de caça ao coelho (Kaninchen – Dachshund)

Características anatômicas:

CABEÇA
Fina, alongada, continuando a afilar até a trufa. Crânio pouco volumoso. Stop pouco marcado. Cana nasal ligeiramente encurtada.
Nariz estreito. Trufa finamente delineada, preta ou castanha conforme a cor da pelagem. Mandíbulas muito desenvolvidas.
Lábios apertados.

OLHOS
De tamanho médio, ovais, do castanho avermelhado ao castanho preto. Os olhos gázeos são tolerados nos Teckels cinza e arlequim.
ORELHAS
Inserção alta, planas e arredondadas na extremidade, os bordos anteriores se apóiam na bochecha.
CORPO
Longo. Pescoço musculoso, seco, sem barbela. Esterno forte e bastante saliente. Tórax alto e largo. Caixa torácica vista de frente, é
oval. Costelas com tendência para serem lisas. Dorso curto e rígido. Lombo curto, largo e firme, ligeiramente arqueado. Garupa longa,
arredondada, compacta muito pouco inclinada para a raiz da cauda.Ventre bem retraído.
MEMBROS
Curtos e musculosos. Patas largas e redondas, ligeiramente viradas para o exterior nas patas dianteiras. Dedos apertados, bem arqueados.
CAUDA
Ligeiramente arqueada, não é portada alegremente.
PÊLO
– Pêlo curto: denso, acamado.
– Pêlo duro: espesso, com subpêlo. Bigode, sobrancelhas tufados e pêlo quase raso nas orelhas.
– Pêlo longo: macio, acamado, ligeiramente ondulado (lembra o do Setter irlandês), mais longo sob a garganta, sob o tronco, nas orelhas, na parte superior dos membros na extremidade da cauda (franjas).
PELAGEM
– Pêlo curto : Unicolor:fulvo, amarelo-fulvo, amarelo ; todas estas cores puras ou mosqueadas com pêlos pretos. Bicolor: preto
castanho, cinza, branco nas extremidades, cor de fogo com marcas sobre os olhos, dos lados do focinho, no peito, na parte superior dos membros, nas patas…
-Arlequim: base da pelagem castanho claro, cinza claro, branco com manchas irregulares castanho escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou
preto.
– Pêlo duro:todas estas cores admitidas.
– Pêlo longo: a mesma pelagem que o Teckel de pêlo curto.

TAMANHO DO DACHSHUND

Conforme as variedades:
de 26 a 37 cm

PESO DO DACHSHUND

Dachshund standard: inferior a 9 kg. Ideal: 6,5 a 7 kg.

Dachshund anão: inferior a 4 kg aos 18 meses. Caixa torácica inferior a 35 cm.

Dachshund Kaninchen: inferior a 3,5 kg. Caixa torácica inferior a 30 cm

Temperamento, aptidões, educação: 
Robusto, corajoso e resistente, o Dachshund nem sempre apresenta bom temperamento. Independente, morde facilmente, lutador e dominante em relação aos outros cães, ladrador e portanto um cão de guardae de aviso. Afetuoso, alegre, mas possessivo e muitas vezes ciumento.
O Dachshund de pêlo curto é o mais vivo, o de pêlo duro o mais rústico e o mais caçador. O de pêlo longo é o mais calmo. Na verdade, qualquer Dachshund deve receber, desde pequeno, uma educação firme mas com doçura.
Conselhos
Adapta-se bem à cidade, especialmente o Dachshund de pêlo longo, mas o exercício é indispensável para seu equilíbrio.
Escovação e penteado sem especial para as variedades de pêlo duro e pêlo longo.
Utilização
Caça, guarda e companhia.

Fonte: enciclopédia do cão Royal Canin e wikipedia

Sobre o autor

Dr. Marcio Waldman

Dr. Marcio Waldman

Medico veterinário, diretor e fundador do www.petlove.com.br. Formado em 1988 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e pós graduado em latu sensu em odontologia veterinária, foi secretário geral da Anclivepa SP (associação nacional de clínicos veterinários de pequenos animais) e sócio fundador do Simpavet (sindicato patronal dos médicos veterinários). Atuou como clínico veterinário de pequenos animais de 1988 a 2005 em São Paulo, e em 2005 terminou a atividade na clinica para se dedicar exclusivamente ao Pet Love.

6 Comentários

  • Gostaria de saber, pois tenho uma dachshund de um ano e quatro meses. Acabou de sair do segundo cio, mas não quero cruzar nem castrar. Ela está com gravidez psicológica o que devo fazer para amenizar a depressão dela? Aguardo contato.

    • ola tatiana

      Gravidez psicologica ou pseudociese é uma afecção cada vez mais frequente em cadela. O tratamento vai desde medidas locais (na região mamaria) até medicamentos por via oral. Fica impossivel para nós lhe indicar algo pelo blog, o ideal seria vc procurar o seu veterinário de confiança e conversar com ele sobre como controlar os sinais fisicos e comportamentais da gestação imaginaria.

Deixe um comentário