OK!
> Bem-estar > Saúde > Escovar dentes de gato é necessário?

Escovar dentes de gato é necessário?

Por Larissa Moreira -

Provavelmente isso não passa na cabeça da maioria dos donos de miau. Afinal, devemos escovar os dentes de gato? Isso pode assustá-lo? Causar problemas? É muito raro pensar nisso. No entanto, a prática é muito aconselhada para evitar diversos problemas de saúde e garantir a higiene bucal do seu gato.

Pode escovar dentes de gato?

Sim! Se você não fizer isso, ele pode ter problemas na boca. O médico veterinário José Mourino aconselha fazer isso diariamente, mas apenas uma vez por dia. “A placa bacteriana se forma em 24 a 48 horas. Se não for devidamente removida, isso leva a formação de cálculo dental e gengivite”, explica.

Ou seja, é de extrema importância essa escovação. Caso ache que não é possível escovar diariamente, faça isso com a maior frequência possível, justamente para evitar os problemas mencionados.

Como escovar dentes de gato?

Essa é uma questão bastante prática. Para escovar dentes de gato, é necessário uma pasta de dente específica para pets, geralmente a mesma que pode ser usada para cachorros.

“O atrito necessário para uma boa higiene pode ser obtido com escovas de dentes humanas ou veterinárias”, explica Mourino.

Além disso, é bom prestar atenção no tamanho da escova, para que ela caiba bem na boca do felino e não o machuque.

“A escovação dental deve ser feita de forma muito parecida com a que fazemos e nunca empregar muita força”.

Como acostumar?

O profissional também chama a atenção para a forma com que devemos acostumá-los com a escovação. É necessário acostumá-los ao pouco e fazer de forma muito calma e paciente, pois ele claramente ficará assustado quando o processo começar. Não apresse!

Também é necessário lembrar que gatos não devem sair para caçar. Mas no caso do seu gato matar um rato ou um passarinho, escove seus dentes logo depois.

Por Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Veja todas suas publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e fique sabendo das ofertas antes de todos!