Escovar dentes de gato é necessário?

Provavelmente isso não passa na cabeça da maioria dos donos de miau. Afinal, devemos escovar os dentes de gato? Isso pode assustá-lo? Causar problemas? É muito raro pensar nisso. No entanto, a prática é muito aconselhada para evitar diversos problemas de saúde e garantir a higiene bucal do seu gato.

Devo escovar dentes de gato?

Sim! Se você não fizer isso, ele pode ter problemas na boca. O médico veterinário José Mourino aconselha fazer isso diariamente, mas apenas uma vez por dia.

“A placa bacteriana se forma em 24 a 48 horas. Se não for devidamente removida, isso leva a formação de cálculo dental e gengivite”, explica.

Ou seja, é de extrema importância essa escovação. Caso ache que não é possível escovar diariamente, faça isso com a maior frequência possível, justamente para evitar os problemas mencionados.

Como escovar dentes de gato

Essa é uma questão bastante prática. Para escovar dentes de gato, é necessário uma pasta de dente específica para pets, geralmente a mesma que pode ser usada para cachorros.

“O atrito necessário para uma boa higiene pode ser obtido com escovas de dentes humanas ou veterinárias”, explica Mourino.

Além disso, é bom prestar atenção no tamanho da escova, para que ela caiba bem na boca do felino e não o machuque.

“A escovação dental deve ser feita de forma muito parecida com a que fazemos e nunca empregar muita força”.

Como acostumar

O profissional também chama a atenção para a forma com que devemos acostumá-los com a escovação. É necessário acostumá-los ao pouco e fazer de forma muito calma e paciente, pois ele claramente ficará assustado quando o processo começar. Não apresse!

Também é necessário lembrar que gatos não devem sair para caçar. Mas no caso do seu gato matar um rato ou um passarinho, escove seus dentes logo depois.

Sobre o autor

Larissa Moreira

Larissa Moreira

Larissa tem quatro miaus: Câmara, Ação, Gravando e Clica Fora, está no quarto ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, é apaixonada pela língua alemã, livros de fantasia, chá de camomila e pelos seus quatro bebês (que já nem são mais bebês).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.