Espirro reverso: o que é isso?

Se você já presenciou um episódio de espirro reverso provavelmente quase teve um ataque cardíaco como eu. Quando o animal passa por isso ele parece estar engasgando e deixa a gente super preocupado. Mas fique tranquilo que isso é normal e não compromete a saúde do seu bichinho. Vou te explicar.

Afinal, o que é o espirro reverso?

 Também chamado de “respiração paroxística inspiratória”, o espirro reverso nada mais é do que um “espirro pra dentro”.

O espirro é o ato de expulsar o ar através do nariz. No espirro reverso, como o nome diz, acontece o contrário: o ar é puxado pra dentro.

Ambas as situações tem como objetivo expulsar algum corpo estranho na laringe, faringe e garganta. Pólen, poeira, um cheiro forte ou mesmo quando eles realizam muito esforço ou puxam a coleira com força durante um passeio.

Sintomas

Quando isso acontece com o animal, a gente acaba ficando preocupado porque dá a impressão de que eles estão engasgando. Começam a puxar o ar com muita força pelo nariz de forma rápida. Faz um barulho alto e estranho e o animal fica tenso, o que nos deixa tenso junto com eles. Outros sintomas são:

O bichinho fica parado, estático.

Mantém as patas afastadas.

Arregala os olhos.

Estica o pescoço para cima.

Emite um som alto como um ronco ou um engasgo.

Se você ainda não presenciou um espirro reverso, com essa descrição de sintomas deu para perceber que é um tanto assustador, né?

Veja um exemplo:

 

O que fazer durante um espirro reverso

Um episódio de espirro reverso dura de segundos até uns 2 minutos. Esse ato é a forma natural do animal se livrar daquilo que o está incomodando. Você pode ajudá-lo massageando levemente a garganta ou tapando as narinas para estimular a deglutição. Estimular o bichinho a tomar água também é uma boa. Mas em sua maioria ele vai melhorar sozinho em poucos minutos.

Devo me preocupar?

Não. Já deu pra ver que o espirro reverso é um ato natural assim como o espirro. Mas é claro que tudo em excesso deve ser motivo de atenção. Se a ação durar por mais de dois minutos, verifique a coloração das gengivas para se certificar de que ele não está engasgado (se elas estiverem arroxeadas, corra para o veterinário). Outra anormalidade seria se o seu bichinho apresentar o espirro reverso muitas vezes ao dia ou vários dias seguidos. Se você presenciar isso, leve-o ao veterinário para uma avaliação geral.

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

Deixe um comentário