Gato pode comer manga?

Para nós, humanos, a manga é muito bem-vinda, já que é rica em vitaminas B6 e C, responsáveis por melhorar a saúde dos olhos e fortalecer o sistema imunológico. Mas e para os felinos? Gato pode comer manga? É o que você descobrirá nesse texto!

Caixa de mangas

Quem sabe da importância das frutas na rotina alimentar dos humanos e ama seu bichinho, em algum momento já deve ter pensado em oferecer manga ou alguma outra fruta para o pet. Mas antes de servir, é importante saber se a fruta não é tóxica para eles, e como estamos falando da manga, saiba que ela não é tóxica para gatos. 

Riscos da manga para gato

Apesar da manga não ser tóxica para gatos, ela é muito doce, três vezes mais que a banana. O alto teor de frutose (açúcar natural das frutas) faz com que ela não seja indicada para ser consumida mais de uma vez por semana pelos gatinhos. Além disso, pets com doenças como diabetes e obesidade, não podem comer a fruta.

Vale destacar que os gatos não têm um sistema digestivo preparado para ingerir enormes quantidades de frutas ou saladas. Como a manga não pode ser oferecida em grandes proporções, o recomendado é que a fruta seja dada como um petisco para seu gato. Pequenos cubos poderão ser saboreados pelo seu felino. 

Gatos são carnívoros estritos, precisando de alimentos que contenham gordura e bastante proteína. Os bichanos podem sobreviver apenas comendo carne, por isso, a manga não é algo necessário em sua dieta. A ração para gatos já oferece todos os nutrientes que eles necessitam para viverem bem e saudáveis. 

Gato num fundo amarelo

Como dar manga para gato

Você pode dar manga para gato, mas para servi-la, é necessário termos cuidados na hora do preparo. 

  • Remova a casca: além de poder ter agrotóxicos, a casca da manga é amarga e grossa, por isso, sempre a retire. 
  • Retire o caroço: o caroço nunca deve ser oferecido, nem mesmo para o pet se entreter. 
  • Corte em cubos: cortar a manga em pequenos pedaços será ótimo para seu gato saborear de forma segura. O recomendado é oferecer um pedaço bem pequeno por semana. 

Oferecendo a manga dessa forma controlada e bem preparada, seu gatinho irá amar. Gostou de saber se gato pode comer manga? Acesse nosso blog e saiba muito mais sobre frutas para gatinhos.

 

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Amanda Fernandes

Estudante de Jornalismo, mãe do Dachshund (vulgo salsichinha) Scott, da gatinha Cristal e do agapornis Alisson. Sou amante de pets e de história, mas principalmente por pets. Desde pequena conhecida pela super paixão por cachorros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.