Perigos do chocolate para nossos pets

Você já deve ter ouvido falar que chocolate faz muito mal para os nossos pets, né? Mas você sabe o motivo de esse doce tão saboroso para nós ser tão perigoso para os nossos amigos? Especialmente nessa época de Páscoa, é muito comum tutores darem chocolate os seus bichinhos. “Ah, mas é só um pedacinho”. “Mas ele estava com tanta vontade”. Ou até mesmo aqueles pequenos ladrõezinhos que se aproveitam de momentos de distração para furtar um ovo de Páscoa que estava dando sopa. Pois nesse post vou te contar quais os perigos do chocolate e porque ele faz tanto mal para os nossos pets.

Composição do cacau – o grande vilão

Teobromina, esse é o nome do verdadeiro vilão! O organismo de humanos e animais funciona de forma muito diferente, por isso alguns alimentos são inofensivos para nós e altamente perigosos para os pets. A Teobromina não é metabolizada pelo organismo dos animais (como acontece em nós, humanos), ou seja, essa substância não é “quebrada”, o que faz com que se acumule no corpo do animal dificultando sua eliminação.

Parente da cafeína, a teobromina em grandes quantidades afeta o cérebro e o coração, podendo causar taquicardia, tremores, convulsão e pode sim levar o bichinho à morte. Para piorar a situação, além de não ser absorvido pelo organismo do pet, a Teobromina tem uma meia-vida de 17 horas, o que permite que essa substância fique agindo no sangue do animal por até 6 dias!!! Por esse motivo que o chocolate intoxica o animal.

Perigos do chocolate para o meu pet

Além dos efeitos perigosos que o chocolate causa no organismo do bichinho, alguns dos sintomas que o animal pode apresentar caso esteja intoxicado são: vômitos, diarreia, ingestão de água a cima do normal, o animal urina mais, agitação excessiva. Esses são os sintomas que aparecem nas primeiras horas da intoxicação. Depois disso (dependo da quantidade de chocolate ingerido) o animal apresenta os sintomas mais graves citados no tópico anterior.

Vale a pena ressaltar que essas reações dependem da quantidade e do tipo de chocolates ingeridos e do tamanho do animal. Sendo assim, o chocolate branco, por exemplo, não possui cacau em sua composição. Já um chocolate meio amargo possui uma concentração bem maior desse fruto. Animais maiores precisam ingerir uma quantidade maior de chocolate para ficarem intoxicados, se comparados com animais de pequeno porte.

Porém isso não quer dizer que dar chocolate ao leite ou chocolate branco ao seu pet está permitido! Esse alimento possui uma quantidade altíssima de gordura que também faz mal ao animal. Ele não será intoxicado, mas terá vômitos e diarreias. Então, nada de chocolate para o bichinho.

Meu bichinho comeu chocolate sem eu perceber. E agora?

Bom, nós sabemos que nossos queridos cachorros e gatos, também conhecidos como anjos de  patas gostam mesmo é de burlar as regras, né? Ainda mais tratando-se de um alimento tão cheiroso quanto o chocolate. É muito comum acontecerem alguns furtos, principalmente nessa época de Páscoa. Sabendo dos perigos do chocolate, se isso acontecer, o mais indicado é levar o animal imediatamente ao veterinário, principalmente se ele apresentar os sintomas já indicados.

O veterinário irá avaliar as condições clínicas do animal para saber o nível de intoxicação. Lavagem gástrica e soro para hidratação serão realizados. Dependendo da gravidade, a internação será recomendada para manter o animal em observação até que tenham a certeza de que todo o produto tóxico tenha sido eliminado do organismo do bichinho.

O presente de Páscoa adequado

Todo bem, tudo bem. Nossos bebês merecem um mimo de Páscoa, né? Pois saiba que existem “chocolates” feitos especialmente para os animais. Esses produtos são feitos com ingredientes que os bichinhos podem comer tranquilamente e utilizam de artifícios como aromas de chocolate e até mesmo baunilha, para manter aquela aparência, textura e até o cheiro do chocolate. Mas lembre-se de que, mesmo sendo um produto feito para eles, não abuse da quantidade! Uma frutinha ou um pedaço de cenoura vai deixá-los feliz do mesmo jeito!

Aqui você encontra algumas opções deliciosas para a Páscoa do seu pet. 

Sobre o autor

Bruna Cela

Bruna Cela

Publicitária e aspirante a empresária. Mãe coruja da Sunny, daquelas que posta mil fotos no Instagram (como essa aí de cima). Ama tudo o que é relacionado a arte e a escrita é sua melhor ferramenta de expressão. Conversa com todos os pets que encontra pelo caminho e jura que, na maioria das vezes, eles respondem.

1 Comentário

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.