A personalidade do lhasa apso

Um cãozinho muito, muito antigo. Vindo das montanhas do Tibet e com uma calma que conquista muitas pessoas, esse é o cachorro lhasa apso. Delicado e conhecido por seus pelos longos e sedosos, esse amiguinho é um excelente companheiro para quem busca um cãozinho companheiro, que está disposto tanto a aproveitar um bom cochilo, como também algumas brincadeiras com pelúcia ou bolinha

Apesar da carinha de tímido e de ser visto sempre no colo de seus papais, o lhasa apso tem personalidade. E uma personalidade bem forte. Quem vê seu tamanho pequeno (alguns não medem mais do que 29 centímetros) não sabe a coragem que esse animalzinho tem para enfrentar perigos, principalmente quando envolvem seus humanos.

Seu aspecto corajoso e até mesmo bem tranquilo esconde o lado independente do pequeno lhasa apso e muito menos seu amor por brincadeiras e caçadas, mas ele é capaz de trocar tudo isso por tardes de cochilo ao lado da família.

Parece contraditório? Um pouco. Por isso, recomendamos que você continue lendo, para entender de verdade quem é esse pequeno e peludo amiguinho, que veio de tão longe.

Características

O que costuma chamar a atenção em um cachorro lhasa apso são seus longos pelos. Um pouco parecido – e até confundido por muita gente, com outro amiguinho bem peludo, o Shih Tzu – os lhasas apso tem um corpo bem forte, principalmente na região dos quadris,m contraste com sua aparência tão delicada.

Personalidade

O jeito tímido e até discreto do lhasa apso esconde um animalzinho alegre, fiel e bastante companheiro. Muito sociável, esse cãozinho se dá bem com praticamente todo mundo, de humanos a outros cachorros.

Apesar desse jeito brincalhão, os lhasas não são cães cheios de energia. Aliás, eles gostam bastante de um bom cochilo, sempre aconchegados perto de seus pais humanos. Mas isso não significa que o pequeno não precise de exercício. Como todo amiguinho de quatro patas, o ideal é montar um local onde o cachorro possa brincar com seus itens preferidos.

Aliás, por ser uma raça de cachorro um pouco mais calma que o elétrico Golden, por exemplo, o lhasa não vai se exercitar sozinho, mesmo que tenha um quintal imenso a seu dispor. Para tirá-lo do sossego, a dica é investir em brincadeiras onde toda a família participe, incluindo o pequeno.

Muito confiante e até um tanto destemido (outra característica que muita gente nem imagina que um cachorro lhasa apso possua), esse cãozinho gosta muito de receber bastante atenção de seus pais, principalmente aquele tradicional carinho na barriga, que todo cachorro adora.

Bastante silencioso, o lhasa não é um dos cães que mais costuma latir, o que pode ser ótimo quando se vive em um apartamento com um amiguinho desses, por exemplo. Aliás, ele só faz algum tipo de barulho quando percebe alguma ameaça e está sempre disposto a proteger seus humanos. Coragem essa raça tem, e de sobra.

Por ser muito sossegado, o lhasa se adapta bem às pessoas que tem uma rotina agitada e acabam passando longas horas fora de casa. Mas calma, isso não significa que você deva abandonar o cãozinho sozinho por dias (e nem por muitas horas).

O que queremos dizer aqui é que ele não destruirá sua casa se passar algum tempo sozinho. Ao contrário. O lhasa apso tirará um bom cochilo enquanto seus humanos não voltam do trabalho ou da escola, mas sempre atento ao menor ruído que indique a aproximação de alguém.

Os cochilos ajudarão o cãozinho a estar pronto para recebê-lo, com muita festa, quando você retornar de um dia cansativo de trabalho.

 

Treinamento

Um dos cãezinhos mais inteligentes do mundo, o lhasa apso filhote é bem fácil de treinar. Aliás, apesar da relativa teimosia, ele responde muito bem aos comandos, principalmente se eles forem ensinados com muito amor e carinho, sempre mostrando ao cãozinho que você não está ali para ameaçar, e sim para educar e principalmente amar seu amigo de quatro patas.

Mas, como toda raça de cachorros, embora seja mais tranquila, o lhasa precisa ser adestrado desde cedo, assim ele responderá aos comandos mais rapidamente e não dará trabalho algum.

Sobre o autor

Matilha Petlove

Matilha Petlove

1 Comentário

  • Isso td e verdade tenho 3 pai mae e filha e os amo incondicionalmente.Mais o meu Amor secreto e a minha Vitorinha q e a mae da Sophia e o Bruce q o pai formamos uma familia feliz.

Deixe um comentário