Por que a pupila do olho do gato muda de formato?

pupila olho gato

Os gatos ainda possuem hábitos selvagens tanto no comportamento como em sua fisiologia. É comum dormirem o dia todo e a noite começarem a brincar pela casa – o que deixa muito dono maluco na hora de dormir!

Isso acontece devido aos seus hábitos noturnos, principalmente para a caça na natureza. Para isso, os olhos dos felinos foram feitos para absorver a maior luminosidade possível, já que não enxergam formas tão bem quanto os humanos. Por terem hábitos noturnos, os olhos felinos possuem mecanismos que servem para melhorar a qualidade da visão, facilitando a caça noturna.

A pupila do gato

Já que as pupilas possuem músculos que filtram a passagem de luz nos olhos, durante o dia elas se contraem e ficam em formato de filetes verticais, diminuindo a passagem da luz.

pupila fina

Quando seu gato está naquele banho de sol na janela, suas pupilas se encontram tão finas que mal se nota. Neste momento pode-se notar que o gato também se encontra tranquilo, já que não precisa “ativar” sua máxima capacidade de captar luz para caçar – a não ser que algum passarinho passe pela janela!

Em ambientes escuros, as pupilas dilatam para aproveitar toda a captação de luz possível para o animal. No momento de caça ou brincadeiras, suas pupilas chegam a dilatar tanto que não é possível ver a cor da íris – nesta hora sabemos que ele está se preparando para dar o bote!

Outro fator para ajudar a captar luminosidade para a visão dos felinos é o reflexo que a luz faz nos olhos deles, devido a um conjunto de células chamado Tapetum lucidum., este mecanismo aumenta a captação dos receptores da retina. É devido a isto que podemos observar o brilho nos olhos dos gatos à noite. Além disso, os gatos possuem uma visão panorâmica de 200 graus, tudo para minimizar possíveis surpresas na vida selvagem.

Ao brincar com um gato, fique atento aos olhos dele, eles também dizem muito a respeito de sua intenção na brincadeira! Se as pupilas crescerem e ficarem bem redondinhas, é hora de recuar, pois ele está querendo brincar de caça!

pupila grande olho gato

 

Sobre o autor

Juliana Packness

Juliana Packness

Especialista em patologia clínica veterinária

44 Comentários

  • Meu gato tem dois anos e olhos azuis e há 3 dias notei que ele está com um dos olhos amarelos, o que pode ser? Seu comportamento está normal e alimentação também. Grata

  • Minha gatinha tem 1 ano e 1 mês, e estou preocupada fazem 3 dias que a pupila dela não dilata como normal, e a pele da área lacrimal estou achando muito grande, gostaria de saber se é grave?? Estou indo amanhã levar ela no veterinário

  • Boa tarde, adoro os textos… Gostaria de saber se sabe porque meu gato cismou de fazer xixi na minha cama e travesseiro… Ele é castrado desde novinho… e Tem aproximadamente 8 meses.. Não entendo já troquei o travesseiro mas ele quer fazer no novo. Estou deixando meu quarto fechado porque ele não vê a hora de entrar lá.. Cheira tudo, afofa o lugar e faz um pouquinho de xixi, com cheiro forte que impregna em tudo… Sabe porque ele ta tendo esse comportamento… Pode me ajudar?

    • Bom, isso deve ser porque vc tem uma gatinha muito agitada,minha gatinha é muitíssimo,como tenho que trabalhar n posso ficar brincando com ela,então comprei outra gatinha !!
      Se n quiser outro felino deixe ela em um lugar bem espaçoso e cheio de brinquedos,para ela ficar mais calma e se cansar,bjss espero ter ajudado

      • Ha esqueci,eu falei “…então comprei outra gatinha!!”eu não troquei de gato ok ?eu comprei outra gata para brincar uma com a outra…que aliás,elas se dão mt bem,bjss

  • Boa tarde,
    Eu tenho 4 gatos.
    Sophie, a mais velha, quando os machos gêmeos, Thomas e Anthony, chegaram passou a fazer as necessidades fora da cuba de areia sempre no chão mais destro do quarto aonde ficar as cubas deles.
    Vocês tem alguma sugestão para que eu possa tentar mudar está situação?
    E agora recentemente adotamos mais uma gatinha, a Aisha, e ela está com mania de pegar os cocozinhos na areia para brincar e as vezes resolve deitar na areia. Oq posso fazer também com relação a essa situação?
    Obrigada desde já.

    • Tem que ter uma cuba para cada 2 gatos e sempre que ele fazer a necessidade dele, tem que recolher!
      Obs: o pacote de areia deve ser despejado por completo, para ficar bem fundo, de preferencia areia sílica grossa.

  • Minha gata tem 2 anos,eu gostaria de saber porque ela fica com uma pupila pequena e a outra pupila grande,na mesma hora e durante o dia,já faz uns 3 dias que ela está assim.

  • Olá. minha gatinha Luma é minha alegria, sempre me espera quando chego em casa.É muito companheira e só fica dentro do apartamento, saio tranquila e encontro ela miando ao meu encontro, foi a melhor decisão que tomei quando peguei ela pra criar de uma ong de gatos abandonados, ela já está com 10 aninhos, e é muito linda e esperta.

    • Elas mudam rápido mesmo de acordo com a necessidade de luz que precisam no momento para enxergar!
      Nas brincadeiras e à noite as pupilas tendem a ficar maiores. Durante um banho de sol, ficam tão finas que mal conseguimos vê-las!

  • bom dia o meu gatinho é muito agitado ele tem quatro meses quando ele ficar a adulto ele vai ficar mais calmo ser mais amiguinho nosso e os gatos conhece seus donos ou só gosta da casa

    • Carmen, todo filhote é agitado, especialmente gatos e cachorros. Quando passam do 1º ano de vida começam a se acalmar. Gatos gostam sim dos donos, porém, são mais sensíveis à mudança de ambiente que os cães, por isso as pessoas tendem a dizer que eles só gostam da casa, o que não é verdade. Isso também é usado como desculpa para pessoas que se mudam e não querem levar os gatos. Tenho um gato de 12 anos que sabe o nome dele, atende quando chamo, brinca pouco, dorme muito, e me dá muita companhia e alegria. Saúde para o seu gatinho!

      • Q legal Alexandra, eu tenho 10 gatos, e todos eles tem nome tbm, e cada qual sabe o seu nome, pois me atendem quando chamo determinado bichano… tem pessoas q acham q os gatos não entendem como os cães, mas digo, pode não entender tanto quanto, mas entendem muito bem qdo os chamamos, ou qdo estamos bravos c eles por determinada arte… digo, os meus só faltam falar, pois, quando querem algo, se direcionam ao q eles querem e miam de forma diferente, um miado de pidão, seja, comida ou água, sabem onde ficam e basta chegar perto p eu saber o que querem, qdo querem atenção o, miado é carinhoso qse sussurante e, qdo é brincadeira se escondem e movimentam o bumbum como se estivessem dançando kkk… minhas alegrias… bjim

      • Faltou um pequeno detalhe importante, gatos por serem caçadores nato, gostam de conhecer seu território e área de domínio, por isso eles ficam tão relutantes com novos lugares.

        Minha gatinha é super dócil e extremamente carente, e sempre levo ela nas viagens, rsrs.

      • você já viu algum mendigo com um gato na rua kkkk ?
        gosto muito dos gatos,mas eu sei que ele só fica onde está bom para ele.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.