Cadastre-se e ganhe 15% OFF na primeira compra!

Por que meu cachorro me lambe?

A gente aprende desde cedo que os cães exploram o mundo utilizando principalmente o olfato e o paladar. Mas, por acaso, você anda se perguntando bastante: “Por que meu cachorro me lambe?”.

Muitos petlovers acham que o seu filho de quatro patas faz isso porque ele tem um perfil mais “beijoqueiro”. Mas, como você entenderá neste post, as lambidas do seu peludinho podem esconder outros motivos.

É claro, a frequência dos chamados “lambeijos” dos caninos variam de acordo com as raças. Aquelas com forte apego à família humana, como o Shih Tzu, Lhasa Apso, Pequinês e o Labrador e o Mastiff (para não ficar só nas raças de porte pequeno), são exemplos de cães que tendem a lamber com mais frequência seus humanos preferidos.

Cachorro lambendo uma criança

O motivo? Sinal de carinho mesmo! Pode considerar que as lambidas são como beijos distribuídos sem qualquer economia e, por favor, faça questão de retribuir o afeto com sessões de carinhos do jeitinho que o seu pet gosta : )

As lambidas também podem ser utilizadas como sinal de apaziguamento quando, por exemplo, o pet percebe que você não ficou contente com alguma situação e quer evitar qualquer atrito. Aceita um pedido de desculpas 😬?

Quando devo me preocupar?

Como você viu, a pergunta: “Por que meu cachorro me lambe?” não deve ser motivo de grandes preocupações, afinal, é um ato de afeto do seu pet. Porém, tudo que acontece em demasia merece uma atenção especial.

Alguns cães quando estão com algum problema de saúde ou emocional – por exemplo, uma dor incômoda ou medo por conta de um ambiente novo ou a presença intimidadora de um outro pet -, podem passar a ficar grudados em seus tutores e a lambê-los com mais frequência, pois estão se sentindo fragilizados ou vulneráveis.

Para prevenir este tipo de situação, preste bastante atenção ao comportamento do seu cachorro e não pense duas vezes antes de pedir ajuda a um médico veterinário. Quanto antes o problema for identificado e tratado, melhor será para o bem-estar do seu pet.

Meu cachorro se lambe demais. O que fazer? 

As lambidas no próprio corpo podem ser utilizadas pelos cães para fazer uma limpeza nos pelos ou quem sabe dar aquela coçadinha prazerosa, porém, o excesso também indica que o médico veterinário precisa ser acionado imediatamente.

Para entender melhor o assunto, nós pedimos ajuda da Jade Petronilho, Coordenadora de Conteúdo da Petlove e comportamentalista de pets. Veja só o que ela contou:

“Diferentemente dos gatos, os cães não devem se lamber grande parte do dia, mas sim por alguns momentos breves e específicos. Quando o se lamber se torna algo excessivo, é hora de procurar ajuda de um profissional. O ato de lamber as patas sem parar, por exemplo, pode significar algum problema na região, como uma pododermatite, mas pode também sinalizar estresse, tédio, ócio e falta de estímulos adequados no dia a dia desse pet”.

Para saber mais sobre outros comportamentos de cães e gatos que merecem a nossa atenção, coloque o nosso Blog entre os seus favoritos. Todo dia tem conteúdo novo pra te ajudar a cuidar ainda melhor do seu filho de quatro patas!

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Anderson Mafra

Jornalista apaixonado por animais, comunicação, música e que não perde um concurso cultural (na verdade já perdeu vários). Curioso de mão cheia, quer saber sempre mais e compartilhar conteúdo, dicas e curiosidades do mundo pet. É um petlover assumido, sem chance de reabilitação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.