Por que os gatos lambem os outros gatos?

Os gatos, em geral, costumam passar muito tempo de seus dias em duas atividades: dormir e se lamber. E diferentemente do que algumas pessoas podem pensar, a lambedura vai muito além de um simples autocuidado. A meticulosidade usada pelos felinos na hora de lamberem seus pelos é impressionante e gera curiosidade principalmente para os pais e mães ávidos pelo conhecimento comportamental de seus filhos de quatro patas. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos para ajudá-los a entender porque seus pets lambem uns aos outros.

Instinto maternal e vínculos sociais

Não é difícil imaginar que a lambedura tenha um resquício de instinto materno. Quando os filhotes nascem, as mães fazem toda sua limpeza e dão carinho aos pequenos pelo ato de lamber. Nas primeiras semanas de vida, inclusive, lambedura dos órgãos genitais e do ânus após a alimentação é crucial, pois estimula a eliminação  de urina e fezes dos recém-nascidos. 

Quando um gato adulto lambe o outro ou até mesmo um ser humano, normalmente ele está demonstrando que preza pelos seus cuidados. Gatos aparentados ou que foram acostumados desde filhotes tendem a se lamber mais do que aqueles que não criaram um vínculo sólido ou não convivem há muito tempo. Numa casa, é possível que o gato escolha somente um indivíduo para ter esse tipo de intimidade, portanto, se isso acontece com você, sinta-se privilegiado. Tenha certeza que se seu gatinho vier lamber você, mesmo com sua linguinha ásperas, ele está dizendo que você é especial para ele.

Não conseguem limpar alguns lugares

O autocuidado é muito importante para os felinos, que estão sempre limpando seus pelos e prezam muito pela sua higiene. Suas línguas funcionam como um pente, pegando e levantando sujeiras, parasitas e pelos soltos. Entretanto, apesar dos gatos serem animais extremamente flexíveis, eles podem não conseguir chegar em determinados lugares de seu corpo, sendo necessária uma ajudinha de vez em quando, seja sua ou de outro gato. Não é raro que os gatos lambam os locais que o outro não consegue alcançar, pois a higiene do grupo também é algo importante (e não somente a de cada indivíduo).

Se seu gatinho não tem um irmão para dividir essas tarefas, cabe a você ajudar um pouquinho. A escovação é o método mais eficaz e mais indicado.

Respeito entre os gatos

O comportamento dos gatos durante a lambedura conjunta pode indicar sinal de respeito entre eles. Geralmente, os felinos mais velhos (de idade ou de tempo na casa) são os que cuidam dos outros os lambendo. Não é raro, inclusive, que durante esse comportamento eles deem algumas leves mordidas no que está recebendo as lambidas, mostrando que é ele quem “está no comando” naquele momento. Algumas vertentes do comportamento animal acreditam que alguns gatos tendem a demonstrar superioridade e domínio lambendo a cabeça e pescoço ao invés de mostrar sua “força” por meio de uma briga, por exemplo.

Sobre o autor

Gabriela Teixeira

Gabriela Teixeira

Estudante de medicina veterinária e mãe da Bela. Possuo formação em Biotecnologia, mas o amor por pets sempre foi maior que minha curiosidade pela ciência, tive que mudar de área e seguir meus instintos..rs..Hoje, nutro minhas paixões e sigo curiosa por tudo que se refere a tratar bem de nossos pets.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.