Problemas de calos em cachorro

Alguns cachorros, especialmente os de porte médio e grande, podem ter problemas graves por conta dos “calos”. Chamadas tecnicamente de escaras de decúbito, essas lesões ocorrem principalmente em articulações e com mais frequência quando há contato da região com superfícies mais duras, como o chão, por exemplo.

O que a princípio pode parecer somente uma perda de pelo nos cotovelos ou outros locais do corpo, com o tempo pode evoluir e criar não somente feridas, mas também infecções na pele. As rachaduras causam incômodo ao pet, além de dor e até sangramento dependendo do caso.

O problema que antes era bem difícil de ser revertido hoje em dia conta com mais artifícios. Além de cotoveleiras protetoras, existem também produtos hidratantes que prometem até mesmo fazer com que os pelos do local voltem a crescer. Confira:

Creme Hidratante Agener União Revipel - 70 gCreme Hidratante Agener União Revipel
Especialmente criado para hidratar calos de apoio e regiões com a pele seca, o Revipel é um dos produtos mais indicados para uma melhoria das escaras de decúbito. O recomendado é usar uma a duas vezes ao dia.

 

Loção para Calos Mundo Animal Good Care para Cães e GatosLoção para Calos Mundo Animal Good Care para Cães e Gatos
Composta por ureia e silicone, a loção da Mundo Animal também atua diretamente nos calos, tratando o problema por meio de uma hidratação profunda da região afetada. Aplicar uma fina camada do produto diariamente é o suficiente.

 

Anti-inflamatório Ouro Fino Dermotrat Creme - 20 gAnti-inflamatório Ouro Fino Dermotrat Creme
O Dermotrat se destaca por ser um anti-fúngico, antibacteriano e anti-inflamatório tópico indicado para casos mais graves de calos, não sendo indicado como preventivo para o problema. O ideal é que seu uso seja feito somente com prescrição do médico veterinário.

 

Loção Reestruturadora Pet Society Soft Care Hidratante Psk Repair SystemLoção Reestruturadora Pet Society Soft Care Hidratante PSK Repair System
Essa loção super hidratante promete reparar a pele e também prevenir de problemas relacionados ao ressecamento e falta de elasticidade. Se aplicado diariamente, previne as escaras de decúbito. Finas camadas formam uma espécie de película protetora na região.

 

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.