Qual a frequência certa de dar banho em cachorro?

Muita gente tem dúvidas sobre de quanto em quanto tempo um cachorro deve tomar banho. A verdade é que a frequência varia de acordo com o indivíduo, suas particularidades e principalmente seu estilo de vida, afinal, é claro que um pet que tem o hábito de nadar, por exemplo, tomará mais banhos do que aqueles que não fazem nenhum tipo de atividade na água.

De modo geral, não é recomendado dar banhos semanais, pois a prática pode fazer com que o cão perca a proteção de sua pele que comumente é feita por meio de uma oleosidade natural. Se seu pet tem algum problema dermatológico, porém, pode ser que o médico veterinário indique um tratamento feito à base de banhos medicinais, sendo essa recomendação uma exceção para quando ele está doente.

Banhos quinzenais já não são tão contra-indicados, pois “dão um tempo” para que a pele se recupere. Dependendo da raça, esse banho pode até auxiliar na manutenção de pele e pelos, evitando a presença de parasitas e a formação de nós, por exemplo.

Se seu cão não se suja com muita frequência e vive dentro de casa, banhos mensais ou até mais espaçados do que isso podem ser ideais para ele. Na verdade, a questão dos banhos sem necessidade (sem estarem sujos) nos pets é algo muito mais para nós, humanos, do que para eles em si, portanto, a ordem é usar do bom senso e seguir as orientações do seu médico veterinário.

Independentemente da frequência do banho, manter o pet sempre muito bem seco é fundamental para que ele não desenvolva doenças dermatológicas.  

Sobre o autor

Jade Petronilho

Jade Petronilho

É jornalista por formação e comportamentalista veterinária por paixão. Desde criança é a "louca dos bichos", por isso resolveu estudar medicina veterinária, etologia e nutrição animal, mas ainda pretende, um dia, fazer zootecnia. Atualmente tem dois cachorros, dois gatos e 13 peixes, mas além de cães, gatos e peixes, também já foi tutora de um coelho, três periquitos, dois porcos da índia, dois pintinhos e três cabritos.

4 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.