Cadastre-se e ganhe 10% OFF na primeira compra!

Quantas horas um gato filhote dorme por dia?

Afinal, quantas horas um gato filhote dorme por dia? Essa é uma dúvida muito comum para quem acabou de adotar um gatinho e está um pouco “assustado” com a quantidade de tempo que ele passa tirando uma bela soneca durante o dia.

Assim como nós, os gatos precisam de um bom período de sono para terem energia o suficiente para realizar as para atividades futuras, assim como para se recuperarem fisicamente e para serem saudáveis e felizes.

Seu gato filhote dorme muito? Se a resposta for sim, saiba que isso é normal para a idade, apesar dos filhotes serem cheios de energia. No geral, os gatos adultos dormem, em média, de 12 a 16 horas por dia (sim, eles dormem mais que a metade do dia). Entretanto, os filhotes e idosos dormem ainda mais.

gato filhote dormindo

Por que os filhotes dormem tanto?

Conforme explica a médica veterinária e colunista da Petlove, Isabela Zitti, o porquê os filhotes dormem tanto está diretamente relacionado ao desenvolvimento deles. Ou seja, é uma questão natural e que nunca, em hipótese alguma, deve ser rejeitada. Logo, se o seu filhote de gato dorme muito, não é uma boa ideia acordá-lo com frequência.

“Gatos são considerados espécies ‘altriciais’, ou seja, necessitam dos cuidados maternos nas primeiras semanas de vida, seja para regular a temperatura, defecar e se alimentar. Mesmo após o nascimento, algumas  estruturas cerebrais, locomotivas e sensoriais ainda precisam se desenvolver completamente, e o sono auxilia nesse processo”, explicou.

Leia também: Como fazer o gato dormir a noite toda?

Quantas horas um gato filhote dorme por dia?

De acordo com a médica veterinária, é absolutamente normal que os filhotes de gato passem a maior parte do dia dormindo, geralmente entre 14 e 18 horas diárias. Então, se você está preocupado que o seu gato dorme muito, fique tranquilo e, se possível, nunca o incomode, já que o sono é responsável por restaurar algumas funções biológicas do pet, como produção de hormônios, consolidação de memórias, entre outras.

“Mas o meu filhote chega a dormir mais que isso por dia, é normal?” Se o seu gatinho dorminhoco repousa mais que o normal, você deve consultar o médico veterinário de sua confiança para que ele investigue se esse comportamento está sendo causado por alguma doença clínica.

O que posso fazer para melhorar a qualidade de sono do meu filhote?

“Para melhorar a qualidade do sono devemos oferecer um ambiente confortável, sem barulhos, com baixa luminosidade. Nunca devemos, em hipótese alguma, atrapalhar o sono do gato, nem pegando no colo, passando a mão ou tirá-lo do local onde ele está. Além disso, filmar o gato e tentar tirar foto no momento que ele está dormindo também pode incomodar”, destacou a médica veterinária.

Uma outra dica da médica veterinária para melhorar a qualidade de sono do filhote é colocando músicas específicas e desenvolvidas especialmente para gatos.

Algumas músicas, como a da Relax My Cat, por exemplo, foram desenvolvidas para manter os felinos calmos durante a noite e podem ser encontradas no Youtube.

Agora que você já sabe quantas horas um gato filhote dorme por dia e como ajudar a manter o sono do seu gatinho em dia, visite o blog da Petlove para mais dicas e informações sobre cuidados com os pets.

Compartilhe esta matéria!

Sobre o autor

Gabriel Arruda

É Jornalista, apaixonado por pets e esportes. Está sempre em busca de novos desafios, justamente pela curiosidade que o toma conta. Pai de um Beagle chamado Johnny, mais conhecido como "o Destruidor".

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.